Blog

14 itens para comprar uma vez só e ​substituir o uso de plástico​ da rotina

Como substituir o plástico

Criamos uma lista de compras para garantir que sua vida fique 100% reutilizável e reciclável, com a ajuda de alguns produtos sustentáveis

 

Substituir o plástico é um dos maiores desafios em nossa sociedade. Atualmente, praticamente tudo vem com uma embalagem plástica. Do sushi na embalagem do Delivery à embalagem do papel sulfite. Este cenário é preocupante, já que a ONU estima que em 2050 haverá mais plástico no mar do que peixes.

Felizmente, 2018 vem sendo um grande ano na luta contra o plástico e para redução da poluição nos nossos oceanos.

No Reino Unico, houve uma proibição total da fabricação de produtos que contenham microplásticos. Na Semana Mundial do Meio Ambiente, diversos paises se reuniram para assinar medidas de redução do uso do produto. Depois disso, grandes marcas e cafeterias declararam suas próprias intenções de reduzir o plástico. Na Islândia, um supermercado quer ser o primeiro a eliminar todas as embalagens plásticas em seus produtos de marca própria até 2023.

Porém, não é só de medidas governamentais que o planeta está precisando. Cada um precisa fazer a sua parte para mudar este hábito que prejudica tanto o meio ambiente.  Por isso, criamos uma lista com tudo o que você precisa comprar APENAS UMA VEZ para substituir o plástico. Assim, você garante que não vai mais ficar usando produtos de uso único na rotina.

 

Confira a lista de compras que mostra como substituir o plástico descartável em sua rotina:

Como substituir o plástico

Como substituir o plástico com 14 produtos sustentáveis. Embalagens e Caixas de Papel Semente são uma das soluções

 

 

1) SACOLAS DE SUPERMERCADO E COMPRAS REUTILIZÁVEIS

O item mais básico e famoso na listinha de produtos ecológicos. As sacolinhas de supermercado ou compras de plástico são umas das principais responsáveis pelo crescimento da poluição plástica. Por isso, compre uma ecobag bem bonita e vá às compras se sentindo bem. Outra dica é evitar de colocar as frutas e vegetais em plástico durante à compra no mercado. Coloque-as direto na ecobag, você as encontra no supermercado mesmo. É só se acostumar com a mudança de hábito e não precisar pagar mais por sacolinhas plásticas no mercado.

Se for comprar roupa e ver que a embalagem é de plástico, peça para colocarem a sua compra em sua sacola reutilizável ou até mesmo em sua bolsa ou mochila.

 

2) COPINHOS DE CAFÉ ECOLÓGICOS

Os copinhos de café descartáveis parecem de papelão, não é mesmo? O que muita gente não sabe, é que eles tem uma camada de plástico na composição que não pode ser reciclada. Por isso, é melhor evitar que ele seja mais um item responsável por poluir o planeta. Substitua os copinhos de café descartáveis por um portátil. A Menos1Lixo faz um trabalho incrível com os copinhos. Além de charmosos, eles podem ser comprimidos e caber até no bolso!

Como diminuir o uso de plástico

Copinho ecológico da Menos1Lixo para levar na bolsa ou mochila.

 

3) CANUDOS SUSTENTÁVEIS

Você sabia que os canudinhos não podem ser reciclados? E cá entre nós, é um item que podemos viver sem na maioria das situações, não é mesmo? Porém, nós sabemos que muitas vezes eles são convenientes e práticos. Seja uma festa, por uma situação médica ou até mesmo para não beber direto da lata. Por isso, opte em ter um canudinho ecológico dentro de sua bolsa. Você vai ajudar muito o meio ambiente – e ainda ter um item super prático e fácil de levar na bolsa. Nós adoramos os canudinhos ecológicos da Mentah!, que vem com limpador e saquinho para guardar.

 

4) FOLHAS E PAPÉIS EM PAPEL SEMENTE

Já viu uma folha de papel que pode ser plantada? A Papel Semente produz diversos produtos em papel reciclado com sementes. Cartões, convites, embalagens, envelopes, folhas sulfite, entre diversos outros produtos que podem ser personalizados. Depois do uso do papel, é só picar, plantar na terra e dentro de algumas semanas ver germinar uma flor ou hortaliça. Você pode escolher a semente que quer colocar em seu papel. As mais populares são de cravo-francês, manjericão, cenoura, entre tantas outras.

 

Como substituir o plástico

Alguns dos produtos em Papel Semente.

 

5) PRODUTOS DE LIMPEZA CASEIROS – E ECOLÓGICOS

Controlar os produtos químicos que usamos em casa parece algo complicado. Substituir  fórmulas que fazem mal ao meio ambiente por alternativas sustentáveis – e que fazem bem à saúde – é mais fácil do que você imagina. E de quebra, você consome menos embalagens plásticas também! Nós ensinamos como fazer produtos de limpeza naturais em casa aqui no blog

 

6) LANCHEIRA E POTINHOS PARA LEVAR COMIDA 

Além de gastar menos almoçando ou jantando fora, porque não levar uma comidinha caseira para o trabalho? Ou até mesmo, para uma viagem no fim de semana? Aproveite para usar lancheiras super cool como as de neoprene da Bag Up!

 

7) GARRAFA D’ÁGUA REUTILIZÁVEL

Garrafas d’água de plástico podem ser um dos itens que mais usamos no dia a dia. Afinal, precisamos beber ao menos 2 litros de água por dia. Garrafas plásticas ainda fazem mal à saúde, pois começam a liberar uma toxina na água que pode ser cancerigena após algum tempo de uso. Ter uma garrafinha reutilizável não só te ajuda na saúde, mas também a economizar alguns reais por dia, e claro, ajuda muito o meio ambiente.

 

8) ESCOVA DE DENTES DE BAMBU

Escovas de dentes são itens que até esquecemos que podem ser poluentes, não é mesmo? O fato é que a maioria das escovas de dente hoje são feitas de plástico. Muitas delas, acabam se decompondo em microplásticos que acabam poluindo os oceanos ou contaminando o solo. Para resolver este problema e substituir o plástico, as escovas de dentes de bambu vem virando tendência no mundo. Além de lindas, são ótimas para a sua saúde e o meio ambiente. A marca portuguesa Babu tem modelos lindos e entrega para o Brasil.

Como substituir o plástico

Escova de Dentes de Bambu biodegradável da Babu.

 

9) SABONETE ECOLÓGICO

A grande maioria dos sabonetes no mercado hoje utilizam produtos químicos que não fazem bem ao meio ambiente, ou até gordura animal na composição. As embalagens, na maioria, são plásticas. Que tal substituir o sabonete ecológico por um 100% natural e feito de bambu? Já falamos da Sambaboo aqui no blog, saiba mais clicando aqui. 

 

10) FRALDAS DE PANO

Fraldas descartáveis são caras, utilizadas por quase dois anos por cada bebê e ainda não são ecológicas. As fraldas de pano podem ser super amigas do bolso e ainda evitam alergias, assaduras e dermatites nos bebês. A Chikita Bakana tem fraldas de pano lindas. Nós falamos mais sobre a marca aqui no blog. 

 

11) COTONETES DE PAPEL

A Johnson & Johnson começou a trocar as hastes dos cotonetes de plástico por de papéis. Quando for às compras, procure por alternativas verdes. Lembre-se que boa parte do plástico que consumimos hoje acaba no oceano, e muitas vezes ele volta até para o nosso prato.

 

12) COLETOR MENSTRUAL

O coletor menstrual é outra tendência no universo feminino. Além de super prático, é uma maneira ecológica e econômica de passar por aqueles dias. Um coletor dura cerca de dois anos, enquanto os absorventes convencionais são descartáveis e não podem ser reciclados. Outro exemplo de economia não só para o bolso, mas para o meio ambiente que faz a diferença. A Fleurity vende opções super em conta e ecológicas.

 

13) ROUPAS ECOLÓGICAS

Adoramos iniciativas de marcas que tem o propósito de ajudar e mudar o mundo. Já falamos aqui das 10 marcas de roupas sustentáveis que mais adoramos no Brasil. Elas são exemplo de que dá para se vestir muito bem – com muito mais estilo – e ainda fazer bem à natureza. Todas as embalagens e composições das marcas evitam substituem o plástico 100%.

 

As ​marcas de roupas sustentávei​s no Brasil que você deve conhecer

Insecta Shoes, referência em moda sustentável

 

 

14) TALHERES E PRATOS ECOLÓGICOS

Como substituir o plástico se ele é tão prático? A verdade é que a praticidade sai caro para o nosso planeta. Substituir o plástico por alternativas mais verdes são sempre o melhor caminho – e não deixam de lado o quesito praticidade. Vai fazer uma festinha ou picnic? Procure utilizar pratos de papel e talheres de madeira, que são ecológicos e ainda podem ser descartáveis. A Festa Express tem uma sessão inteira de descartáveis biodegradáveis.

 

Quer saber mais sobre a Papel Semente?

A Papel Semente é uma empresa especializada em transformar papéis recicláveis em papéis que podem ser plantados. No processo de fabricação semi-artesanal, sementes são implantadas no papel, deixando-os apto para serem plantados no solo.

Depois de usar o papel, é possível picar, plantar, molhar e germinar uma linda flor e hortaliça.

A Papel Semente produz papéis com as sementes escolhidas pelos clientes. Podem ser de cenoura, tomate ou até mesmo cravo-francês e margaridas. Além disso, estes papéis plantáveis são feitos em diversos formatos: de folhas A4 à convites de casamento que podem ser plantados. São mais de 170 diferentes maneiras de usar o papel semente.

Para saber mais, confira nosso trabalho nesta reportagem do “Good News” na RedeTV!

 

 

 

Gostou das nossas dicas de como substituir o plástico? Comente aqui!

 

Peça já um orçamento dos produtos da Papel Semente clicando aqui

 

Leia Mais:

10 Plantas Medicinais Super Fáceis De Manter Dentro De Casa

20 Cantinhos Lindos De Casas Para Inspirar Ambientes Mais Verdes

3 pensamentos sobre “14 itens para comprar uma vez só e ​substituir o uso de plástico​ da rotina

  1. Marta de la Paz Gamond disse:

    Ótimo folhas que são sementes

  2. andrea piratininga disse:

    O coletor menstrual pode durar até 10 anos se conservado corretamente. Existem também as calças absorventes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *