Os melhores documentários sobre meio ambiente que você precisa assistir

Se você está procurando os melhores documentários para assistir sobre o meio ambiente, este é o post certo para você. Não há nada como o tempo presente para entender melhor o planeta e os efeitos que nós, humanos, temos sobre ele.

Hoje em dia, existem documentários sobre o meio ambiente que abordam diversos tópicos. As oportunidades de aprender sobre o planeta e como protegê-lo são fáceis e infinitas. Isso tudo para não se dizer essencial na vida de cada um. Enquanto líderes mundiais hesitam em seus compromissos com a mudança climática, o que podemos fazer é juntar as atitudes de cada individuo para melhorar o nosso planeta.

De mudanças climáticas, ao lixo que acaba nos oceanos aos efeitos do matadouro para o planeta. Confira os melhores documentários sobre o meio ambiente que todo mundo precisa assistir (ou rever) hoje.

Os melhores documentários sobre meio ambiente que você precisa assistir

 

Os 10 melhores documentários sobre o meio ambiente:

 

BEFORE THE FLOOD

Leonardo DiCaprio lançou este documentário em 2016. DiCaprio atua como um guia para o público enquanto se encontra com vários líderes mundiais para fazer perguntas sobre o aquecimento global e mostra dados alarmantes. É uma das produções obrigatórias para se assistir entre os melhores documentários sobre meio ambiente. É possível assistir o documentário inteiro pelo Youtube Movies, clicando aqui.

 

ILHA DAS FLORES

O Ilha das Flores é um irônico curta-metragem brasileiro que aborda diversos temas importantes de nossa sociedade. Consumismo, desigualdade social, fome, pobreza em uma análise crítica e super interessante de como funciona nosso sistema. É um dos documentários essenciais para educar e conscientizar sobre o meio ambiente. Se você trabalhar com educação, vale considerá-lo para mostrar a alunos e adolescentes. O curta tem apenas 13 minutos, vale a pena. Assista o documentário completo abaixo:

 

 

 

COWSPIRACY 

Este documentário explora os efeitos que a agricultura em larga escala tem no planeta. Desmatamento, desperdício de água, efeito estufa, entre outros. Os espectadores acompanham o cineasta Kip Andersen ao descobrir por que as organizações ambientais têm medo de falar sobre isso. Assista o documentário completo abaixo:

 

 

THE COVE

Vencedor do Oscar de 2010 como melhor documentário. O “The Cove” relata a comovente história documentada pelo fotógrafo da National Geographic, Louis Psihoyos. Ele retrata como os golfinhos são caçados, massacrados e explorados em espetáculos.  Você vai ser contra nadar com golfinhos em parques depois deste documentário. Você pode assistir o documentário completo no Youtube Movies clicando aqui.

 

 

EARTH

Earth é um documentário de 2007 que retrata a diversidade de habitats e criaturas selvagens em todo o planeta. O filme começa no Ártico em janeiro de um ano, e termina em dezembro no extremo sul da Antártica. Ao longo do caminho, apresenta as jornadas de três espécies particulares – o urso polar, o elefante africano e a baleia jubarte. O documentário destaca as ameaças de extinção das espécies devido às mudanças ambientais.

 

A ERA DA ESTUPIDEZ

O ano é 2055. Um homem vive em um mundo devastado. Ele começa a se questionar sobre as ações dos seres humanos no passado e se pergunta: por quê ninguém fez nada para parar as mudanças climáticas quando tivemos a chance?  Assista o filme completo abaixo:

A era da estupidez – The Age of Stupid (2009) LEGENDADO PT from MDDVTM TV3 on Vimeo.

 

A ÚLTIMA HORA

Mais uma vez, o ator e ambientalista Leonardo DiCaprio entra em cena para alertar sobre as ameaças ao meio ambiente. “The 11th Hour” analisa os impactos dos seres humanos no planeta através do aquecimento global, desmatamento, extinção de espécies e esgotamento dos habitats dos oceanos. O documentário apresenta o ex-líder soviético Mikhail Gorbachev e o físico Stephen Hawking, entre muitos outros políticos, cientistas e ativistas ambientais. Veja o trailer abaixo: 

TRASHED – PARA ONDE VAI NOSSO LIXO

Trashed  é um documentário que serve como um alerta. Ele conta como o governo não se importa com o destino do lixo. Além disso, mostra como cada um dos espectadores pode fazer a sua parte para melhorar este cenário.

Trashed – Para Onde Vai Nosso Lixo from Hilda Luciana on Vimeo.

 

OCEANOS DE PLÁSTICO (A PLASTIC OCEAN)

No centro do oceano Pacífico,  existe mais plástico que plâncton. O documentário Plastic Ocean documenta como os plásticos, uma vez que entram nos oceanos, se transformam em pequenas partículas que entram na cadeia alimentar, e acaba com a vida de milhares de seres marinhos. Além disso, o documentário conta como o plástico vem parar no nosso prato. Já que as toxinas da substância são armazenadas nos tecidos adiposos de frutos do mar e eventualmente consumidas por nós. É possível assistir o documentário no Youtube Movies ou na Netflix.

 

UMA SEQUÊNCIA INCONVENIENTE

O ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore,  volta as telas com “Uma sequela inconveniente: a verdade para o poder”.  O trailer atrai você para o mundo de Al Gore e seus esforços para revelar a verdade inconveniente do cenário político e meio ambiente, mais de 10 anos depois do filme original,“ Uma Verdade Inconveniente ”.

 

Você já ouviu falar da Papel Semente?

Está se perguntando o que é a Papel Semente? Somos uma fábrica brasileira de papel reciclado semi-artesanal que coloca sementes na composição do papel. Fazemos tags, convites, cartões, embalagens, flyers e diversos outros produtos em papel que podem ser plantados. Nossos papéis germinam em flores ou hortaliças. Confira mais sobre nosso trabalho neste vídeo:

 

Peça já um orçamento de Papel Semente clicando aqui!

 

E você? Gostou de nossas dicas de melhores documentários sobre o meio ambiente? Comente aqui!

 

Leia Mais:

Papel Sulfite Ecológico: Encomende os seus com a Papel Semente

10 Plantas Medicinais Super Fáceis De Manter Dentro De Casa

20 Cantinhos Lindos De Casas Para Inspirar Ambientes Mais Verdes

 

3 comentários em “Os melhores documentários sobre meio ambiente que você precisa assistir”

  1. Evandro V Silva

    Bom dia

    Sabem informar onde podemos assistir o filme Trashed – para onde vai nosso lixo?

    Não encontrei em nenhum site.

    Se puderem indicar por favor. Agradeço

  2. Pingback: Atividade para o Dia do Meio Ambiente - 7 dicas de atividades ecológicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top