Descubra ​quantas vezes o mesmo material pode ser reciclado

A reciclagem é um processo que gera diversas dúvidas e curiosidades. Você sabe quantas vezes o mesmo papel, plástico ou vidro pode ser reciclado ao longo da vida? Confira.

É possível reciclar o papel já reciclado? Ou a garrafa PET que já passou pelo processo várias vezes? Essas dúvidas passam na cabeça de quem faz coleta seletiva frequentemente. Existem materiais comuns que podem ser reciclados frequentemente, porém, outros perdem a resistência ao longo dos anos.

É sempre bom reciclar, mas se o material se tornar orgânico ao longo do processo de reciclagem é ainda melhor. A Papel Semente fabrica papéis reciclados com sementes em um processo semi-artesanal. O resultado final é um papel biodegradável que pode ser plantado na terra e depois se torna em uma linda hortaliça ou planta.

Porém, se o material for plástico, metal ou vidro, é preciso saber como reutiliza-lo para não prejudicar o meio ambiente. Nós, da Papel Semente, adoramos iniciativas verdes e trabalhamos por um mundo mais sustentável.  Então é melhor saber o que pode ou não pode ser reciclado novamente:

Quantas vezes o mesmo material pode ser reciclado?

 

LATAS DE ALUMÍNIO

Um dos melhores materiais quando se trata de reciclagem é o alumínio. Ele pode ser reciclado infinitamente, já que não perde a sua composição ao longo do processo de reciclagem. Além disso, ele é um dos materiais mais valiosos para o processo. No Brasil, o índice de reciclagem chega a quase 100%, já que muitas pessoas trabalham em função da reciclagem das ‘latinhas’.

 

PAPEL

Infelizmente, o papel é um material que tem validade na reciclagem. Só é possível reciclar de cinco a sete vezes o material em laboratório, já que a fibra vai degradando ao longo do processo. A boa notícia é que a Papel Semente trabalha para a biodegradação do papel em um processo que você pode picar, plantar na terra, nascer um broto e ainda encerrar a vida do papel da melhor maneira em termos ambientais. <3

Descubra ​quantas vezes o mesmo material pode ser reciclado

 

GARRAFAS E FRASCOS DE VIDRO

Além de ser um material que pode ser reutilizado diversas vezes, ele pode ser reciclado infinitamente. O vidro não perde a qualidade e pode ser substituído 100% em uma nova produção. Porém, isso não se aplica a espelhos, janelas e vidros de automóvel.

 

PLÁSTICO

Tudo depende do tipo de plástico. As garrafas PET, que damos diversos tutoriais de como reutilliza-las no blog pode ser transformado diversas vezes sem perder as características. Porém, outros tipos de plásticos mais ‘finos’ perdem a qualidade ao longo do processo.

COBRE E AÇO

Como o alumínio, as o cobre e o aço podem ser reciclados diversas vezes sem perder a qualidade. É ainda mais em conta reciclar metais como este do que adquirir novos.

PAPELÃO

Diferente do papel, o papelão tem mais resistência e pode ser reciclado diversas vezes. O papelão tem fibras fortes e longas.

Descubra ​quantas vezes o mesmo material pode ser reciclado

 

E você? Já sabe quantas vezes o mesmo material pode ser reciclado? Comente aqui!

 

Leia Mais:

10 Plantas Medicinais Super Fáceis De Manter Dentro De Casa

20 Cantinhos Lindos De Casas Para Inspirar Ambientes Mais Verdes

12 comentários em “Descubra ​quantas vezes o mesmo material pode ser reciclado”

  1. Gostei das informações.
    Pena os governos não divulgarem na midia.
    Informação super útil e disciplinadora.
    Ja reciclo o lixo, mas não sabia sobre a questão do papel se tornar orgânico.
    Obrigado.
    r

  2. Isabel Goreth

    Realmente uma pesquisa que me deixou feliz em relação a preocupação e aos cuidados referente a preservação do meio ambiente. Parabéns pela idéia do papel semente.

    1. Olá Vanessa,
      tudo bem ? Que bom que você visitou nosso blog. Obrigado.
      Tem vários conteúdos que fazemos com carinho.
      As fontes de pesquisa são várias – pesquisa online e essa falamos também com os nossos parceiros que trabalham com reciclagem 😀
      abraços

  3. Maria neves da cunha

    Gostei muito das informações e pensar que podemos evitar o consumo de tantas coisas, pois através do conhecimento percebemos o quanto consumimos desnecessariamente e ainda manter o meio ambiente sustentável.Os nossos governantes realmente tem muito o que aprender para governar com governabilidade…Enquanto isso não acontece, vamos fazendo nossa parte, aprender e ensinar o que é muito gratificante.

  4. Daniel lopes

    Boa noite. Obrigado peças informações..estou com mais uma duvida…o alumínio pode ser reciclavel infinitamente. Mais os plasticos varias vezes…mais nao imfinitamente, ne?

  5. Ana Carolina

    Fiquei na dúvida se os sacos de plástico ditos 100% recicláveis, podem ser recicláveis indefinidamente ou têm um limite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top