Receita de pão vegano com ervas da horta de Papel Semente

pao-vegano

Que tal se deliciar com uma receita de pão vegano com tempero de alecrim e ou manjericão ? Confira como fazer e apreciar o sabor da sua horta com um pãozinho delicioso.

 

Receita de Pão Vegano - Como fazer
Foto: www.cantinhovegetariano.com.br

 

Comer um pãozinho quentinho com chá é uma ótima opção pro café da manhã ou da tarde. Não tem hora para fazer esse delicioso lanchinho, não é mesmo? Além de ser feito com muitos produtos naturais, você ainda pode deixar ele mais saboroso e saudável com ervas que dão todo um toque especial.

 

Receitas veganas

O veganismo vem ganhando cada vez mais adeptos que optam por um estilo de vida sustentável. A forma de viver, a prática e o movimento vegano muda a rotina de muita gente. Mesmo que a pessoa não seja vegano, muitos também procuram e consomem esses alimentos por serem mais naturais.

Ainda, tem quem opte por alimentos de origem vegana para dietas com restrições alimentares, para reeducação alimentar e até emagrecimento. Vale ressaltar que esse último não tem esse propósito, uma vez que o veganismo é uma filosofia e que está, de fato, ganhando maior notabilidade e adesão das pessoas.

 

Receita: Pão vegano

Como resistir um pãozinho quentinho? Ainda mais quando você faz com muito carinho e cuidado com todo o ingrediente. Aliás, fazer sua própria comida também costuma ser uma opção mais saudável que as refeições industrializadas.

Uma receita de pão vegano não leva ingredientes de origem animal e podem ser feitos de uma maneira para ficar mais saudável e natural.

Pensando nisso, estudamos a receita de dois conceituados sites de receita, Tudo Gostoso e A Casa Encantada, bem como nossa experiência na cozinha para criar uma receita caseira e muito nutritiva 😉

Ingredientes

  • 500 ml de água morna
  • 1 xícara de olho vegetal ou de girassol
  • 4 xícaras de farinha de trigo
  • 1 pitada de sal
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1 colher de sopa de fermento biológico
  • pitada de açúcar
  • um ramo de alecrim ou manjericão de sua hortinha de Papel Semente <3

 

Opcional:

  • aveia em flocos
  • nozes
  • castanhas de caju
  • canela
  • chia
  • semente de abóbora
  • semente de linhaça
  • semente de girassol

 

Modo de preparo: Massa

 

Depois de separar o material e higienizar a cozinha, é importante limpar bem a pia, o balcão ou uma mesa para colocar a massa. Após conferir sua checklist, vamos aprender como fazer um pão vegano:

O primeiro passo é pegar uma bacia com um palmo e meio de profundidade (para mexer melhor a massa). Você coloca uma pitada de açúcar e o fermento biológico, então misture com uma colher até virar uma pastinha.

Logo após, use uma outra travessa para colocar a água morna, óleo e o açúcar e dê uma misturada. Vá adicionando a farinha de trigo e misturando aos poucos, é importante não jogar todo o ingrediente na tigela para o trigo não oxidar e formar bolinhas na massa.

Adicione uma colher de sopa de alecrim, ou escolha a quantidade da erva de acordo com seu gosto. Você mistura mais um pouco e é hora de sovar a massa.

 

Como fazer?

Polvilhe a mesa onde você deve mexer a massa, não esqueça de lavar as mãos! Comece a sovar bem a massa e adicione trigo a mais até soltar da mão. Depois, adicione uma pitada de sal e sove mais um pouco a massa até ficar uniforme e desgrudar das mãos e do balcão.

Após formar uma bolinha, volte pra tigela e cubra com um pano até a massa dobrar o volume. Deixe descansar por cerca de uma hora e corte em três pedaços. Abra cada um deles com um rolo de pão, verifique se não tem bolinhas de trigo, e enrole para colocar na forma.

Você pode pré-aquecer o forno durante 15 minutos em uma temperatura de 180 graus antes de colocar o pão para assar. O formato do pão fica ao gosto pessoal de cada um, mas recomendamos que seja uma forma alta para assar o pão por completo, deixando uma fina casquinha leve e crocante por fora e super macia por dentro.

Para um pão tradicional, você pode usar uma forma retangular para obter o formato de pão de forma. Vale lembrar que em casos de intolerância à glúten, substitua a farinha de trigo por farinha sem glúten. Para quem quer fazer lanchinhos fitness com o pão, substitua por farinha orgânica e integral.

O açúcar também pode ser substituído por cerca de trinta gotas de adoçante, ou ainda açúcar mascavo ou o orgânico demerara (nossa opção preferida). É importante ressaltar que esses ingredientes devem ser usados conforme indicação nutricional e médica.

 

Tá pronto!

 

pao-vegano

Viu como é bem fácil fazer uma receita de pão vegano? Para garantir mais sabor, você ainda pode misturar e cobrir o pão com outros ingredientes que podem ir na massa ou em uma cobertura levinha.

Na lista, destacamos alguns ingredientes secos que podem ser opcionais na receita. Você pode escolher um ou outro e misturar todos na massa, ou fazer uma cobertura de sementes para que ele fique mais saboroso e saudável. Passe uma pincelada de mel, ou espalhe com uma colher para grudar os adicionais.

Como citamos acima, a aveia em flocos, as nozes, as castanhas de caju, a canela, a chia, as sementes de abóbora, linhaça e de girassol são grãos fáceis de comprar em qualquer mercado, costuma ter baixo custo e ficam torradinhas quando levadas ao forno, o que deixa o pãozinho ainda mais crocante.

Dessa forma, você também pode aproveitar para fazer outras receitas e outros pratos para evitar qualquer desperdício de alimento. Use inclusive o raminho do alecrim para decorar e dar um sabor docinho ao pão. Aproveite todas as propriedades digestivas desse tempero, e assim você se sente leve ao comer.

O alecrim é uma erva aromática que tem diversos benefícios para a saúde. A planta ajuda na digestão, possui propriedades antidepressivas e ajuda a combater dores de cabeça. Esse tempero tradicional da cozinha faz muito bem pra saúde, para amenizar a ansiedade e acalmar, por exemplo.

Além do cheiro maravilhoso, seu prato pode ser decorado com ramos de alecrim e podem ser servidos tanto para o café da manhã quanto durante uma reunião ou um café entre amigos. O que acha? Aproveite para fazer um chá ou um suco natural.

Você sabia que pode substituir essa plantinha por outras como manjericão e com tomate vindos direto da sua hortinha feita com Papel Semente para fazer um pão salgado? Ou ainda, invista em receitas de mini-pães de agrião ou de salsa com cebola. Com o modo de preparo do pão vegano, você pode criar novos e deliciosos pratos.

 

Sobre a Papel Semente

Conheça o Papel Sulfite A4 que pode ser plantado | flyer online | folhas A4
Conheça o Papel Sulfite A4 que pode ser plantado

As folhas produzidas pela Papel Semente passam por um processo semi-artesanal de reciclagem e inserção de sementes na composição do papel. Assim, você pode plantar o seu papel depois do uso e semear uma hortinha.

São mais de doze opções de flores, temperos e hortaliças que podem ser combinadas para compor seu papel semente personalizado. Afinal, os cortes são feitos de acordo com o pedido do cliente ou também em modelos da loja online, e ainda são 100% biodegradáveis. São diversas opções de produtos sustentáveis para você adquirir ou dar de presente.

A matéria-prima é coletada por catadores da ONG Guardiões do Mar que trazem restos de aparas e papéis recicláveis para a Papel Semente. Assim, na compra de qualquer produto, além de ajudar o meio ambiente você ajuda a fomentar a economia local da comunidade de São Gonçalo, no Rio de Janeiro.

 

Quer saber mais?

A empresa é certificada pelo Sistema B que reconhece companhias que fazem bem para o mundo através de práticas sustentáveis em termos sociais, econômicos e ambientais. A Papel Semente acredita em ações ecológicas para um futuro melhor. Entretanto, mais que produtos recicláveis, a organização busca valorizar o trabalho dos locais, e fomentar um ambiente sustentável.

Entre em contato com a Papel Semente para ver quais sementes podem ser usadas nos produtos! Assim, você pode personalizar seu pedido conforme a hortaliça, tempero ou flor que desejar. Trabalhamos com convites de casamento, calendários, embalagens e muito mais!

Clique aqui para conhecer nossos produtos e semear essa ideia

Assista ao vídeo da Papel Semente sobre o que plantar com nossos produtos. Clique aqui para acessar a plataforma do Youtube e se inscreva no canal. Nos conte quais opções veganas você gosta!

Veja também o post que preparamos sobre receita de pizza vegana e se delicie com pratos saudáveis e sustentáveis aqui no Blog da Papel Semente.

 

Gostou da receita de pão vegano? Comente aqui!

7 comentários em “Receita de pão vegano com ervas da horta de Papel Semente”

  1. Pingback: Como Manter uma Rotina Saudável em Tempos de Quarentena?

  2. Que maravilha…..sou vegetariana em transição para o organismo e amei esse blog. Parabéns …ganharam uma fã

  3. Pingback: Conheça Embalagens para Delivery que Fazem a Diferença

  4. Pingback: Receitas com Tomate - 4 Dicas de Pratos Fáceis e Saudáveis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top