Como manter uma rotina saudável em tempos de Quarentena?

Como manter uma rotina saudável em tempos de Quarentena?

O vírus Covid-19 parou o mundo e obrigou boa parte da população a ficar em casa, de quarentena. Confira hábitos para manter uma rotina saudável. 

 

Os novos tempos de coronavírus pedem uma readaptação na rotina. Ficar em casa pode parecer simples na teoria, mas na prática, a instabilidade dos novos tempos pode ser responsável por gerar ansiedade, frustração e até mesmo atingir a saúde física e mental. Por isso, é preciso aproveitar este momento de interiorização para se dedicar à estabelecer uma rotina saudável, que seja responsável pelo bem-estar emocional e físico de cada um.

Rotina saudável

A quarentena é uma medida de precaução e proteção contra a COVID-19. Toda essa situação vai passar, mas é preciso fazer do limão uma limonada com o que temos agora. Por isso, ajudar no consumo consciente de produtos e e criar uma rotina saudável são algumas das melhores tarefas para passar por essa quarentena da melhor maneira.

Por isso, a casa deve ser um ecossistema produtivo, funcional e seguro para que possamos aproveitar a quarentena para planejar medidas mais benéficas para a saúde do corpo e do ambiente e, assim, colher bons frutos depois da crise.

A rotina da Papel Semente mudou (continuamos operando, mas com equipe reduzida – homeoffice e rodízio de funcionários – e tomando todas as medidas de prevenção recomendadas pela OMS), e à exemplo disso, pensamos em como te ajudar a criar uma rotina saudável sem sair de casa:

 

Passo a passo para uma rotina saudável:

Manter um estilo de vida saudável com uma rotina equilibrada é fundamental e sem contra-indicações.
Porém, em meio à correria do dia a dia, deixamos muitas escolhas saudáveis passarem. Assim, para aproveitar os tempos de quarentena, que tal rever suas prioridades e tornar esses dias em casa mais felizes e produtivos?

 

Acordar cedo

acordar-cedo

Mesmo sem a obrigação de acordar cedo para levar os filhos para escola, ou para uma reunião do trabalho, tão importante quanto manter uma rotina saudável é acordar cedo e cultivar hábitos ao levantar.

Levante, tome um banho para despertar, arrume a cama e abra as janelas. Dê um chega pra lá na preguiça e exerça a gratidão pela oportunidade de poder ficar seguro em casa.

 

Café da manhã

A refeição mais importante do dia é responsável por garantir a energia para cumprir seus objetivos. Para isso, uma dieta equilibrada todos os dias pode fazer a diferença na sua vida.

Pela manhã, aposte em cereais, frutas, café e sucos naturais. Varie durante a semana, tapiocas, ovos mexidos, iogurtes e bolos integrais são ótimas alternativas para montar sua mesa. Que tal fazer seu próprio pão vegano?

Como manter uma rotina saudável em tempos de Quarentena?

Exercícios físicos

Se você é super ativo, deve estar dando seus “pulinhos” em casa mesmo certo? Mesmo quem costumava ser sedentário, é muito importante se movimentar, colocar o metabolismo para funcionar com atividades físicas. Aliás, cada vez mais pessoas têm aderido a malhação em casa para ter mais disposição e qualidade de vida durante o dia.

Assista vídeo aulas e acompanhe transmissões ao vivo que vários profissionais de educação física estão promovendo nessa quarentena para manter a rotina saudável. Essa pode ser uma ótima oportunidade de perder peso e criar condicionamento para começar uma nova vida após a quarentena.

 

Trabalho

Muita gente anda fazendo home office, trabalho de casa. No entanto, se você não está adaptado com esse jeito de trabalhar, preste atenção em algumas dicas para garantir sua produtividade e bem estar.

Programe suas tarefas do dia, use uma agenda, faça um check list dos seus trabalhos diários e defina suas metas diárias e semanais. Separe um canto da casa para montar seu espaço de trabalho, como uma mesinha bem organizada em um quarto, onde tenha menos barulho.

Além disso, não esqueça dos intervalos pois são super saudáveis e te ajudam a ser mais produtivo. Aqueles hábitos de trocar ideias com os colegas e dar uma volta para esticar as pernas, tomar um ar e um cafézinho podem fazer muita falta. Por isso, coloque isso na agenda, levantar para ir tomar água, escutar uma música ou ver um vídeo por 15 minutos são ações saudáveis.

Como manter uma rotina saudável em tempos de Quarentena?

Meditação

Tire um momento do dia para meditar, orar, se alongar e cultivar pensamentos positivos. Aliás, 20 minutos por dia já são suficientes. Regue uma planta, cuide do seu lar, dê vida e energia para o seu corpo e sinta prazer em ficar em casa. Afinal, o corpo e a mente têm muito poder, dessa forma, mentalizar boas sensações e positividade nessa turbulência podem te trazer mais alegria e motivação.

Como manter uma rotina saudável em tempos de Quarentena?

Hobbies e autocuidado

Tocar um instrumento, assistir musicais, dançar, jogar Sudoku e palavra-cruzada. Qual é o seu hobby? Quantas coisas boas temos deixado passar com o cansaço causado pela falta de tempo, não é mesmo? Praticar um hobby é um ato de amor próprio, cuidar de você.

Aproveite o tempo em casa para tomar banho, passar um creme, vestir roupas confortáveis e ver uma série. Ou ainda, arrume o armário, organize peças para doação, leia bastante, teste novas receitas e faça uma horta? Se cuidar, cuidar da sua casa e fazer o que você gosta é essencial para sua rotina saudável.

Boa noite de sono

Ao final do dia, talvez você esteja cansado pois ocupou cada hora sendo produtivo e dando duro. Agora é hora de relaxar. Tome um banho quente, faça uma ceia leve com frutas e salada ou tome um leite com canela. Dessa maneira, prepare o corpo para uma ótima noite de sono, e defina o horário para dormir e acordar. Tenha uma boa noite!

 

Conheça a Papel Semente

A Papel Semente produz papel reciclado a partir de aparas de papel e inclui sementes em sua composição. Dessa forma, os produtos personalizados são 100% biodegradáveis e podem ser plantados. Basta cortar o papel, plantar em uma vasinho e observar germinar.

 

Clique aqui para conhecer os produtos personalizados e ecológicos da Papel Semente

 

Embora a realidade com o novo coronavírus possa parecer desanimadora, é preciso olhar com otimismo para um futuro melhor e mais consciente. Se podemos tirar uma lição em meio à todo esse caos, é que precisamos preservar os recursos naturais, bem como poluir menos e reduzir a produção de lixo. Além disso, pratique hábitos para melhorar sua vida e aproveite o tempo para começar uma rotina saudável.

Para praticar o consumo consciente, conheça a empresa sustentável Papel Semente e nos ajude a semear essa ideia. Clique aqui ou dê o play abaixo:

2 comentários em “Como manter uma rotina saudável em tempos de Quarentena?”

  1. Pingback: Conheça Embalagens para Delivery que Fazem a Diferença

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top