Natal Consciente – 10 Dicas para ser mais sustentável

Esteja presente e tenha um natal consciente com a Papel Semente

Que tal participar de um natal consciente? O natal é época de estar com a família e amigos, mas também marcada pelo consumo e desperdício. Está na hora de mudar este hábito e aproveitar o momento para praticar a sustentabilidade.

A quantidade de embalagens de presentes, nesta época de ano, ganha proporções preocupantes. Grande parte para em lixos comuns, ou não podem ser recicladas. Além disso, a necessidade da compra de lembrancinhas e presentes gera um consumo que estrangula orçamentos. Por isso, o natal tem sido mais a época de preocupações do que celebração.

É preciso repensar o modo como celebramos o natal e levar em consideração a sustentabilidade.

Tenha um feliz natal consciente!

O que é Natal Consciente?

O natal consciente é saber aproveitar uma das principais festas do ano de forma equilibrada. Isto é, considerando os impactos econômicos na sua vida e os ambientais ao seu redor. Não é época para se endividar devido aos presentes, muito menos cozinhar em excesso.

A beleza da tradição do Natal está nos encontros entre familiares e amigos. Todavia, cada vez mais, tem se tornado um evento de cobranças e competições: dos presentes mais caros às mesas mais fartas. É preciso ressignificar o natal, valorizando o encontro de pessoas que se amam e desejam celebrar este momento juntos.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Consumo Consciente

O consumo consciente é uma das principais considerações no natal consciente. Existe uma necessidade de satisfazer o desejo de todos, nesta época do ano, em dar e receber presentes. 

Com o consumo consciente, há uma prática mais sustentável ao possuir bens de consumo. Ou seja, tem um impacto menor (ou até mesmo zero) na natureza.

Assim, pensamos mais na necessidade de ter bens de consumo que nem sempre precisamos, mas queremos. Além disso, é uma forma de deixar uma marca positiva no mundo.

Praticar o consumo consciente no Natal, é repensar em todos os detalhes que fazem parte dessa época.

Como ter um Natal Consciente

Para o seu natal consciente, separamos algumas dicas que podem fazer toda a diferença. Dá para mudar as embalagens dos presentes, evitar descartáveis e até economizar.

Presentes conscientes

O consumo de presentes na época do natal é elevado, mas pode ser pensado conscientemente. Existem vários modos de fazer isso, confira alguns exemplos: 

  • Amigo Secreto. O amigo secreto é uma forma de diminuir a necessidade da compra de presentes e lembrancinhas para todos. Além de ajudar na economia do orçamento, pode ser divertido. Neste caso vale tudo, inclusive, aproveitar para tematizar o amigo secreto. Já pensou em um amigo secreto sustentável? Os participantes são convidados a pensar presentes de menor impacto ambiental
  • Presente Coletivo. E se todos os filhos fizessem uma vaquinha para presentear seus pais? O mesmo pode acontecer com os netos para seus avós. Assim como outros membros da família. As possibilidades são infinitas, o melhor é que ao invés de vários presentes, a pessoa ganha um de grande valor. Não grande valor econômico, mas de amor, porque as pessoas tiveram que se unir para fazer acontecer. Isso é ter um natal consciente.
  • Presente Artesanal. Pode ser o ano de ‘cada um faz o seu presente’ e, quem sabe, isso aconteça na própria festa de natal. É uma forma de integrar todos, dar boas risadas e ver os resultados inusitados.
  • Doações. A família pode se organizar em um mutirão, cada um deve olhar para suas coisas e encontrar boas coisas para doação. Empresas podem investir em doações para ONGs, os clientes e colaboradores recebem um cartão ecológico de natal. No cartão, a empresa explica qual foi a ação de natal. 

Cartão Dobrável - Cartão de Natal Ecológico - Natal Consciente

Embalagens criativas

Não embale os presentes nos clássicos embrulhos de presente, apesar de práticos eles são muito poluentes. Invista em embalagens com tecido ou papel, pode ser um embrulho com papel pardo, um embrulho com jornal, revista. Um embrulho com papel pardo, por exemplo, pode receber desenhos da criançada e até dos adultos, por que não?!

A Papel Semente, por exemplo, tem embalagens que possuem sementes na composição. Além disso, o papel é 100% biodegradável e feito a partir de um processo de reciclagem. Pode ser uma ótima opção para empresas que gostam de enviar lembranças para seus colaboradores. Confira como fazer embalagens ecológicas.

Existem ainda outras possibilidades de embalagens sustentáveis, como as caixas em sua casa. Elas podem ser transformadas em embalagem de presente. Potes de vidros de geleias e outros alimentos, podem receber um toque criativo e se transformar em uma linda embalagem.

Evite plásticos

Os descartáveis tendem a ser uma escolha para as festas de final de ano, principalmente pela praticidade. Contudo, geram uma quantidade excessiva de lixo no meio ambiente. Por isso, evite os descartáveis. Ao ter um natal consciente, é momento de usar pratos, talheres, copos e taças normais, mesmo que precisem ser lavadas depois. Aproveite o momento de lavar a louça para colocar o papo em dia.

Agora, caso precise de opções descartáveis, invista nas sustentáveis. O mercado já oferece opções biodegradáveis e até comestíveis. 

Planeje a ceia de natal

A ceia de natal não precisa ser uma dor de cabeça para ninguém, muito menos durar a semana toda. Para evitar estes desconfortos, planeje a ceia de natal pensando no suficiente e não no lema: melhor sobrar que faltar. 

Uma ceia de natal não precisa de uma infinidade de comidas, pense nela como um jantar tradicional em família. Então, considere o número de convidados e puxe na memória o que o pessoal realmente come. Aqui vale a pena conversar com os envolvidos e, inclusive, negociar de cada um levar um prato. Mas combine para não ter pratos demais. 

Evitar o desperdício de comida deve ser o lema da sua ceia de natal.

Lixo reciclável

Reciclar o lixo também é uma ótima ação para seu natal consciente. Já organize um espaço temporário para colocar os lixos separados. Não misture comidas com embalagens que podem ser recicladas. Assim, quando a festa acabar, você pode levar este lixo para algum ponto de reciclagem, caso não tenha coleta seletiva em casa. 

Não é porque é festa que você vai se descuidar destes detalhes. Pelo contrário, é um ótimo momento para incentivar os convidados a serem conscientes com seus lixos. E melhor, tudo acontecerá de forma orgânica, sem cobranças.

Inclusive, pode ser um bom momento para pedir para todos trazerem suas pilhas velhas. Todo mundo sempre tem pilha velha em casa. Já pensou? O natal será a data em que todos trazem suas pilhas e baterias para serem descartadas no lugar certo 😉

Show de Talentos

O natal consciente pode ser o natal sem presentes comprados, mas vivenciados. É isso aí, que tal um natal com show de talentos? Ao invés de presentes, as pessoas precisam preparar alguma apresentação. Não precisa ser muito elaborada e está valendo até desenhos. É uma forma curiosa e divertida de vivenciar o natal. 

Cada pessoa é livre para escolher a apresentação, o momento da troca de presentes será um verdadeiro Show de Talentos. Pode ser mímica, cantar, tocar música, ler um texto, contar uma história, uma piada, compartilhar um momento do ano, fazer um desenho. Quem quiser, pode até se unir com outros e fazer algo em grupo, pode ser mini apresentações de teatro.

A depender da empolgação dos envolvidos, as apresentações não precisam ser concentradas, podem acontecer em diferentes momentos da festa. Certamente será um evento inesquecível. 

Sacola retornável nas compras de natal

As compras de natal, no mercado ou nas lojas, exigem sacolinhas. Não use sacolas plásticas, leve suas sacolas ou caixas retornáveis. Como tendem a ser um pouco maiores, se fosse pegar sacolas, seriam muitas. Evite este mal-estar levando suas sacolas retornáveis. Caso tenha esquecido, coloque tudo no porta-malas, sem sacola mesmo. Em casa você coloca nas sacolas retornáveis para deslocar as compras. 

Como diminuir o uso de plástico | Como preservar o meio ambiente - Natal consciente
Sacolas Reutilizáveis

Produtos sustentáveis

Priorize produtos sustentáveis, das comidas aos presentes. Para isso, vale a pena considerar a origem do produto, o envolvimento das empresas, algumas tem selo ESG. Você pode priorizar compras em marcas slow fashion, ou empresas com algum certificado sócio-ambiental, como a Papel Semente.

Papel para etiqueta - Papel Semente - Natal Consciente

Presentes Naturais

O natal consciente pode ser um bom momento para dar presentes naturais. Através deste presente, você incentiva o uso de produtos naturais. Neste caso, vale a pena investir em sabonetes naturais, óleos essenciais, shampoos e condicionadores em barra. Existem lojas especializadas em produtos mais sustentáveis, vale a pena procurar.

É um bom momento para presentear com produtos ecologicamente corretos. Confira como substituir o plástico de alguns presentes.

Como diminuir o uso de plástico - Natal consciente
Copinho ecológico da Menos1Lixo para levar na bolsa ou mochila.

Seja presente neste natal

Aproveite o natal consciente para viver de verdade o momento. Desconecte de tudo, esteja presente nas conversas, participe das coisas. Entre nas conversas legais e chatas da família. É difícil conseguir reunir todo mundo, alguns não conseguem nem nesta data! 

Passamos por uma época complicada, com a pandemia e tantas outras preocupações. Então, aproveite este natal para ser o presente apenas por estar presente. 🙂

Como a Papel Semente ajuda a sua empresa a ser mais sustentável – Conheça a Papel Semente

A Papel Semente está há 11 anos no mercado oferecendo um produto sustentável. O papel plantável da Papel Semente é feito a partir de restos de aparas de papel. As aparas são coletadas por catadores da ONG Guardiões do Mar e passam por um processo semi-artesanal de produção.

Os papéis são 100% biodegradáveis e recebem sementes na composição. São 12 sementes para serem escolhidas, entre elas sementes de: cenoura, rúcula, margarida, pimenta, salsa e mostarda. Clique aqui e confira todas as opções. Desta forma, o papel gera um novo ciclo de vida.

Os nossos papéis podem ser usados na produção de cartões, etiquetas, caixas e produtos diversos. Para completar, a papel semente é Frete Neutro e empresa B certificada. Clique aqui e conheça os nossos produtos.

Empresa B

Empresas do Sistema B recebem uma certificação que reconhece companhias sustentáveis. As organizações com esse selo são preocupadas com um futuro mais ecológico. Elas promovem ações socioambientais em prol de um mundo melhor, com respeito à natureza e bons impactos para a sociedade.

Veja mais sobre o que é uma empresa do sistema B e entenda sobre esse importante certificado do qual a Papel Semente tem tanto orgulho de obter. Confira nosso post sobre Sustentabilidade Empresarial.

Clique aqui e entre em contato com nossa equipe para saber mais

Inscreva-se no canal da Papel Semente e confira nosso trabalho. Acesse ou dê play abaixo para saber mais:

Leia mais

2 comentários em “Natal Consciente – 10 Dicas para ser mais sustentável”

  1. Pingback: Atividades de Natal - 10 ideias para Empresas e Escolas

  2. Pingback: Lembrancinhas de Natal para Funcionários - X Ideias Incríveis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top