5 ideias de empreendedorismo sustentável para se inspirar

Pegada de Carbono - Como calcular e Diminuir o Impacto

O empreendedorismo sustentável visa geração de renda combinada com desenvolvimento sustentável. Conheça a Papel Semente e outros empreendimentos para inspirar suas ações. 

Sistema B

Você já ouviu falar sobre o sistema B? A certificação é dada para empresas que promovem iniciativas sustentáveis em suas organizações. O movimento B envolve diversos fatores que causam menos impacto ambiental e mais promoção social.

Presente no mundo inteiro, o sistema B é um bom jeito de avaliar os valores e compromissos de uma organização junto à comunidade na qual está inserida. Por isso, é muito importante levar esse certificado em consideração na hora de comprar um serviço, um produto e fazer parcerias.

Dessa forma, você incentiva iniciativas globais de desenvolvimento sustentável. Conheça as empresas certificadas no Brasil e no mundo no site do Sistema B.

A Papal semente é uma empresa B

Papel Semente - Brindes Personalizados | Tag de Natal - Tag Agradecimento

A Papel Semente é uma empresa sustentável criada em 2009 e produz papel com sementes em sua composição. Para isso, faz uso de material reciclável para fabricar os papéis plantáveis. Além disso, é uma empresa que investe em medidas ecológicas e visa o desenvolvimento sustentável em suas ações.

A missão, a visão e os valores respeitam princípios socioambientais para criar um mundo melhor. Dessa maneira que recebeu o certificado de empresa B também por seu gerenciamento responsável. Quer saber mais sobre empreendedorismo sustentável ou sustentabilidade empresarial? No Blog da Papel Semente, explicamos o conceito e a aplicação dessa valor tão importante para o desenvolvimento sustentável do meio.

Segundo alguns especialistas, o primeiro passo no empreendedorismo sustentável é tomar medidas que fazem a diferença ao longo prazo. Nesse sentido, empresas investem em energias limpas, preservação de recursos naturais e uso de matérias primas ecológicas. Assim, causam impactos positivos no meio ambiente.

Ainda é um desafio encontrar organizações preocupadas com o desenvolvimento responsável do meio social e ambiental, mas essa cultura tem mudado nos últimos anos. Conheça cinco exemplos para se inspirar.

Empreendedorismo sustentável

soluções-e-ideias

No Brasil, são 146 empresas certificadas que aderiram o Movimento B nos mais variados segmentos. Vale ressaltar que um empreendimento sustentável não precisa necessariamente produzir e oferecer produtos e serviços ecológicos. Confira os exemplos de uma agência de turismo, uma loja de roupa, fábrica de produtos de limpeza, empresa de imobiliária e de aluguel de carros.

Aniyami Brazil

A agência de viagem Aniyami Brazil tem o propósito de explorar o país causando o menor impacto ambiental possível em seus passeios por meio de algumas medidas que não prejudicam os meios. A iniciativa criou e trabalha com experiências de viagem pelo território brasileiro, assim, tem a missão de fomentar uma comunidade sustentável de turistas que realizam atividades para preservação ambiental nos destinos escolhidos para conhecer.

Pensando nisso, a empresa também reverte parte da sua receita para investimento em ações verdes. Ainda focados na sustentabilidade do meio, essa agência prioriza viagens para comunidades tradicionais para valorizar a cultura local e incentivar os valores que esses lugares afastados procuram viver.

Insecta / Barbara Mattivy

A marca de sapatos e acessórios veganos ecológicos feitos no Brasil, a Insecta, também é certificada como adepta aos princípios de uma empresa responsável pela natureza, mas além disso, ela também recebe esse título por priorizar e reconhecer os produtos que são usados em seus processos de produção.

Por meio da escolha de materiais que causam melhor impacto para o ecossistema, essa marca propaga uma crítica em relação à poluição causada pela indústria da moda, além de fomentar o consumo consciente por meio do uso de materiais recicláveis, por exemplo. Esse processo de fazer boas escolhas de matéria-prima, e de se preocupar com o destino final do seu produto ou serviço também faz um empreendimento ser sustentável.

Magikjc

Magikjc é uma organização de empreendimentos imobiliários integrante do sistema B. Dentre suas ações, estão a doação de terrenos para comunidades utilizarem hortas comunitárias, bicicletários e internet gratuita. Essa empresa promove uma comunicação com a região em que trabalha. Também promove atividades artísticas para as escolas públicas do bairro.

Como operam em centros urbanos, como na construção de apartamentos para o programa do governo Minha Casa Minha Vida, a empresa devolve um pouco da atividade social do bairro para tentar amenizar o impacto negativo da urbanização e da verticalização da paisagem local.

Positiva Holding Ltda

A start up Positiva Holding Ltda trabalha com a produção de produtos de limpeza conscientes, ou seja, oferece opções menos tóxicas para o meio ambiente por meio da fabricação de materiais ecológicos. Além disso, a empresa promove ações para limpar praias e oceanos e utilizam a reciclagem para embalar suas substâncias.

A empresa, embora pequena, se mostra socialmente ativa e procura conscientizar a sociedade sobre a redução do plástico e dos poluentes no mundo, em especial no Brasil, através da geração de limpadores biodegradáveis e sustentáveis.

Rentcars.com

A Rentcars.com é uma empresa que compara os preços e as opções de aluguéis de carro. Dentre as políticas sustentáveis da companhia, estão as promoções para os colaboradores internos. Então, quando surge uma vaga, a prioridade é daqueles que já trabalham no time.

Além disso, a organização incentiva seus funcionários para fazer voluntariado. Assim, a cada cinco horas de trabalho voluntário, os colaboradores têm uma hora de trabalho abonado. Dessa forma, uma empresa que trabalha para o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores, investe no empreendedorismo sustentável.

Como fazer uma campanha publicitária de maneira sustentável

Como ser uma empresa sustentável?

Nos mais diversos segmentos, e nas mais variadas ações é sim possível empreender e ser sustentável. Vale ressaltar que uma empresa em busca desses valores deve promover o bem estar do ecossistema independente de certificado. O que importa é a criação de uma cultura empresarial mais consciente e mais verde.

Para finalizar, faça um checklist e veja se sua empresa tem os requisitos para ser uma empresa B.

  • Empresários B
  • Investidores
  • Academia B
  • Líderes de opinião
  • Atores no mercado
  • Mundo do público

Peça um orçamento de produtos personalizados em Papel Semente clicando aqui

Conheça o Papel Semente e saiba tudo sobre o processo de produção desse produto ecológico. Você pode acessar a plataforma do Youtube ou dar o play no vídeo abaixo.

4 comentários em “5 ideias de empreendedorismo sustentável para se inspirar”

  1. Maria adelina di mare salles

    Parabéns pela dedicação e trabalho! Obrigada pela aula sobre sustentabilidade e empresa B.

  2. Pingback: Como Ser Mais Sustentável em 2021 - 5 Dicas Fáceis

  3. Pingback: Como empreender de forma sustentável - Bruna Lobo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top