O que é ​Kombucha​ – descubra o que é, benefícios e como fazer a bebida do momento

Chá de Kombucha | O que é Kombucha

Prefere açúcar ou leite em seu chá? Que tal um pouco de bactérias? Confira o que é Kombucha, seus benefícios e porque o chá está se tornando a sensação do momento.

 

O que é Kombucha é a pergunta do momento – já que a bebida está ganhando espaço entre quem procura manter uma alimentação saudável, orgânica e balanceada. Fãs da bebida afirmam que o chá fornece uma série de benefícios para a saúde. Entre elas, melhor digestão, menos estresse e mais energia.

Embora o Kombucha esteja na moda no ocidente, ele já é um ancião no oriente. O chá começou a ser utilizado há 2.000 anos na China antiga. Os chineses acreditavam que consumir o chá regularmente curava doenças inflamatórias, como artrite, e também prevenia o câncer. Recentemente, os entusiastas do kombucha usam a bebida como um remédio caseiro para acne, fadiga, hipertensão, dores de cabeça e constipação.

 

Chá de Kombucha | O que é Kombucha
Imagem: Emma Christensen – O que é Kombucha

 

 

Quais são os benefícios do Kombucha?

As pessoas estão se tornando cada vez mais conscientes dos benefícios de ingerir alimentos ricos em probióticos saudáveis. Eles são micro-organismos semelhantes às “boas bactérias” encontradas naturalmente em nossos intestinos. Pesquisas revelaram que o consumo de probióticos pode ajudar a combater resfriados, diminuir o colesterol e auxiliar em um intestino saudável. Eles ajudam a aliviar problemas como a síndrome do intestino irritável, a diarréia e as alergias alimentares.

Anti-Estresse, Regulação de metabolismo e energia.

Embora os benefícios do kombucha pareçam impressionantes, até o momento, é importante ressaltar alguns fatos importantes. Estudos sobre o chá foram realizados apenas em nossos amigos roedores. Os resultados existentes parecem promissores. Um estudo descobriu que os ratos que consumiram a bebida fermentada e foram posteriormente expostos ao estresse produziram mais antioxidantes e tiveram menos danos no DNA do que seus amigos que não tomaram o chá. Além disso, o kombucha realmente reverteu os efeitos prejudiciais do estresse em seus sistemas imunológicos.

Pesquisas relacionadas descobriram que o kombucha também impedia a redução de antioxidantes em ratos estressados. Alguns especialistas também sugerem que o kombucha é uma boa fonte de vitaminas B. Elas são conhecidas por regular o metabolismo e a energia. Além disso, contribuem para um coração, pele e unhas mais saudáveis.

 

Como fazer Kombucha em casa?

O Kombucha é surpreendentemente fácil de fazer em casa – requer apenas chá, açúcar e uma cultura inicial ativa de bactérias (o scoby). A cultura é combinada com chá – geralmente preto ou verde. Este vídeo do canal Rodrigo e Beta é muito explicativo e conta o passo a passo de como fazer Kombucha. Nós adoramos as dicas.

Se você quiser uma receita escrita, confira a receita aqui embaixo:

*A receita rende cerca de um galão de kombucha. 

 

Ingredientes:

  • Água
  • 1 Copo de Açúcar
  • O Chá de sua preferência que possua cafeína. Pode ser Chá Preto, Chá Verde ou até Chá Mate.
  • 1 Scoby (que é a colonia de microorganismos). Você pode adquirir online – só tome muito cuidado com a procedência dele. Em São Paulo, a Vih! Alimentos entrega o kit para começar a fazer seu kombucha em casa.
  • Você também vai precisar de um pouco da última Kombucha feita em sua casa. No kite inical da Vih Alimentos ele também vem.

 

Ingredientes para mais sabor (opcional):

  • Ervas como hortelã
  • Suco de limão ou maça
  • Gengibre

 

Equipamento:

  • Pote para estocar o kombucha.
  • Jarra de vidro ou potes de vidro de 2 litros.
  • Pano de tecido bem apertado (como guardanapos limpos ou toalhas de chá) para cobrir o frasco.
  • Garrafas: Seis garrafas de vidro de 60 ml com tampas giratórias (*aquelas de suco de uva do supermercado).
  • Funil pequeno.

 

Instruções para o preparo:

1ª Fermentação:

  1. Faça a base do chá: Leve a água para ferver. Retire do fogo e misture o açúcar para dissolver. Coloque o chá e deixe em infusão até a água esfriar. Dependendo do tamanho do seu pote, isso levará algumas horas. Você pode acelerar o processo de resfriamento colocando a panela em um banho de gelo.
  2. Quando o chá estiver frio, retire os saquinhos de chá ou coe o chá.
  3. Transfira o chá para garrafas e misture o scoby: despeje a mistura em um frasco de vidro e deslize suavemente o scoby no frasco com as mãos limpas. Cubra a boca do frasco com algumas camadas de tecido bem apertado, filtros de café ou toalhas de papel presas com um elástico.
  4. Deixe fermentar por até 7 dias: Mantenha o frasco à temperatura ambiente e longe da luz direta do sol. Deixe fermentar por cerca de 7 dias, verificando o kombucha e o scoby periodicamente.
  5. Não é incomum que o scoby flutue na parte superior, inferior ou lateralmente durante a fermentação. Uma nova camada cremosa de creme deve começar a se formar na superfície do kombucha em poucos dias. Isso  é normal e sinal de fermentação saudável.
  6. Após 5 dias, comece a degustar o kombucha diariamente derramando um pouco da jarra e colocando-o em um copo. Quando chega a um equilíbrio de doçura e acidez que é agradável para você, quase que como um vinagre doce, o kombucha está pronto para ser engarrafado.

 

2ª Fermentação:

  1. Remova o scoby: Antes de prosseguir, prepare e esfrie outro bule de chá forte para o próximo lote de kombucha, conforme descrito acima. Com as mãos limpas, levante delicadamente o esqueleto do kombucha e coloque-o em um prato limpo. Ao fazer isso, verifique e remova a camada inferior se o scoby estiver ficando muito espesso.Outra opção, é guardar o scoby com um pouco de chá na geladeira para dar uma “pausa” na proliferação dele.
  2. Despeje o kombucha fermentado em garrafas usando o funil pequeno, juntamente com qualquer suco, ervas ou frutas que você pode querer usar como aromatizante.
  3. 2ª fermentação: Guarde o kombucháa engarrafado à temperatura ambiente longe da luz solar direta e deixe de 1 a 3 dias para o kombucha pegar o gosto das ervas ou suco.
  4. Refrigere para parar a fermentação e, em seguida, consuma o seu kombucha em até um mês.

E você? Já sabe o que é Kombucha e vai fazer em casa também?

Você já ouviu falar da Papel Semente?

Está se perguntando o que é a Papel Semente? Sustentabilidade é a base de nossa empresa. Somos uma fábrica brasileira de papel reciclado semi-artesanal que coloca sementes na composição do papel. Fazemos tags, convites, cartões, embalagens, flyers e diversos outros produtos em papel que podem ser plantados. Nossos papéis germinam em flores ou hortaliças. Confira mais sobre nosso trabalho clicando aqui.

 

LEIA MAIS:

10 Plantas Medicinais Super Fáceis De Manter Dentro De Casa

20 Cantinhos Lindos De Casas Para Inspirar Ambientes Mais Verdes

 

O que é Kombucha | Papel Semente

4 comentários em “O que é ​Kombucha​ – descubra o que é, benefícios e como fazer a bebida do momento”

  1. Pingback: 7 metas de ano novo para você ter um 2020 mais sustentável

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top