O Que é Um Produto Artesanal? Processos e Importância

O Que é Um Produto Artesanal? Processos e Importância

Você sabe o que é um produto artesanal e onde encontrar? Transforme seus hábitos de consumo para que sejam mais conscientes. Entenda mais sobre o assunto no post. 

Muito apreciado pelos consumidores conscientes, o produto artesanal visa quantidades necessárias para evitar perdas e excessos.

Geralmente produzido em pequena escala, é feito com o uso de matéria-prima natural, e mão de obra justa. Além disso, em alguns casos, os recursos utilizados na fabricação são próprios e mais acessíveis.

Nesse post tem:

O que é um produto artesanal?

Ao pé da letra, um produto artesanal é feito de forma manual, com ferramentas próprias, utilizando recursos naturais, e com todos os processos de produção sendo acompanhados. Dessa forma, essa é feita de forma responsável e sem desperdícios.

É claro que com a modernização desse segmento, fábricas e indústrias também começaram a investir em setores com processos produtivos artesanais. Então, qual o diferencial?

Como Funciona o Papel Semente? Esclarecemos as dúvidas + comuns ;)
Como Funciona o Papel Semente? Esclarecemos as dúvidas + comuns 😉

Características de um Produto Artesanal

Vamos dar um exemplo bem comum no caso dos alimentos. Embora um produto artesanal seja normalmente home made (feito em casa), como muitas embalagens apontam, ele não é necessariamente caseiro.

Mas sim, quer dizer que leva as características das comidas, delícias e quitutes de casa, de todo cuidado e carinho de algum alimento preparado por alguém que amamos.

Para ser um produto artesanal, ele precisa ser handmade, ou seja, feito à mão, em um processo sem a utilização de máquinas automatizadas, que excluem o trabalho humano.

Além disso, o produto artesanal, por ser feito em menor escala, e com mais atenção aos detalhes, consegue entregar mais personalização. Assim, o cliente sente que aquela determinada peça foi feita a mão exclusivamente para ele.

Para trazer ainda mais responsabilidade social para a sua marca, que tal investir em uma papelaria ecológica artesanal, que colabora com causas sociais e ambientais, tornando assim sua empresa mais sustentáveis? Leia abaixo:

Conheça embalagens para delivery que fazem a diferença | O Que é Um Produto Artesanal? Processos e Importância
Conheça embalagens para delivery que fazem a diferença

Ideias de produtos artesanais para sua loja ou marca

Cartões Personalizados

Que tal distribuir um cartão sustentável que faz a diferença, reduz o impacto no meio ambiente e ainda torna-se uma linda lembrança para quem recebe?  Esse modelo de cartão ecológico da Papel Semente pode ser plantado após o uso e germina em uma linda flor ou hortaliça. Encante seus clientes, parceiros e todos com esse material biodegradável que gera vida ao invés de lixo. Personalize e compre online com a sua arte ou usando o método de edição virtual com o template de base.

Peça o seu cartão personalizado em Papel Semente. Clique aqui.

cartão redondo papel semente

Tags e Etiquetas

As tags da Papel Semente vão além de uma tag comum. Além de valores sustentáveis, elas também são responsáveis por transformações sociais nas comunidades do Rio de Janeiro.

A tag é produzida a partir de restos de aparas coletados por catadores de lixo da ONG Guardiões do Mar. Além disso, é fabricada por moradores da comunidade de São Gonçalo, gerando renda e dando oportunidades às comunidades.

Além de contribuir para a redução de lixo nas praias e rios do Rio de Janeiro, a tag também torna-se uma ótima maneira de associar sua marca com práticas sustentáveis e sociais. Além disso, é uma lembrancinha linda aos seus clientes.

Peça sua tag e/ou etiqueta em Papel Semente. Clique aqui.

produtos ecologicamente corretos

Folders e Flyers

Que tal distribuir um flyer sustentável que faz a diferença, reduz o impacto no meio ambiente e ainda torna-se uma linda lembrança para quem recebe? Encante seus clientes, parceiros e todos com esse material biodegradável que gera vida ao invés de lixo. Personalize e compre online com a sua arte ou usando o método de edição virtual com o template de base.

Peça seu folder ou flyer em Papel Semente. Clique aqui.

folder papel semente

Conheça a Papel Semente

A Papel Semente é uma empresa sustentável que cria produtos ecológicos a partir de restos de aparas de papel coletados por catadores da ONG Guardiões do Mar.

Além disso, os papéis são fabricados em um processo semi-artesanal, com a utilização de algumas máquinas mas em maior parte feito à mão por moradores da comunidade de São Gonçalo, gerando renda e dando oportunidades aos trabalhadores locais. As sementes são inseridas à mão e as folhas precisam secar ao sol.

Os papéis sementes podem ser plantados e germinam em lindas flores e plantas após o uso.

Distribua tags, cartões e outros itens de papelaria para a sua marca.

A companhia trabalha produzindo papelaria e embalagens com sementes em sua composição, sendo possível escolher entre doze tipos de flores, hortaliças e ervas de sua preferência. Então além de contribuir para a redução de lixo nas praias e rios do Rio de Janeiro, nossos produtos artesanais também tornam-se uma ótima maneira de contribuir com práticas sociais.

Clique aqui e conheça nossa loja online.

Empresa B

Empresas do Sistema B recebem uma certificação que reconhece companhias sustentáveis. As organizações com esse selo são preocupadas com um futuro mais ecológico, e promovem ações socioambientais em prol de um mundo melhor, com respeito à natureza e bons impactos para a sociedade.

Veja mais sobre o que é uma empresa do sistema B e entenda sobre esse importante certificado do qual a Papel Semente tem tanto orgulho de obter. Confira nosso post sobre Sustentabilidade Empresarial.

Clique aqui e entre em contato com nossa equipe para saber mais.

Agora que você já sabe o que é um produto artesanal, invista nessa forma de consumo consciente. Comece acompanhando e compartilhando conteúdos verdes. Inscreva-se no canal da Papel Semente e confira como funciona nosso trabalho. Acesse ou dê play abaixo para saber mais:

Leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top