6 ideias criativas de reciclagem para anotar e reaproveitar

Reciclar, reutilizar e reduzir o lixo devem ser medidas sustentáveis diárias. Você já reparou na quantidade de material reciclável que descartamos em nossas casas? Confira seis ideias criativas de reciclagem para tornar o seu resíduo mais ecológico. 

 

Viver em harmonia com a natureza significa buscar desenvolvimento sustentável em todas as ações, por isso pequenas atitudes tomadas a cada dia garantem um futuro melhor para o planeta em que vivemos. O Brasil é o quarto maior país produtor de plástico do mundo, entretanto apenas 1% é reciclado segundo dados da WWF (Fundo Mundial para a Natureza). Foi pensando na importância desse tema que produzimos essa matéria com ideias criativas de reciclagem.

Acreditamos que uma boa educação, aliada com conscientização e ações responsáveis colaboram para um maior engajamento e resultados positivos na luta ambiental. O impacto ambiental causado pela existência humana pode diminuir se tomarmos algumas medidas, como separar nosso lixo e reduzir o gasto de energia.

Você começa a perceber que é mais saudável descascar uma fruta do que rasgar uma embalagem em muitos casos (veja o artigo como substituir o plástico). Além disso, a reciclagem também alavanca a economia, clique aqui para ler uma matéria que o Pensamento Verde fez sobre o assunto.

6 ideias criativas de reciclagem para anotar e reaproveitar

 

 

Reciclagem: Ideias criativas

Reciclar o lixo pode ser uma chance de reciclar costumes e valores, assim transformamos o velho em novo. Uma bicicleta velha pode ser um lindo enfeite e pode servir de suporte para flores, então antes de criar uma nova função para o material que iria para o lixo, é sempre importante lembrar desse passo a passo:

  • Separe seu lixo em dois cestos: lixo seco e lixo molhado;
  • Depois, separe o que pode ser reciclado e o que é orgânico;
  • Antes de descartar qualquer reciclável, lave o material e espere secar.

 

Ideias sustentáveis

1- Garrafas Pet para fazer hortinha

Um dos descartáveis mais encontrados no oceano, as garrafas Pet têm muitas utilidades. Na hora da reciclagem, que tal aproveitar o plástico e fazer uma horta sustentável? É simples, você pode cortar a garrafa ao meio e fazer dois vazinhos com furinhos na tampa e na base.

Outra maneira é cortando a lateral e abrindo um buraco para colocar a terra e as sementes, e fazer uma horta horizontal, então você põe terra e sementinhas e acompanha suas flores e hortaliças crescerem e germinarem.

6 ideias criativas de reciclagem para anotar e reaproveitar
Foto: comofazeremcasa.net

2 – Palete para construir móveis

Se tem uma coisa que a decoração ecológica tem usado muito são os paletes, bases de maneira reutilizável e caixotes de feira, porque eles podem ser usados como prateleiras, como base para cama e sofás. Para isso, basta juntar as peças com prego e pendurar em caso de prateleiras.

Para sofás e camas, além de pregar as peças, você pode empilhar para definir a altura do seu móvel, depois, é só colocar um colchão em cima ou almofadas para um sofá bem confortável.

 

3 – Latinha para fazer luminária

6 ideias criativas de reciclagem para anotar e reaproveitar
Foto: https://www.apieceofrainbow.com/

Iluminar um espaço com lamparinas, além de acender o ambiente, também o deixa mais charmoso e moderno. Que tal reaproveitar latinhas de molho, de achocolatado e embutidos para fazer uma linda lamparina? Após lavar sua latinha, retire o rótulo e remova a cola com secador de cabelo. Pinte e decore como você quiser, vale usar toda a criatividade!

Use uma canetinha para fazer os desenhos. Depois, faça furos com uma furadeira ou com um prego e martelo acompanhando os traços desenhados. Então, é só colar a vela dentro da lata e prontinho! Você também pode optar por garrafas de vidro sem rótulo e limpas, porque ficam um charme com pisca-pisca dentro. Decore e ilumine qualquer lugar com material reciclável.

 

4 – Potes de vidro para doces e cereais

Foto: https://www.revistaartesanato.com.br/

Sabe aqueles potes de legumes e doces em conserva? Aqueles recipientes de vidro que fica o mel e a geleia? Então, após usar o conteúdo do pote, lave e remova o rótulo do produto.

Depois, você pode colocar um quadradinho de tecido e prender com barbante, ou pode fazer fuxicos de crochê, colocar figurinhas e embalagens de papel. Você pode identificar os potes e fazer conjuntos de recipientes para guardar balinhas ou diferentes cereais.

5 – Rolo de papel como porta acessórios

Foto: gosteisalvei.com

Às vezes você quer guardar um acessório com mais carinho, ou dar uma bijuteria de presente para alguém, certo? Que tal aproveitar para reciclar e fazer uma embalagem sustentável? Essa ideia criativa também é uma alternativa econômica 😉

Use rolos de papel para formar uma caixinha, é só achatar o rolinho, desenhar uma meia luz nas quatro bases do papelão e dobrar onde ficou marcado, depois é só desamassar o rolo e decorar com uma fita ou uma faixa de papel personalizado e pronto, você fez seu próprio embrulho e guarda acessórios.

 

6 – Pote de sorvete como porta pregador

6 ideias criativas de reciclagem para anotar e reaproveitar
Foto: https://elisbianchi.blogspot.com/

Você tem costume de comprar potes de sorvete para saborear uma boa sobremesa? Então aproveite essa embalagem para uma ideia criativa de reciclagem! Tire o rótulo e lave seu pote, assim você ganha mais um recipiente e evita comprar outros potinhos de plástico, diminuindo custos e o consumo de plástico.

Além disso, você pode personalizar o potinho e enfeitar com cola quente, tampinhas de latinhas e glitter ecológico. O pote de sorvete também pode ser uma boa ideia para guardar outros acessórios de cozinha, como produtos de limpeza, temperos e chás por exemplo. Depois da reciclagem, ideias criativas vão ser parte da sua vida.

Sugestões ecológicas

Aqui na Papel Semente, desenvolvemos produtos sustentáveis em papel reciclável com sementes de flores e hortaliças. O papel plantável é personalizado segundo sua demanda, e funciona assim: Após adquirir o seu papel semente, você corta a folha e planta em um vaso com terra. Depois, é só observar sua plantinha germinar e o mundo ficar mais verde!

Clique aqui para fazer um orçamento e conhecer nosso trabalho

Conheça o Papel Sulfite A4 que pode ser plantado | flyer online | folhas A4
Conheça o Papel Sulfite A4 que pode ser plantado

Você pode acessar o nosso Blog para mais informações sobre o impacto ecológico e social que a Papel Semente promove. Ajude a semear essa ideia!

 

2 comentários em “6 ideias criativas de reciclagem para anotar e reaproveitar”

  1. Pingback: Convite Artesanal - Conheça 5 Opções Sustentáveis da Papel Semente

  2. Pingback: Dia da Reciclagem - Aprenda como Descartar Itens da Maneira Correta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top