Dia da Reciclagem – Aprenda como Descartar Itens da Maneira Correta

símbolo de reciclagem - dicas de atividades para estimular o consumo consciente

Em 17 de maio é comemorado o Dia internacional da Reciclagem. A data instituída pela UNESCO tem como objetivo estimular a reflexão sobre a importância do descarte correto dos materiais que consumimos. 

Com a alta da industrialização veio também uma grande produção de lixo, o que colocou o planeta em uma situação de risco extremo que ameaça o meio ambiente e a população. A reciclagem permite que grande parte dos resíduos gerados retornem à cadeia de valor, minimizando os impactos ambientais do descarte. 

 

A Reciclagem no Brasil

Segundo dados do WWF, o Brasil é hoje o quarto maior produtor de lixo plástico do mundo. De 11, 3 toneladas, apenas 1,20 são recicladas. Só em São Paulo, 20 mil toneladas de lixo são produzidas todos os dias.

Alguns dos grandes aliados da luta pela reciclagem no Brasil são os Catadores. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), eles foram responsáveis pela coleta de 90% do lixo reciclável no País.

Na coleta seletiva cada cor representa um material a ser descartado: verde para vidro; vermelho para plástico; azul para papel e amarelo para metais

Coleta Seletiva

A coleta seletiva é uma ferramenta importante quando se fala em reciclagem. Ela permite que os resíduos sejam separados por categorias, facilitando a distinção entre itens recicláveis e rejeitos, itens não recicláveis.

 

Como reciclar de maneira correta?

 

O que pode reciclar

 

Papel, plástico, vidro e metal são os principais itens recicláveis.

Outros resíduos como pilhas e baterias também podem ser reciclados, estes, no entanto, devem ser depositados em pontos de coleta específicos.

Além disso, é preciso lavar as embalagens e colocá-las sem gorduras e restos nas latas de reciclagem.

 

O que – ainda -não pode ser reciclado

Adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografias, papel toalha, papel higiênico, papéis e guardanapos engordurados, papéis metalizados, parafinados ou plastificados,  fraldas, absorventes clipes, grampos, esponjas de aço, latas de tintas, latas de combustível, cabos de panela, tomadas, isopor, adesivos, espuma, acrílicos, espelhos, cristal, ampolas de medicamentos, cerâmicas e louças, lâmpadas e vidros temperados planos ainda não podem ser reciclados pela coleta seletiva, já que não há tecnologia suficiente para isso.

 

A Papel Semente contribui para uma economia circular pois nossos cartões são feitos a partir de materiais reciclados.

Produtos circulares

Produtos circulares são aqueles que se utilizam de matéria prima reciclada ou de fonte renovável.

Esta prática é importante pois além de contribuir para a preservação do meio ambiente faz com que as empresas não apenas reduzam custos e perdas produtivas, mas criem novas fontes de receita, gerando ao longo do tempo uma economia sustentável. 

 

Conheça a Papel Semente.

A Papel Semente é uma empresa que funciona através da economia circular. Nossos produtos são confeccionados a partir da reciclagem de sobras de papéis de escritórios e de uso doméstico.

Trabalhamos com um processo artesanal sem uso de químicos. Durante a produção, sementes são dispostas sobre as folhas de papel reciclado, criando um papel plantável que germina em uma flor ou hortaliça.

Clique aqui e entre em contato com nossa equipe para saber mais

Leia Mais

Como imprimir em Papel Semente? – Dicas e Cuidados

6 Ideias criativas de reciclagem para anotar e reaproveitar

Consumo Consciente do Lixo – Dicas que Fazem a Diferença

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top