Saiba o que é agricultura regenerativa, qual sua importância, e como a Papel Semente se relaciona com a causa. Leia abaixo. ♻
Maneiras sustentáveis de promover antigos hábitos têm revolucionado diferentes nichos no mercado. Uma das mais antigas práticas do mundo, a agricultura também tem se readequado para atender novas demandas. Rotinas saudáveis e processos produtivos responsáveis, orgânicos, comprometidos com o meio sócio-ambiental já começaram a fazer a diferença nesse setor.
Entenda mais sobre o assunto e saiba como a Papel Semente pode ajudar você e sua empresa a caminhar para essa tendência.
O que é Agricultura Regenerativa?
Agricultura Regenerativa é um método sustentável que visa regenerar o ecossistema. Conhecida também como agricultura ecológica ou sustentável, esse conceito compreende uma série de ações e práticas agrícolas que respeitam e buscam recuperar o meio ambiente local.
Por exemplo, preparo do solo, cultivo e colheita responsáveis, sem uso de agrotóxicos, menor emissão de gás carbônico, dentre uma série de medidas. Estudos e acompanhamentos de profissionais nos sistemas agrícolas têm visado soluções para preservar o ecossistema e proteger os recursos da natureza de determinada região que pratica a atividade.
Entenda a importância da Agricultura Regenerativa
Cada vez mais presente e exigido pelos cidadãos, o consumo consciente pede transparência e responsabilidade em qualquer processo produtivo. Principalmente, no que diz respeito à produção de insumos naturais.
A consequência dos latifúndios, super plantações e do agronegócio podem ser solos desgastados, lençóis de água, rios, espécies de fauna e flora contaminados pelos agrotóxicos, além de poluição do ar, desmatamento e alimentos cheios de conservantes.
Por isso, falar de agricultura regenerativa é tão importante. Tanto para entender o padrão de consumo das pessoas, quanto para reaproveitar os ecossistemas de forma responsável e consciente. Afinal, a agricultura explorada pode acabar com o futuro desse negócio tão relevante para o nosso país.
Agricultura Regenerativa – Uma tendência
Muitos estudiosos consideram a Agricultura Regenerativa como parte do futuro dos alimentos, uma vez que adotar um estilo de vida saudável é cada vez mais prioritário para as pessoas. Ou seja, menos industrializados, e mais produtos naturais, menos conservas e mais alimentos frescos. Sendo assim, é nessa proposta que a Papel Semente atua. Ao produzir papelaria com sementes na sua composição, além de não gerar lixo, é possível gerar vida. 🌱
Dessa forma, é muito mais que uma mensagem positiva, é dar uma oportunidade para o público repensar seus hábitos e incentivar uma alimentação e uma vida mais saudável e sustentável, por meio do plantio e cultivo de alimentos próprios, como hortas caseiras, que podem ser feitas a partir das embalagens e papéis picados, enterrados e regados com amor. Leia abaixo para entender como a empresa se relaciona com a causa.
Veja a seguir exemplos de práticas da Agricultura Regenerativa:
Rotação de Culturas
O solo é dividido entre produtos que usam os nutrientes da terra cada um de sua maneira. Após a colheita, basta trocar o cultivo de determinada cultura de um lugar para o outro. Essa troca é benéfica para manter a saúde do solo, que consegue fornecer os nutrientes necessários para aquela espécie, ao mesmo tempo em que produz o que foi gasto no cultivo anterior e se prepara para a próxima rotação de terras.
Cultivo anual
É importante que a terra seja sempre coberta por algum cultivo, porque a pausa entressafras pode causar a erosão no solo e ser prejudicial ao ecossistema local.
Pastagem animal
A pastagem do gado é uma forma natural de estimular o crescimento das plantas, sabia? Já que gera adubo, ajuda a manter o solo vivo e saudável para uma plantação com menos ou sem fertilizantes.
Bem-estar
O aspecto humano é super importante na Agricultura Regenerativa, que compreende formas justas e legais de trabalho no campo, tratamento humanizado e boa saúde do colaborador. Além disso, bons tratos aos animais e bem-estar para todos os envolvidos nos processos e práticas agrícolas.
Crie seu modelo de papel semente, faça orçamentos e compra online aqui
Conheça a Papel Semente
A Papel Semente é uma empresa sustentável que cria produtos ecológicos a partir de restos de aparas de papel coletados por catadores da Ong Guardiões do Mar. Além disso, são fabricados por moradores da comunidade de São Gonçalo, gerando renda e dando oportunidades aos trabalhadores locais. A companhia trabalha produzindo papelaria e embalagens com sementes em sua composição, sendo possível escolher entre doze tipos de flores, hortaliças e ervas de sua preferência.
Então além de contribuir para a redução de lixo nas praias e rios do Rio de Janeiro, os papéis ecológicos também tornam-se uma ótima maneira de contribuir com práticas sociais. Transmita valores sustentáveis por meio de produtos 100% biodegradáveis e que geram bons impactos no meio ambiente.💚
Empresa B
Empresas do Sistema B recebem uma certificação que reconhece companhias sustentáveis. As organizações com esse selo são preocupadas com um futuro mais ecológico, e promovem ações sócio-ambientais em prol de um mundo melhor, com respeito à natureza e bons impactos para a sociedade.
Veja mais sobre o que é uma empresa do sistema B e entenda sobre esse importante certificado do qual a Papel Semente tem tanto orgulho de obter. Confira nosso post sobre Sustentabilidade Empresarial.
Gere vida, ao invés de lixo. ♻💡
Clique aqui e entre em contato com nossa equipe para saber mais
Você também pode promover a agricultura regenerativa na sua empresa, na sua casa e em sua comunidade. Plante sua própria hortinha e invista em produtos ecológicos que fazem a diferença. Inscreva-se no canal da Papel Semente e confira como funciona nosso trabalho. Acesse ou dê play abaixo para saber o que plantar com Papel Semente:
Leia mais
- Como repensar e construir um meio ambiente saudável?
- 9 filmes sobre meio ambiente para maratonar
- Qual a importância dos espaços verdes para as áreas urbanas?