Dia da Árvore Atividades para fazer em Empresas e Escolas

Dia da Árvore Atividades: 

Gere vida ao invés de lixo com a Papel Semente 🌱

 

No dia 21 de Setembro é celebrado o Dia da Árvore. A data, além de fazer referência ao início da primavera do hemisfério sul, tem como objetivo propor uma reflexão sobre a preservação das árvores e florestas.

As árvores são encarregadas de deixar o nosso ecossistema equilibrado. Elas são responsáveis por aumentar a umidade do ar, evitar erosões de terra, produzir e limpar o nosso oxigênio, reduzir a temperatura do ambiente, formar abrigos para animais, além de inúmeras outras funções. O que seria de nós sem as árvores?

 

Como promover práticas sustentáveis neste Dia da Árvore

Entre agosto de 2017 e julho de 2018 o desmatamento na Amazônia bateu recorde, segundo dados do PRODES, do Ministério do Meio Ambiente. Afinal, como ir na contramão destes índices de descaso e ajudar na proteção do meio ambiente?

Neste dia  Dia da Árvore, é importante relembrar que cada indivíduo tem um papel importante na proteção ao meio ambiente, mesmo com pequenas atitudes no dia a dia. Seja pelo uso do papel reciclado, uma economia de água ou até mesmo por ajudar no descarte correto de resíduos. 

A ocasião é perfeita para propagar educação ambiental por meio de atividades. 

As escolas e empresas são excelentes fontes que podem utilizar a data como meio de informação sobre práticas sustentáveis. Além de trazer conhecimento para os colaboradores e alunos, as empresas e escolas podem associar à marca com o propósito de preocupação com o meio ambiente.

Para te ajudar a se destacar no mercado e fazer o bem para o meio ambiente selecionamos uma lista de atividades para realizar no Dia da Árvore:

 

 

Dia da Árvore Atividades para fazer em Empresas e Escolas

 

 

1) Aula Alternativa

A aula alternativa é uma boa ideia para contar de maneira descontraída sobre a importância de preservar nossas árvores e meio ambiente. Você próprio pode fazer uma palestra para dar nas salas de aula ou em ambientes corporativos, a partir de pesquisas e documentários ou convidar algum especialista para discutir com os alunos e colaboradores.

A fundadora da Papel Semente, Andrea Carvalho, é palestrante em diversos eventos para mostrar a importância de pensarmos em soluções sustentáveis em nosso dia a dia. Você pode entrar em contato com a Papel Semente para solicitar as palestras de Andrea clicando aqui

Dia da Árvore Atividades para fazer em Empresas e Escolas
Aula Alternativa no ensino fundamental – Dia da Árvore Atividades para fazer em Empresas e Escolas

2) Hortinha na empresa ou escola

Uma ideia bem legal e diferente é criar um hortinha na empresa ou na escola, onde todos possam colaborar com o cuidado.

Além de deixar o ambiente mais gostoso, por conter verde, os próprios alunos e funcionários podem plantar e colher as flores e hortaliças.

Para fazer sua hortinha, que tal distribuir produtos em Papel Semente? Nossos produtos tem sementes na composição do papel. Assim, após o uso, o papel reciclado pode ser plantado e gera uma linda flor ou hortaliça para sua horta. Você pode ver as opções de sementes no site.

 

Peça seu orçamento de produtos em Papel Semente clicando aqui

Dia da Árvore Atividades para fazer em Empresas e Escolas
Hortinha dos Amigos – Dia da Árvore Atividades para fazer em Empresas e Escolas

3) Espalhe verde

Manter ambientes com plantas e muito verde alivia o estresse, aumenta a produtividade, melhora a satisfação e a qualidade de vida, além de deixar o ambiente de trabalho ou escolar mais agradável.

Peça para que cada aluno ou colaborador leve uma garrafa pet usada. Em seguida transforme as garrafas em vasinhos para plantar flores. Por fim, após plantados os vasinhos podem ser espalhados dentro da empresa, escola e até mesmo ao arredores.

Você pode inclusive distribuir flyers em Papel Semente com a logo de sua empresa e uma menção do Dia da Árvore. Assim, os colaboradores podem picar o papel após o uso, plantar e esperar as sementinhas do papel germinar.

 

Peça seu orçamento de flyers em Papel Semente clicando aqui

Dia da Árvore Atividades para fazer em Empresas e Escolas
Espalhar o verde – Dia da Árvore Atividades para fazer em Empresas e Escolas

4) Distribua Kits Ecológicos

Distribuir kits ecológicos pode ser uma boa forma de chamar a atenção para a importância do Dia da Árvore. Os kits ecológicos  da Papel Semente são brindes sustentáveis 100% biodegradáveis. Todos os produtos feitos com papel semente podem ser plantados após o uso.

Um brinde que pode ser distribuído para os alunos e colaboradores do colégio é o Kit Saco de Juta com Vaso de Coco. Este kit é uma gracinha e muito legal. A tag que vem acompanhada ao brinde pode ser plantada e gera uma flor ou hortaliça. Além disso, o Kit Ecológico vem com um saquinho de terra e pazinha de madeira.

 

Peça seu orçamento de kits ecológicos em Papel Semente clicando aqui

Dia da Árvore Atividades para fazer em Empresas e Escolas
Kit Ecológico – Dia da Árvore Atividades para fazer em Empresas e Escolas

 

5) Plante o Papel Semente

Você sabia que para deixar o papel convencional branquinho o solo é contaminado com resíduos químicos? Além disso, geram um desperdício enorme de água?

Para quem quer adotar práticas sustentáveis, uma dica boa é implementar o papel semente na rotina da empresa e escola. Além de ser um papel 100% biodegradável, as sementes da composição do papel se transformam em vida. 

A Papel Semente trabalha com matéria-prima reciclada, o que gera impacto zero no
meio ambiente e ainda contribui para diminuir o volume de lixo nos aterros e lixões.

Estimular o consumo de um papel fabricado a partir de material reciclado reduz a
poluição do ar em 95% e utiliza 50 vezes menos água e energia. Além disso, a cada
tonelada de papel reciclado, evita-se o corte de cerca de 20 árvores.

Além disso, o papel semente é feito com aparas de papéis coletadas por catadores de materiais recicláveis da ONG Guardiões do Mar, auxiliando na geração de renda das comunidades do Rio de Janeiro.

 

Peça seu orçamento de produtos em Papel Semente clicando aqui

Folhas A4 plantáveis – Dia da Árvore Atividades para fazer em Empresas e Escolas

 

Conheça a Papel Semente

Este ano a Papel Semente está completando uma década de existência e comprometimento com a natureza. Somos uma empresa pioneira em trazer para o Brasil um papel que seja 100% reciclado.

Através do Papel Semente pretendemos contribuir com a construção de uma sociedade mais justa e consciente de suas responsabilidades ambientais. A empresa contém reconhecimento importantes como o Selo Verde do Instituto Chico Mendes. Além de ser certificada pelo Sistema B e se propõe em ser parte da mudança que quer ver no mundo.

A nossa missão é desenvolver produtos com responsabilidade socioambiental que despertem alegria e incentivem o consumo consciente na sociedade. A Papel Semente busca difundir o uso do seu papel ecológico e artesanal como instrumento na comunicação corporativa e familiar.

Conheça mais sobre a Papel Semente neste vídeo do programa Good News, na Redetv:

Se cada um fizer sua parte, vamos longe por um mundo mais sustentável.

 

Continue lendo sobre práticas sustentáveis:

Como substituir o plástico: 14 itens que fazem a diferença

Telha Ecológica de Energia Solar começa a ser produzida pela Tesla

Folhas A4: Conheça a folha que é 100% plantável e biodegradável

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top