Valores Ambientais

Efeitos positivos para o meio ambiente da quarentena

Quarentena: Efeitos positivos para o meio ambiente

Em tempos de quarentena, a natureza pôde respirar. Se há pelo menos uma única consequência positiva dos efeitos do isolamento social, é a pausa para o meio ambiente se recuperar.  Confira os efeitos positivos para o meio ambiente na quarentena:

O isolamento social foi a solução em alguns países e medida de prevenção contra a chegada da pandemia mundial causada pelo Covid-19. Assim, somente os serviços essenciais continuaram funcionando e a ordem de ficar em casa parou a maior parte das atividades econômicas e sociais no mundo. No entanto, organizações vem estudando as consequências positivas para o meio ambiente.

Na história recente, é a primeira vez que a sociedade se isolou para evitar o contágio do vírus. Dentre as consequências do novo coronavírus no planeta, como o fechamento de fronteiras e desemprego, muitas ações de solidariedade surgiram.

Afinal, entendeu-se que se a população toda está sofrendo com as restrições da doença, e as comunidades carentes também precisavam de mais ajuda. Além disso, pela primeira vez em séculos, fábricas e indústrias foram fechadas, menos carros foram às ruas e menos lixo descartados na natureza têm surtido efeitos.

Em meio à essa pandemia na saúde pública, é necessário ver as consequências positivas. São mais de décadas pedindo a adoção de medidas sustentáveis no dia a dia para preservação ambiental e social. A natureza dá muitos sinais de que está doente, por causa da ação do homem. Veja alguns efeitos positivos para o meio ambiente nesta quarentena. 

Quarentena: Efeitos positivos para o meio ambiente

Efeitos positivos para o meio ambiente da quarentea

 

Ar mais limpo

Sem dúvida o maior efeito positivo para o meio ambiente, mais visível a olho nu é a redução de poluentes no ar. Com a pausa nas fábricas e menor circulação de transportes, o Brasil também diminuiu sua poluição.

Segundo pesquisa publicada pela BBC, o fechamento de fábricas na China resultou na redução do consumo de combustíveis fósseis no país. Também provocou uma queda de 25% na emissão de gases poluentes que contribuem para mudanças climáticas e para o aquecimento global devido às atividades industriais chinesas, uma das maiores do mundo.

A partir daí, o coronavírus começou a se espalhar pelo mundo e outras regiões também fecharam comércios e linhas de produção. A Itália também sofreu como um dos epicentros da pandemia, e pode observar a pureza do ar e redução de dióxido de carbono.  Dessa maneira, vale ressaltar que as doenças causadas pelos altos índices de poluição também são muito perigosas e nocivas ao homem.

Crédito: Reprodução NASA

Águas cristalinas

Ainda falando do país italiano, uma das imagens que viralizou na internet foi a pureza dos canais de Veneza. Sem  turistas, ficaram cristalinos e cheio de vida. A proibição de frequentar praias, rios e mares durante a quarentena tornaram esses ambientes mais limpos. O ecossistema marinho pode respirar com novos visitantes, espécies que não se sentiam seguras em seu habitat.

Crédito: Extra

Aparecimento de espécies

No Brasil, uma aglomeração de tartarugas recém-nascidas lotou uma praia no estado do Pernambuco. Os ambientalistas puderam fazer melhor o acompanhamento desses animais de acordo com a coluna de Meio Ambiente da Uol. Em outros países o reaparecimento de espécies também aconteceu. De acordo com publicação da Revista Glamour, espécies de tartaruga em extinção voltaram a aparecer no litoral da Índia.

Além disso, animais silvestres tem ocupado até mesmo cidades. Outra imagem que viralizo  foi a foto de cabras passeando pelo Reino Unido. Veja foto publicada pela revista Superinteressante.

Crédito: Christopher Furlong/Superinteressante

Consequências positivas

O mundo tem aprendido muito com a pandemia. Percebemos que somos pequenos, mas a humanidade tem impactos catastróficos no meio ambiente, que logo se recupera quando saimos de cena. Aprendemos que todos somos parte de um todo e estamos intrinsecamente ligados à natureza. Ela não é apenas a nossa fonte e vida, como também o bem-estar do meio ambiente precisa ser levado em conta antes de tomarmos qualquer ação. Espera-se que governos e grandes empresas possam pensar mais no meio ambiente, e valorizar seu povo, após o aprendizado com a pandemia.

Por isso, acreditamos que dias melhores virão onde pessoas sejam mais conscientes. Esperamos que permaneça a vontade de ajudar o outro, e cuidar do planeta. Ande mais a pé, compartilhe transportes, prefira bicicletas e veículos alternativos.

É importante a redução de emissões de gases como emissões de dióxido de carbono com dióxido de nitrogênio. Além disso, o uso de combustíveis fósseis, como o combustível. Repense sua rotina e como ela causa impactos ambientais negativos.

Seja você também um dos responsáveis pelos efeitos positivos para o meio ambiente daqui pra frente. Propague essa mensagem e faça a diferença! Veja como a Papel Semente pode te ajudar:

De uma folha A4 da Papel Semente, você pode plantar e ver germinar na sua casa uma hortaliça de sua escolha, com germinação compravada pelo RENASEM, do Ministério da Agricultura

Conheça a Papel Semente

A Papel Semente tem feito sua parte. A empresa sustentável trabalha com a fabricação de papéis sustentáveis há mais de dez anos. A partir de parceria com a comunidade local e com uma Ong de coletores do Rio de Janeiro, a Papel Semente produz papel reciclado com sementes em sua composição que podem ser plantados após o uso. Estes papéis personalizaos tornam-se flores ou hortaliças. É possível fazer tags de roupas, convites de casamento, cartões de visita e muito mais com o Papel Semente. Assim, estimula o consumo consciente e a cultura sustentável por meio de mais impacto positivo na natureza. Inclusive, A Papel Semente foi eleita a melhor empresa para o mundo pelo Sistema B.

Você também pode ajudar ao consumir produtos ecológicos e compartilhar nossos conteúdos sustentáveis.

 

Clique aqui para conhecer nossos produtos

 

Além disso, se você é empresário ou micro empreendedor, olhe essa ideia. Deixe sua marca mais sustentável e transmita essa mensagens nos seus produtos e em suas entregas. Assista o vídeo com algumas soluções para seu empreendimento se destacar no mercado delivery, tão essencial para esses tempos de isolamento.

Leia mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *