Como aderir à moda sustentável? Veja 5 dicas inspiradoras

Como aderir à moda sustentável? Veja 5 dicas inspiradoras

Pequenas ações ajudam a construir um mundo melhor. Se você gosta de moda e se preocupa com o meio ambiente, conheça a moda sustentável e entre nessa tendência.

 

A indústria da moda é um dos setores que mais polui no mundo. De acordo com a publicação da revista Glamour, estima-se que cerca de 175 mil toneladas de resíduos têxteis são descartados por ano, dos quais apenas 20% são reutilizados ou reciclados, segundo estudos realizados pela fundação britânica Ellen MacArthur.

O que podemos fazer para reduzir o impacto de tanto lixo proveniente da produção de nossas roupas no meio ambiente? Como consumidor final, a dica é se atentar às marcas de moda consciente, sustentável ou que aderem ao movimento slow fashion. Separamos algumas dicas que podem te dar o caminho das pedras para um consumo mais consciente e um estilo de vida mais ecológico.

 

O que é moda sustentável?

moda sustentável

 

Fruto do conceito de desenvolvimento sustentável criado pela ONU na década de 90, não é um termo que tenha só um significado. Resumidamente: Moda sustentável ou eco fashion é o conjunto de medidas e processos produtivos para criar roupas e acessórios que não prejudicam o meio ambiente, nem fatores envolvidos na cadeia de produção. Preocupação social e ecológica visando equilíbrio sustentável. 

No entanto, diversos autores do tema se referem a produtos de moda e vestuário que compreendam as seguintes dimensões: respeito pela natureza, aos direitos humanos universais, e a justiça econômica em um cultura da paz. Dessa forma, praticar um consumo consciente é o primeiro passo para tornar o guarda-roupa ( e a vida) mais responsável, afinal, as questões ambientais estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas.

 

 

Fast Fashion vs Eco Fashion

Fast Fashion é o conceito de produção e venda de roupas e acessórios de moda de forma rápida com baixo custo. Por exemplo, muitas lojas de departamentos e cadeias de lojas  se preocupam com a venda, sem se preocupar com a matéria-prima usada, qual o destino final da roupa e ainda, utilizando formas ilegais e irresponsáveis de fabricação.

Eco Fashion é um termo que traduz a moda sustentável. Dessa forma, faz uso de materiais recicláveis e sustentáveis na produção de roupas. Além disso, oferece alternativas químicas para o tratamento das roupas que não prejudiquem os ecossistemas ao redor. E claro, cuida das pessoas que estão envolvidas em toda cadeia de produção. Da produção de algodão, aos fios, a confecção e etc.

moda sustentável
Foto: Repórter Brasil

 

Como aderir à moda sustentável?

Separamos cinco dicas para atitudes simples, mas que podem gerar um grande impacto. Faça escolhas sustentáveis e pratique a moda ecológica com o menor impacto ambiental possível.

 

1- Pesquise sobre a marca

Primeiramente, se você gosta de uma determinada loja, busque na internet referências para saber se a marca age dentro da lei, confira se há denúncias de trabalho escravo ou poluição do meio, e confronte esses dados para formar sua posição se é uma marca engajada ou não.

2- Invista na moda consciente

Procure exemplos de marcas que praticam a moda sustentável e o conceito de slow fashion, assim, você ajuda a incentivar e promover esse nicho. Apesar dos preços, algumas vezes, serem mais caros, pense que você está investindo em um estilo de vida, pagando um preço justo para que processos legalizados possam ser valorizados na indústria da moda, bem como gerar o menor impacto ao meio ambiente por meio de um consumo consciente.

 

3- Verifique etiquetas

Moda sustentável

Na hora de fazer sua compra, procure na etiqueta onde a peça foi fabricada e de que material é feita. Porque assim, você pode priorizar produções nacionais. Além disso, evite a composição de algodão artificial e materiais com poliéster, porque o plástico é prejudicial à natureza.

4- Recicle roupas

Quando não for usar mais suas roupas, doe para quem precise ou a transforme para virar outra peça. Dessa maneira, você pode criar um novo acessório, ou ainda um tapete ou uma toalha. Que tal? Se for mesmo jogar uma peça fora, como peças íntimas por exemplo, higienize e destine ao lixo reciclável.

5- Brechós

Moda Sustentável

Ainda na moda do consumo consciente, incentive os brechós. Esse tipo de comércio tem ganhado mais espaço pelos preços baixos e por ser um meio de reaproveitamento. Dessa maneira, promove o reuso de determinado produto e aproveita sua durabilidade tendo em vista que é uma prática super sustentável, já que você não precisa comprar uma nova peça.

Sendo assim, reciclar, reutilizar e reusar são ações que tornam uma moda responsável com o meio em que se insere. Por isso, citamos abaixo exemplos de parceiros da Papel Semente que aderem ao movimento da moda sustentável. Aliás, uma ótima maneira de entrar nesse mercado, é aliar sua marca com empresas sustentáveis.

 

Clique aqui e peça seu orçamento para tags de roupas  sustentáveis e plantáveis personalizadas

 

Exemplos inspiradores de tags

Osedire

Como aderir à moda sustentável? Veja 5 dicas inspiradoras

A marca de camisetas e bolsas orgânicas empoderam comunidades remanescentes quilombolas e ex-presidiários no Brasil. Além disso, uma empresa que se preocupa com uma moda ética deve ter responsabilidade social, como exemplo da marca Osedire que utilizam as etiquetas da Papel Semente e fazem a diferença. A marca francesa se dedica à promoção social da sociedade brasileira, por meio do lema: Vista a mudança! Seja a mudança!

Você pode comprar esse modelo de tag online : por aqui!

Arvo

Focada no consumo consciente, a marca de moda sustentável Arvo é um exemplo de empresa que produz camisetas e peças com materiais ecológicos e selecionados para durarem e causar menos impacto no meio ambiente. Assim, estimulam um consumo equilibrado. A loja faz parte do movimento slow fashion, uma forma consciente de olhar para os produtos adquiridos.

Esse modelo de tag é o 12x6cm com cantos arredondados e fio de rami – compre por aqui.

Natu

Produzida com matéria-prima brasileira, a marca Natu busca trazer cores da natureza para a vida cotidiana por meio de uma moda sustentável, ética e orgânica. Por isso, o processo de produção é totalmente artesanal e materiais ecológicos, como fibras, linho e algodão orgânico. Essa marca também faz uso de tecido de refugo, que são retalhos jogados no lixo por grandes indústrias.

A tag 5x9cm ( foto acima ) é a mais pedida aqui na Papel Semente. Personalize online e/ou faça a sua própria tag com sua arte aqui. 

Outras marcas para conhecer:

 

Conheça a Papel Semente

A Papel Semente é uma empresa sustentável que produz papel reciclado a partir de aparas de papel obtidas pela reciclagem. Assim, os produtos são biodegradáveis e ainda podem florescer, porque são compostos por sementes de hortaliças e flores.

Confira na reportagem da TV Aparecida, como é produzido o Papel Semente. Nos siga nas redes sociais e se inscreva no nosso canal do Youtube. Dê o play.

6 comentários em “Como aderir à moda sustentável? Veja 5 dicas inspiradoras”

  1. E a Timirim ? Nos fizemos um lindo desenvolvimento de caixa especifica com vocês para a nossa marca totalmente responsável, orgânica e slowfashion <3

    1. Oui oui oui… on adore Timirim! As caixas feitas em Papel Semente e tudo que vocês fazem é muito especial e lindo. Nesse post falamos das tags e acabamos não mostrando as embalagens. De toute façon, acabamos de colocar o link de vocês no post. <3
      grande abraço

  2. Pingback: Tags para Loja de Roupas: Conheça as Tags Plantáveis que viram Flor

  3. Pingback: Nova Marca de Marina Ruy Barbosa usa tags da Papel Semente

  4. Pingback: Solar Foods - Saiba tudo sobre esta revolução no futuro da alimentação

  5. Pingback: Moda sustentável: por que ela é tão importante? – Francielle Laudino Jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top