10 plantas que gostam de sol – Dicas de Jardinagem

10 plantas que gostam de sol - Dicas de Jardinagem

Assim como todo ser vivo, cada planta tem seu próprio tempo de crescimento e necessidades. Conheça dez plantas que gostam de sol, e dê vida ao seu quintal, sacada, à praça do seu bairro, ou até mesmo a um vasinho. 🌻🌱🌞

 

Conhecidas por serem plantas de pleno sol, algumas espécies precisam de maior tempo de exposição ao calor. É o caso de grande parte da flora tropical, por exemplo. Muitas plantas resistentes costumam ser boas opções para cultivar tanto no calor, quanto no frio.

No entanto, algumas específicas precisam de maiores exposições diárias ao sol para ficarem mais saudáveis e bonitas. Isso acontece por conta da necessidade de absorção de luz para realizar a fotossíntese que cada tipo de plantinha necessita. Veja as plantas que gostam de sol:

 

Plantas que gostam de sol

 

Flores

 

Petúnia

Dentre as plantinhas que amam tomar um banho de sol, a Petúnia é uma linda flor para compor seu jardim. Originária da América do Sul, ela exige fácil cuidado e é bem resistente. Pode ser considerada uma planta de vaso que gosta de sol também.

Dicas de Jardinagem: 10 plantas que gostam de sol

 

Girassol

Já dentre as flores mais resistentes ao sol, o Girassol vive em busca de luz direta. Conhecidos por virarem-se na direção solar, os girassóis crescem bem em jardins, mas os campos abertos e as plantações dessa linda flor em regiões ensolaradas aumentam e melhoram sua “qualidade de vida”, rs. 🙂

Dicas de Jardinagem: 10 plantas que gostam de sol

 

Camarão-amarelo

Favoritas dos beija-flores, o camarão-amarelo é uma planta americana muito usada em jardins e arbustos aqui no Brasil. Assim, também ama sol, e gosta de ser regada regularmente.

Dicas de Jardinagem: 10 plantas que gostam de sol
Crédito: Cultura Mix

 

Lantana

Bem comum no paisagismo, a Lantana é uma flor que gosta de sol. Já que é originária de regiões mais quentes, ela é bem resistente ao calor e bem adaptável ao solo. Aliás, a espécie tem arbustos de várias cores e podem compor um lindo jardim com plantas que gostam do sol.

Dicas de Jardinagem: 10 plantas que gostam de sol

 

Jade vermelha

A jade vermelha é conhecida por proporcionar lindas coberturas vegetais. A trepadeira tropical que gosta de sol pode ser usada para enfeitar portais e entradas de construções.

Crédito: Blog Plantei

 

Margaridas

Quem gosta de muito de sol também é nossa popular margarida. Disponível em várias cores, a plantinha pede solo úmido e não precisa de muitas regas por ser de clima quente.

Suculentas e temperos

 

Cactos e suculentas

Dentre tantas espécies e variedades, a maioria dos cactos e suculentas são bem resistentes e costumam amar o sol. É o caso das plantas originárias na América que exigem fácil cuidado e linda decoração.

 

Babosa

Uma suculenta que merece destaque é a Babosa. O nome científico Aloe vera faz lembrar todas as propriedades de hidratação que essa plantinha oferece. Essa é uma opção bem resistente tanto ao frio quanto ao calor, mas ama tomar banho de sol. 😉

Crédito: Blog Plantei

 

Manjericão

Um tempero que gosta de sol, o manjericão costuma compor vários pratos tropicais deliciosos. Aproveite as sementes da Papel Semente e plante seu próprio pézinho.

 

Pimenta

Além de flores lindas, os pés de pimenta germinam um tempero bem tropical e típico das Américas. Dessa forma, a planta ama o calor e necessita de sol pleno para sobreviver.

Quais são as plantas que gostam de sol?

Toda espécie precisa de um determinado tempo de sol por dia para realizar seu processo fotossintético com mais eficiência. Entretanto, as plantas que gostam de sol pedem mais exposição direta do que outras.

Se você tem dúvidas do que plantar na sua casa porque o sol bate muito em determinada área, essas opções acima são super favoráveis à exposição solar. Por isso, aproveite! Faça uma hortinha com as opções de hortaliças, flores e ervas dos produtos da Papel Semente.💚

Além disso, saiba que o clima do Brasil é favorável para o crescimento de grande diversidade plantas. A preferência por plantio de sementes nativas da região é o mais adequado para preservar a fauna e flora local, além evitar a propagação e instalação de espécies invasoras, como pragas por exemplo.

 

Conheça a Papel Semente

A Papel Semente é uma empresa sustentável de papéis ecológicos. A partir de aparas de papel, produz embalagens, cartões, convites, e todo tipo de papel com sementes na composição. Depois do uso, é só plantar o papel e ele germina em uma linda flor ou hortaliça. Você pode personalizar sua encomenda dentre doze opções de flores, ervas e hortaliças, inclusive plantas que gostam de sol.

Dessa forma, você pratica e incentiva o consumo consciente. Passe essa mensagem de respeito e amor ao próximo! Semeie essa ideia! 🌱

Peça seu orçamento pelo formulário abaixo

Acesse e acompanhe nosso canal no Youtube e compartilhe conteúdos sustentáveis! Entre em contato com nossa equipe e saiba mais.

Leia mais

1 comentário em “10 plantas que gostam de sol – Dicas de Jardinagem”

  1. Pingback: Como Cuidar de Margaridas? - Aprenda com a Papel Semente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top