Aprenda como plantar uma árvore em casa na quarentena

Saiba como plantar uma árvore em casa na quarentena

Encontrar atividades para ficar em casa durante a quarentena exige muita criatividade. Aproveite momentos em família para fazer o bem mesmo no isolamento. Saiba como plantar uma árvore em casa e se conectar com a natureza. 

 

Devido ao isolamento social causado pela pandemia do coronavírus, ficar em casa é obrigatório. Se antes desse período, muita gente não tinha o hábito de aproveitar as paisagens naturais, essa pode ser uma ótima oportunidade. Se você tem um estilo de vida saudável e está sentindo falta do meio ambiente perto de você, então vale a dica também.

Nesse post, vamos te ajudar a plantar uma árvore e fazer a diferença, mesmo sem sair de casa. Quem sabe, vira uma tradição em família? E ainda, você dá mais vida para o mundo.

Vamos mostrar como plantar uma muda de árvore ou uma planta, seja em casa ou apartamento, quais cuidados tomar e como escolher a sua semente para causar um impacto positivo no meio ambiente e na cidade. Seja você a mudança!

Saiba como plantar uma árvore em casa na quarentena

Importância do contato com a natureza

As áreas verdes causam uma série de benefícios para a saúde, como ar mais puro para respirar profundamente. Também causa sensação de bem-estar e conforto para a mente.

Aproveitar a natureza ao seu redor não significa somente viver em áreas rurais. Claro que pode ser esse o caso, mas pode ser também que você more em um movimentado centro urbano, com quase nada de verde e ainda sim, tenha um estilo de vida sustentável.

Se você não tem esse hábito, use esse momento em casa para programas novas atividades ao ar livre. Crie essa rotina depois que a quarentena passar. Somado à isso, que tal trazer um pouco de verde para seu lar? Seja em casa ou em apartamento, contamos abaixo como plantar uma árvore ou criar um espaço verde.

 

Saiba como plantar uma árvore em casa na quarentena

Cuidados de plantio

Além da melhora na qualidade de vida, os benefícios são:

– Evitar a erosão do solo;
– Criar corredores ecológicos (passagens para deslocamento da fauna);
– Atrair aves e insetos;
– Irrigar a atmosfera;
– Proporcionar sombra;
– Controlar a temperatura e umidade do ar;
– Evitar alagamentos;
– Barrar o vento, ruídos e luz natural excessiva ou artificial;
– Diminuir a poluição.

Certifique-se que você plante a árvore protegendo a parede sudoeste do sol da tarde em casa. Também é necessário conferir se é hora de plantar, por isso é importante descobrir a melhor época para a sua espécie. No geral, esse período corresponde a primavera, mas pode variar. Por exemplo, a cerejeira é ideal para o cultivo no outono.

Cerejeira do Japão. Ideal para climas amenos e frios.

 

Saiba como plantar uma árvore em casa

Se você mora em casa, fica mais fácil plantar uma árvore no jardim. Primeiro, escolha a muda de sua preferência. É necessário conhecer o seu terreno, descobrir qual o tamanho do buraco apropriado para seu tipo de muda e ver qual a melhor opção, cada espécie tem uma altura, largura e raiz específica.

No caso de ter bastante espaço, como chácaras e sítios, se você quer uma árvore alta e com raiz extensa, que se ramifica para os lados, ou que cresce só para baixo, escolha a Flamboyant ou o Ipê, respectivamente.

Se você quer ter uma árvore de porte menor e com raiz pequena, ou que também só cresça para baixo, opte pela Pitangueira ou a Pata-de-Vaca.

 

Pitangueira

Como plantar uma árvore no jardim

O terreno deve estar limpo, cave o buraco, cubra a muda com terra adubada e regue. No geral, as árvores de casa costumam ficar expostas à chuva, por isso é importante conhecer qual a necessidade de nutrientes e água que a sua muda precisa para desenvolver.

Além disso, fique atento se sua árvore não vai crescer tanto que possa inclinar e ser um risco para a sua casa e dos vizinhos. Também vale lembrar que a plantação deve ser longe da afiação da rua. Assim como nas calçadas e vias públicas, é preciso de autorização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente ou da própria prefeitura, para verificar se a árvore pode ser plantada em determinado lugar.

Os agentes do meio ambiente e outros profissionais, como biólogos e pesquisadores, podem fazer essa verificação e orientar sobre qual a melhor árvore para plantar de modo que a comunidade só tenha a ganhar.

Entretanto, ao mesmo tempo em que plantar uma árvore é muito positivo, saber a hora de podar também é importante. Se você está na dúvida, acione a Defesa Civil do seu município para verificar o estado da espécie. Quando seca e fica sem vida, pode apresentar um perigo para os moradores, em especial em épocas de chuva.

 

Saiba como plantar uma árvore no seu apartamento

Se você tiver pouco espaço na sua casa, ou se você mora em um apartamento, invista em plantas de pequeno porte para dar vida aos ambientes. Aproveite para fazer uma horta vertical, ou para decorar seu dia a dia. Saiba como fazer uma horta com dicas de jardinagem simples que podem te ajudar no passo a passo.

Em um vaso, escolha uma árvore pequena e com raiz curta como a Jabuticabeira. Deixe-a reta, preencha o recipiente com terra, adubo e cascalhos. Depois, basta regar e colocá-la no melhor lugar. Escolha entre espécies de árvores frutíferas também! Outra alternativa, é plantar a semente ou a muda, cuidar dela e, após pegar a resistência do caule, você levar para um sítio e realizar o plantio adequado em um novo local.

Jabuticabeira

 

Para fazer uma horta vertical, e plantar seu próprio alimento, é muito simples. Corte garrafas PET com buracos na lateral, adicione terra com adubo e, em cada plástico, cloque a semente de sua escolha. Por exemplo, salsinha, manjericão, tomate, temperos e legumes no geral. Veja mais no post como fazer uma horta de temperos e vegetais em casa.

Depois, pendure uma garrafa na outra com dois furos nas pontas e barbante para pendurar. Faça dois furos na parede e pendure sua hortinha. É só regar, cuidar e colher seus próprios produtos. E claro, vale sim valorizar e respeitar sempre a arborização urbana também.

dia da árvore

Conheça a Papel Semente

A Papel Semente é uma empresa sustentável que produz papel reciclado com sementes a partir de aparas de papel obtidas pela reciclagem. Assim, os produtos são biodegradáveis e ainda podem florescer, porque são compostos por sementes de hortaliças e flores.

Em tempos de quarentena, que tal comprar folhas recicladas com semente para desenhar e colorir em casa, e depois aproveitar o papel para plantar sua própria plantinha?  Mexer com terra é terapêutico, então se prepare para plantar uma árvore assim que essa pandemia passar. Afinal, vai ser um lindo símbolo de recomeço e um ótimo aprendizado para crianças, por exemplo.

 

Clique aqui para encomendar suas folhas A4 em Papel Semente

 

Confira na reportagem da TV Aparecida, como é produzido o Papel Semente. Nos siga nas redes sociais e se inscreva no nosso canal do Youtube. Dê o play.

Leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top