Em 17 de maio é comemorado o Dia internacional da Reciclagem. A data instituída pela UNESCO tem como objetivo estimular a reflexão sobre a importância do descarte correto dos materiais que consumimos.
Com a alta da industrialização veio também uma grande produção de lixo, o que colocou o planeta em uma situação de risco extremo que ameaça o meio ambiente e a população. A reciclagem permite que grande parte dos resíduos gerados retornem à cadeia de valor, minimizando os impactos ambientais do descarte.
A Reciclagem no Brasil
Segundo dados do WWF, o Brasil é hoje o quarto maior produtor de lixo plástico do mundo. De 11, 3 toneladas, apenas 1,20 são recicladas. Só em São Paulo, 20 mil toneladas de lixo são produzidas todos os dias.
Alguns dos grandes aliados da luta pela reciclagem no Brasil são os Catadores. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), eles foram responsáveis pela coleta de 90% do lixo reciclável no País.
Coleta Seletiva
A coleta seletiva é uma ferramenta importante quando se fala em reciclagem. Ela permite que os resíduos sejam separados por categorias, facilitando a distinção entre itens recicláveis e rejeitos, itens não recicláveis.
Como reciclar de maneira correta?
O que pode reciclar
Papel, plástico, vidro e metal são os principais itens recicláveis.
Outros resíduos como pilhas e baterias também podem ser reciclados, estes, no entanto, devem ser depositados em pontos de coleta específicos.
Além disso, é preciso lavar as embalagens e colocá-las sem gorduras e restos nas latas de reciclagem.
O que – ainda -não pode ser reciclado
Adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografias, papel toalha, papel higiênico, papéis e guardanapos engordurados, papéis metalizados, parafinados ou plastificados, fraldas, absorventes clipes, grampos, esponjas de aço, latas de tintas, latas de combustível, cabos de panela, tomadas, isopor, adesivos, espuma, acrílicos, espelhos, cristal, ampolas de medicamentos, cerâmicas e louças, lâmpadas e vidros temperados planos ainda não podem ser reciclados pela coleta seletiva, já que não há tecnologia suficiente para isso.
Produtos circulares
Produtos circulares são aqueles que se utilizam de matéria prima reciclada ou de fonte renovável.
Esta prática é importante pois além de contribuir para a preservação do meio ambiente faz com que as empresas não apenas reduzam custos e perdas produtivas, mas criem novas fontes de receita, gerando ao longo do tempo uma economia sustentável.
Conheça a Papel Semente.
A Papel Semente é uma empresa que funciona através da economia circular. Nossos produtos são confeccionados a partir da reciclagem de sobras de papéis de escritórios e de uso doméstico.
Trabalhamos com um processo artesanal sem uso de químicos. Durante a produção, sementes são dispostas sobre as folhas de papel reciclado, criando um papel plantável que germina em uma flor ou hortaliça.
Clique aqui e entre em contato com nossa equipe para saber mais
Leia Mais
Como imprimir em Papel Semente? – Dicas e Cuidados