Vida Sustentável

Consumo Consciente do Lixo – Dicas que Fazem a Diferença

Consumo Consciente do Lixo – Dicas que Fazem a Diferença

Consumo Consciente do Lixo significa ter responsabilidade no descarte de produtos e quaisquer tipo de bens. Entenda mais sobre o assunto no post. 

 

 

O que é o Consumo Consciente do Lixo?

Uma das práticas do consumo consciente é se preocupar com o descarte do que é comprado, adquirido. Isso vale tanto na hora de entender sobre quem produz determinado produto, e o que faz com o lixo gerado no processo, quanto no cotidiano, ao dar o destino correto ao resíduo.

Sejam orgânicos ou reciclados, principalmente, é de suma importância ser responsável tanto pela compra, como o seu lixo. Para fazer do mundo um lugar mais sustentável, continue lendo sobre redução e reciclagem de materiais duráveis:

 

O termo  “Jogar fora”

É comum usarmos a expressão “jogar fora” uma vez que nos referirmos ao descarte de bens de consumo. No entanto, como usar esse termo quando o lar de todos é o Planeta Terra? Não temos onde jogar “fora”. Por isso, é muito importante termos um consumo consciente do lixo e cuidarmos na natureza.

atividades sobre consumo consciente educativas

Lixo zero

Muito além dos 3R’s super importantes e necessários, o lixo zero é um conceito usado para falar sobre o reaproveitamento de qualquer material. Além disso, o consumo consciente de lixo implica justamente em diminuir os itens descartados tanto por meio de menos aquisições, quanto da transformação dos produtos para outras finalidades, até a questão de dar preferência à compras com lixo zero, quer dizer, produtos que se degradam facilmente ou geram até vida após o uso.

Como assim?

Viver a sustentabilidade é sobre fazer escolhas. E sim, existem muitos produtos que você pode optar para reduzir o lixo na sua rotina.

Ao utilizar esses bens, você pode contribuir de duas formas para o consumo consciente do lixo: a primeira é diminuir o uso de recicláveis de longa duração, como o plástico, e a segunda é realmente comprar coisas biodegradáveis, sustentáveis e que se transformam em algo positivo para o meio ambiente.

Veja uma lista de 3 produtos ecológicos para investir, usar, e ajudar a natureza:

1) Copos Retráteis

Os copos reutilizáveis lembram sobre a responsabilidade com o meio ambiente. A Menos1Lixo surge com a proposta de um copo retrátil feito em silicone, livre de BPA, ftalatos e metais pesados. Acesse aqui para conhecer melhor.

2) Canudo Reutilizável

canudo-inox

Usar um canudo reutilizável já é rotina pra muita gente, seja biodegradável, de papel, vidro ou inox.

Por ser feito de plástico, o canudo convencional é super difícil de decompor. Ainda, devido ao tamanho, ele entra no esgoto e não é filtrado, ou seja, também acaba indo para o mar.

 

3) Produtos em Papel Reciclado

Ao investir na comunicação da sua empresa, e também para uso pessoal, aposte em uma papelaria ecológica. Os produtos em papel reciclado como embalagens, convites, tags, etiquetas, cartões e crachás, por exemplo, são uma ótima oportunidade de relacionar sua marca com valores sustentáveis. E principalmente, você contribui por um mundo melhor e mais verde.

Diminuir o consumo de papel branco é um ótimo passo para promover o consumo consciente do lixo, uma vez que o papel se degrada ou gera vida após o uso. Se interessou? Então veja um exemplo de papel semi-artesanal que além de reciclado e 100% biodegradável, também germina uma linda flor ou hortaliça 🌼 :

Conheça a Papel Semente

A Papel Semente é uma empresa sustentável que cria produtos ecológicos a partir de restos de aparas de papel coletados por catadores da Ong Guardiões do Mar. Além disso, são fabricados por moradores da comunidade de São Gonçalo, gerando renda e dando oportunidades aos trabalhadores locais.

A companhia trabalha produzindo papelaria e embalagens com sementes em sua composição, sendo possível escolher entre doze tipos de flores, hortaliças e ervas de sua preferência. Então além de contribuir para a redução de lixo nas praias e rios do Rio de Janeiro, nossos papéis artesanais também tornam-se uma ótima maneira de contribuir com práticas sociais. 💚

 

Empresa B

Empresas do Sistema B recebem uma certificação que reconhece companhias sustentáveis. As organizações com esse selo são preocupadas com um futuro mais ecológico, e promovem ações socioambientais em prol de um mundo melhor, com respeito à natureza e bons impactos para a sociedade.

Veja mais sobre o que é uma empresa do sistema B e entenda sobre esse importante certificado do qual a Papel Semente tem tanto orgulho de obter. Confira nosso post sobre Sustentabilidade Empresarial.

 

Clique aqui e entre em contato com nossa equipe para saber mais

 

Agora que você sabe o que é consumo consciente do lixo e como funciona o papel semente, promova ações sustentáveis na sua empresa, na sua casa e em sua comunidade. Plante sua própria hortinha e invista em uma papelaria ecológica que faça a diferença. Inscreva-se no canal da Papel Semente e confira nosso trabalho. Acesse ou dê play abaixo para saber mais:

Leia mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *