Como Plantar Tomate-Cereja em Casa? Passo a Passo Simples e Rápido

Plantar tomate cereja é mais simples do que você imagina, mas existem dicas que podem ajudar ainda mais o cultivo.

Ter uma pequena horta em casa é uma das tendências que mais cresce quando o assunto é praticidade e saúde em casa. Além de garantir que seus alimentos serão orgânicos e sem qualquer tipo de agrotóxicos, você ainda economiza dinheiro no dia a dia. Quanto mais diversidade de hortaliças, melhor. Para a alegria de quem adora uma hortinha, a boa notícia é que o tomate-cereja é uma das frutas mais fáceis de plantar.

O tomate exemplifica todos os benefícios dos alimentos caseiros: é fresco, saboroso e nutritivo. E quando eles nascem em grandes proporções e você tiver mais do que você pode comer, você pode fazer compotas, secá-los ou congelar o excedente para tê-los durante todo o ano.

Estas pequenas explosões de sabor adicionam cor instantânea e um gosto especial às refeições. Os tomates-cereja são extremamente versáteis na cozinha. Eles podem ser usados para fazer uma gama enorme de refeições, de saladas, molhos, pizzas e sopas.

Saiba como plantar tomate-cereja em casa em passos simples e eficazes lendo este texto.

Nesse post tem:

como plantar tomate cereja | Papel Semente
Saiba como plantar um tomate-cereja

Como plantar tomate-cereja em casa com o Papel Semente?

Existem duas maneiras muito simples de plantar tomate-cereja em casa: a convencional ou usando o seu Papel Semente. Para quem não sabe, a Papel Semente produz papéis reciclados semi-artesanais e no processo insere sementes de diversas hortaliças e plantas no papel. Ou seja, se o seu papelzinho for de tomatinho cereja, é hora de plantar. O processo é muito simples. Confira o passo a passo abaixo:

como plantar tomate cereja | como plantar papel semente
Como plantar o Papel Semente

Se por enquanto você ainda não tem um Papel Semente, não há problema. Nós te ensinamos a como plantar tomate-cereja também da maneira convencional.

Como plantar tomate-cereja em casa da maneira convencional?

O tomate-cereja adora ambientes ensolarados. Eles precisam de um clima livre de geadas e pelo menos seis horas de sol por dia. Deixá-los em um local, abrigado e bem ventilado reduz o risco de fungo nas folhas. Após escolher o ambiente, é hora de pensar em plantá-los.

  1. Encontre as sementes de tomate-cereja

    É preciso ter sementes (que podem ser compradas na internet) ou mudas (que são encontradas facilmente em feiras livres).

  2. Apoie a muda de tomate

    Compre um apoio para os tomatinhos. Sim, eles crescem muito rápido e precisam se apoiar em alguma coisa para crescerem saudáveis. Compre estacas de madeira ou uma gaiola especial para tomates.

  3. Drenagem

    Faça furos de drenagem no vasinho.

  4. É hora de plantar

    Plante as sementinhas ou mudas em solo fértil ou compre adubo para a terra do seu vaso.

  5. É preciso regar

    Regue regularmente e passe fertilizante uma vez por semana.

  6. Hora de usar o apoio para a planta

    Quando começar a brotar, coloque o apoio ou as estacas de madeira para a muda de tomate-cereja se apoiar.

  7. Espere o tempo necessário para o cultivo

    Depois de cerca de 6 semanas, já será possível cultivá-los.

Conheça a Papel Semente

Os produtos da Papel Semente são produzidos a partir de restos de aparas de papel coletados por catadores da ONG Guardiões do Mar. Além disso, são fabricados por moradores da comunidade de São Gonçalo, gerando renda e dando oportunidades aos trabalhadores locais.

Então além de contribuir para a redução de lixo nos rios e praias do Rio de Janeiro, os papéis ecológicos também tornam-se uma ótima maneira de contribuir com práticas sociais. Transmita valores sustentáveis por meio de produtos 100% biodegradáveis e que geram bons impactos no meio ambiente.💚

Clique aqui e entre em contato com a nossa equipe

Empresa B

A Papel Semente é uma empresa certificada pelo Sistema B, selo que avalia empresas responsáveis com o meio ambiente, a sociedade e com valores sustentáveis. Afinal, nós acreditamos que juntos podemos alcançar um mundo melhor.

Inscreva-se no canal da Papel Semente e veja como funciona nosso trabalho. Acesse ou dê play abaixo para saber mais sobre como plantar papel semente.

E você? Agora já sabe como plantar tomate cereja em casa? Comente aqui!

Leia Mais

21 comentários em “Como Plantar Tomate-Cereja em Casa? Passo a Passo Simples e Rápido”

  1. Bruno Saar

    Quanto a maneira convencional, não ajudou muito. Está com poucas informações, fiquei com duvidas de como iniciar o plantio, como colocar as sementes na terra. Tenho que fazer algum procedimento com as sementes, antes de planta-las?

  2. Maria Januária

    Nasceu no canto do ralo do meu portão um pé de tomate. Eu deixei ele crescer. Agora está dando tomates,mas eu gostaria de transferir ele de lugar,e colocar em um vaso. Ele está com uns 2mt e já tem tomates. Eu notei q as folhas ficam sempre verdes,mas secam rápido demais. Quais abudo posso colocar nele. E como trocar de lugar. ?

    1. Olá Maria,
      Tudo bem ? Uau, que pézão de tomate lindo hein.
      Você pode transferir esse pé para outro local sim, mas cuidados com as raizes na hora de fazer a transplantação.
      Adubo são bem-vindos, ainda mais nesse momento de troca de solo.
      Parabéns pelo cuidado e boa colheita e apetite com os tomates 😀
      Abraços

  3. Eu gostaria de saber se é possível usar a semente de dentro de um tomatinho cereja para semear uma muda

    1. olá Isabela, tudo bem? Então preciso verificar instruções corretas para fazê-lo. As sementes do tomatinho cereja são sementes híbridas, então vale ficar bem atenta e se informar melhor para ter sucesso no plantio. 😀
      boa colheita!

  4. Plantei semente de tomate cereja estão todas protandos é agora deixo no sol que tempo tenho que começa se a separar as mudas pra outro vaso

  5. tatiele ferreira

    Oi eu plantei tomate cereja em um galão de 5 litros cortado ao meio, já começou a brotar, será que tenho que colocar em um vaso maior ou e possível cultivar ali mesmo. Moro em casa sem quintal então estou fazendo em minha área mesmo pois não tenho muito espaço.

  6. Ola ,moro em sítio, plantei o lindo pé de tomate , mais tive que se desfazer ,aparcia insetos que vinha para as plantas e prejudicava o tomate … Alguém pode me ajudar em insetiçida que não prejudique muito planta ,mais se seja bom para acabar com os insetos ?

  7. Marlene cruz

    Hoje quero plantar sementes de tomates cerejas mas tenho um problema em meu quintal nao tenho muitas hrs de sol sera que prejudicara minha plantaçao??

    1. Olá Marlene,
      A luz solar é essencial para a fotossíntese das plantas, dessa forma escolha uma boa lugar para fazer o plantio. Repare onde há mais luz durante o dia e tente plantar nesse local. Cuidando com carinho as chances de nascer aumentam bem. 😀
      Abraços

  8. Comprei pacotes de tomate cereja no supermercado. Plantei direto no solo em área fértil e ventilador, regando sempre. Cresceram rapidinho e viçosos. O problema é que plantei muitas sementes juntas e nasceram quase todas. Posso ratear as mudas para não impedir a sua produção?

  9. Oi..eu retirei as sementes do tomate cereja swit..deixei secando num papel toalha por 8 duas e plantei 05 sementes. Nasceram todas em Valinhos na sacada. Estão cheios de tomatinhos. Uns 20 cada pé por enquanto. Moro em apto.

  10. Pingback: Como Plantar Cenoura? Passo a Passo Simples e Rápido

  11. Crescer tomates em casa é divertido e recompensador, pois isso te permite desfrutar de tomates frescos e saudáveis diretamente de sua própria horta. Além disso, é importante escolher os melhores tipos de tomates para o seu clima, escolher um lugar ensolarado para plantar, fornecer água regularmente e adicionar adubo para ajudar na nutrição das plantas. Se você seguir esses passos corretamente, seu jardim de tomates começará a produzir frutos saudáveis e deliciosos em nenhum momento!

  12. Napoleão Nunes Bisso

    Tenho vários pés de tomates cereja! Alguns começaram a dar frutos, mas notei que tem, surgido os galhos no meios das forquilhas, que dizem que prejudicam o desenvolvimento do tomateiro! devo tira-los?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top