O caminho do futuro das marcas – tendências ESG para 2024

Tendências esg 2024 | Papel Semente

Descubra as tendências ESG para 2024 e transforme seu negócio com responsabilidade e sustentabilidade

Em março, celebramos o #MêsdasEmpresasB com orgulho, pois a Papel Semente é uma Empresa B certificada, comprometida com a responsabilidade social e ambiental. Por isso, além de buscarmos a sustentabilidade em nossos processos, nossa missão também é ajudar outras marcas a trilhar este caminho de sustentabilidade e responsabilidade.

Nesse sentido, acreditamos que as tendências ESG (Ambiental, Social e Governança) são fundamentais para isso. Agora em 2024, elas estão se tornando cada vez mais relevantes e cruciais para o sucesso e a reputação das empresas.

Neste post, vamos, então, explorar em detalhes as principais tendências ESG para 2024, fornecendo insights valiosos para as marcas que desejam se adaptar e prosperar neste novo cenário.

Se você está buscando transformar sua marca, aumentar sua responsabilidade social e ambiental e possivelmente se tornar uma Empresa B, este conteúdo é para você. Junte-se a nós nesta jornada de transformação e descubra como o futuro das marcas está sendo moldado.

Nesse post tem:

Produtos ecológicos da Papel Semente

EmbalagemOnde comprar
Caixa de Presente Personalizada SustentávelCompre aqui
Caixinha para Uso DiversoCompre aqui
Caixa de Papel PersonalizadaCompre aqui
Caixa de Papel EcológicaCompre aqui
Sacola SustentávelCompre aqui

8 tendências ESG para 2024

Não é novidade que o ESG está se tornando cada vez mais importante para as empresas em todo o mundo. Estas práticas não só demonstram o compromisso de uma empresa com a sustentabilidade e a responsabilidade social, mas também podem trazer benefícios significativos em termos de reputação, lealdade do cliente e desempenho financeiro. Nesta seção, exploraremos oito tendências ESG que acreditamos que serão particularmente relevantes para as empresas em 2024.

1) Sistema B

O Sistema B é uma certificação global que reconhece empresas que atendem a padrões rigorosos de desempenho social e ambiental, transparência e responsabilidade. À medida que avançamos para 2024, acreditamos que mais empresas buscarão essa certificação como uma maneira de demonstrar seu compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social.

Para se tornar uma Empresa B, as empresas precisam passar por um processo de avaliação rigoroso. Mas os benefícios valem a pena. As Empresas B são reconhecidas por seu compromisso com o bem-estar de todas as partes envolvidas. E, assim, atraem talentos que querem trabalhar para uma empresa que se preocupa com mais do que apenas o lucro. Além disso, ganham a confiança dos consumidores que estão cada vez mais procurando marcas que compartilham seus valores.

Na Papel Semente, somos uma Empresa B e vemos em primeira mão os benefícios dessa certificação. Estamos animados para ajudar outras empresas a seguir esse caminho e a se juntar a nós na criação de um futuro mais sustentável e responsável.

Campanha #MêsdasEmpresasB

Neste mês especial, as Empresas B, incluindo a Papel Semente, estão demonstrando o progresso alcançado em conjunto. A campanha deste ano destaca a comunidade das Empresas B como um esforço contínuo e incentiva todos a partilharem os seus planos para aumentarem ainda mais o seu impacto no futuro.

sustentabilidade empresarial
Na Papel Semente, somos uma Empresa B e vemos em primeira mão os benefícios dessa certificação

2) Marketing verde

O marketing verde é uma estratégia que promove produtos ou serviços baseados em benefícios ambientais. Em 2024, uma das tendências ESG é que essa prática cresça, alinhando-se com a demanda dos consumidores por responsabilidade ambiental. É fundamental, no entanto, que as empresas sejam autênticas em seus esforços de marketing verde para evitar o “greenwashing”.

Na Papel Semente, usamos o marketing verde para destacar nossos produtos de papel semente 100% biodegradável e plantável, ou seja, só divulgamos aquilo que realmente fazemos.

Leia nosso guia de como fazer um bom marketing verde empresarial

3) Diversidade empresarial

A diversidade, cada vez mais relevante, é uma das tendências ESG para 2024 que as empresas estão reconhecendo como uma estratégia importante. A diversidade no local de trabalho abrange a inclusão de pessoas de diferentes origens, culturas, etnias, gêneros, idades, orientações sexuais, habilidades e experiências. As empresas que promovem a diversidade tendem a ser mais inovadoras e atraentes para talentos de alta qualidade.

Na Papel Semente, valorizamos a diversidade e acreditamos que ela é fundamental para o nosso sucesso. Estamos comprometidos em criar um ambiente de trabalho inclusivo onde todos se sintam valorizados e respeitados. A maior parte da nossa equipe vem de uma comunidade carioca onde nossa fábica se encontra. Além disso, é composta por mulheres, em sua maioria.

4) Liderança humanizada

A liderança humanizada é aquela que enfatiza a empatia e o respeito pelos membros da equipe. Líderes humanizados veem seus funcionários como indivíduos com suas próprias vidas e aspirações, e se esforçam para criar um ambiente de trabalho acolhedor e de apoio.

Implementar a liderança humanizada pode envolver uma variedade de práticas, desde a promoção do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal até a implementação de políticas de bem-estar no local de trabalho.

Na Papel Semente, sob liderança familiar, valorizamos e praticamos a liderança humanizada, criando um ambiente onde todos se sintam valorizados e respeitados.

tendências esg 2024
Líderes humanizados veem seus funcionários como indivíduos com suas próprias vidas e aspirações, e se esforçam para criar um ambiente de trabalho acolhedor e de apoio

5) Sustentabilidade real

Esta é uma das tendências ESG para 2024 vai além das promessas de marketing, mas exige ações concretas e mensuráveis que demonstram um compromisso genuíno com a sustentabilidade.

Uma empresa que busca a sustentabilidade real não é perfeita, mas se esforça por melhorar sempre comunica suas derrotas e conquistas. Por isso, as empresas devem ser abertas e honestas sobre seus esforços de sustentabilidade, e devem ser capazes de fornecer provas concretas de suas ações.

Na Papel Semente, estamos comprometidos com a sustentabilidade real. Nossos produtos de papel semente são 100% biodegradáveis e plantáveis, e estamos constantemente buscando maneiras de minimizar nosso impacto ambiental e promover a justiça social em todas as áreas de nosso negócio.

As ​marcas de roupas sustentávei​s no Brasil que você deve conhecer

6) Mudanças climáticas e COP 30

As mudanças climáticas são uma realidade inegável e uma preocupação crescente para todos nós. Em 2024, as empresas estão sendo chamadas a desempenhar um papel ativo na mitigação das mudanças climáticas. Isso envolve a adoção de práticas de negócios que reduzam as emissões de carbono, minimizem o desperdício e promovam a sustentabilidade.

A COP 30, conferência que discute as questões do clima, será realizada em 2025 no Pará e, por isso, é um evento fundamental para as empresas brasileiras ficarem de olho. Espera-se que as marcas estejam atentas e preparadas para as decisões e compromissos que serão tomados durante esta conferência.

Na Papel Semente, estamos conscientes do nosso papel na luta contra as mudanças climáticas. Nossos produtos são uma maneira de contribuir para a questão, pois são 100% biodegradáveis e plantáveis.

7) Economia circular

A economia circular é uma das tendências ESG que está ganhando cada vez mais destaque em 2024. Este modelo econômico busca eliminar o desperdício e a contínua utilização de recursos. Ele se baseia em três princípios: reduzir, reutilizar e reciclar.

A economia circular é uma alternativa ao modelo tradicional de economia linear, que segue o padrão “extrair, produzir, consumir e descartar”. Em vez disso, a economia circular procura manter produtos, equipamentos e infraestrutura em uso por mais tempo, melhorar a produtividade dos recursos e regenerar sistemas naturais.

Esta prática não só beneficia o meio ambiente, mas também pode trazer benefícios econômicos para as empresas. Pode ajudar a reduzir custos, criar novas oportunidades de negócios e melhorar a relação com os clientes, que estão cada vez mais conscientes das questões ambientais.

8) Transparência e monitoramento dos impactos ESG

A transparência envolve a divulgação aberta e honesta das práticas e impactos ESG de uma empresa. Isso pode incluir a publicação de relatórios de sustentabilidade, a realização de auditorias independentes e a comunicação regular com as partes interessadas sobre as iniciativas ESG da empresa.

Já a mensuração e o monitoramento dos impactos ESG envolvem a utilização de indicadores e métricas para avaliar o desempenho da empresa em relação aos seus objetivos ESG. Isso pode envolver a rastreabilidade da cadeia de suprimentos, a medição da pegada de carbono e a avaliação do impacto social das operações da empresa. Por isso, é uma das tendências ESG bastante relevante em 2024.

tendências esg 2024
A transparência envolve a divulgação aberta e honesta das práticas e impactos ESG de uma empresa

Produtos personalizados da Papel Semente – Onde e como fazer?

Escolher os produtos personalizados da Papel Semente é uma oportunidade para mostrar a preocupação da sua marca com o futuro do nosso planeta e se alinhar com as tendências ESG para 2024. Assim, a sua empresa demonstra o cuidado com detalhes, como, por exemplo, evitar o uso de plástico. Além disso, seus clientes ganham um lindo presente, que pode ser plantado após o uso, nascendo dali uma plantinha.

Onde fazer?

A melhor opção para fazer suas embalagens é com a Papel Semente. Nossos produtos são elaborados em um material 100% biodegradável, a partir de restos de aparas de papel, em um processo de reciclagem.

O método é semi-artesanal e você ainda pode escolher qual semente deseja colocar no produto, entre 12 tipos. A arte fica por sua conta, mas você pode contatar a equipe da Papel Semente antes para verificar as opções de tamanhos e formatos. Enfim, é uma oportunidade de desenvolver uma embalagem sustentável que não vai parar no lixo após o uso.

Como fazer?

Basta enviar a sua proposta para a Papel Semente. Lembre-se de elaborar uma arte atemporal, e escolha o tamanho. Além disso, você pode escolher se a impressão será preto e branca ou colorida. Não esqueça de escolher qual será a semente do seu produto.

Após aprovação da arte final, bem como fechamento do pedido, a Papel Semente inicia a confecção. O seu produto fica pronto em até 10 dias úteis, lembrando que o processo de fabricação é semi-artesanal.

Quais sementes podem ser pedidas nos produtos da Papel Semente?

A Papel Semente insere, manualmente, as sementes no papel plantável. Por isso, é possível escolher qual semente você deseja colocar no seu produto. Sendo assim, é mais uma forma de personalizar o seu material. Para tanto, a Papel Semente disponibiliza um catálogo com as sementes disponíveis para compor sua embalagem.

Atualmente, a Papel Semente trabalha as sementes listadas abaixo e todas são certificadas.

sementes de crachá personalizado ecológico
  • Clarquia
  • Cravo Francês
  • Margarida
  • Tomate
  • Manjericão
  • Mostarda
  • Pimenta
  • Salsa
  • Agrião
  • Almeirão
  • Rúcula
  • Cenoura

Conheça mais sobre o trabalho da Papel Semente

A Papel Semente é pioneira na produção de papéis plantáveis, com mais de 10 anos no mercado brasileiro e internacional. Com a reciclagem de aparas de papel coletada por catadores da ONG Guardiões do Mar, elaboramos papéis que são 100% biodegradáveis e geram flor, não lixo. Além disso, somos uma empresa B Certificada, que também possui o Selo Verde Instituto Chico Mendes, preocupada em aliar produtos de qualidades com responsabilidade socio-ambiental.

Por fim, a Papel Semente também tem frete neutro, para zerar as emissões de gases de efeito estufa. Clique aqui e conheça mais sobre a história da Papel Semente.

Leia mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top