Folhas A4: Conheça a folha que é 100% plantável e biodegradável

folhas plantáveis para crachá de papel personalizado

Já viu folhas A4 que estimulam o consumo consciente e se transformam em flores, frutas e plantas? Conheça o trabalho da Papel Semente 🌿

 

As Folhas A4 estão presentes no cotidiano social, seja no escritório, atividades escolares, universitárias e também em casa. As folhas A4 são extremamente populares, já que podem ser utilizadas para diversos fins.

Porém, pouca gente sabe que para as folhas ficarem branquinhas elas passam por uma série de procedimentos químicos com agentes corrosivos que prejudicam o solo e poluem a natureza. Além disso, a porcentagem de papéis que são reciclados após o uso ainda é pequena no Brasil.

Para diminuir o impacto ambiental das folhas A4, a Papel Semente criou uma boa solução.

Há 10 anos no mercado, a empresa utiliza restos de aparas de papéis de gráficas e residências coletadas pela ONG Guardiões do Mar, no Rio de Janeiro, e as transforma em folhas A4 de papel reciclado e com sementes.

Mas, o que isso quer dizer? Que os papéis ganham sementes no processo de fabricação, o que os deixam aptos para serem plantados após o uso.

Os clientes podem escolher o tipo de semente que querem nas Folhas A4, que passam por agrião, tomate, cenoura e até flores como cravo-francês. 

 

 

Vamos voltar um pouquinho no tempo para conhecer a história das Folhas A4?

A escrita está presente na história da Terra há mais de 6 mil anos. As pessoas escreviam em tábuas de pedras e pedaços de argila. O processo era trabalhoso e cansativo, porém o papel só foi inventado 105 anos depois de Cristo.

O chines T’sai Lun foi quem deu início a fabricação de papel. Ele fez uma mistura umedecida de casca de amoreira, cânhamo, resto de roupas e produtos com fibras vegetais. Depois, T’sai Lun fez uma pasta de todos os componentes, peneirou para formar uma fina camada e expôs ao sol.

A partir desta receita, os chineses guardaram a fórmula do papel por cerca de 600 anos. Até que os árabes descobriram e passaram a comercializar o papel.

Com os anos o processo de fabricação foi sendo aprimorado e originando diversos tipos de papéis, como as folhas A4. Porém, com a produção em massa após a revolução industrial, o meio ambiente passou a sofrer negativamente com os impactos gerados pela fabricação de papel A4.

Atualmente, vivemos em uma era onde encontrar alternativas sustentáveis são cada vez mais necessárias.  Uma destas soluções, é o Papel Semente que apresenta Folhas A4 que podem ser plantadas após o uso.  

Produção em Escala das Folhas A4 e seus efeitos no meio ambiente

A alta escala de produção de folhas A4 é altamente prejudicial ao meio ambiente. Só para se ter uma ideia, segundo o IDEC, para produzir 1 tonelada de papel é necessário cerca de 2 a 3 toneladas de madeira, o que equivale ao corte de centenas de árvores.

Além disso, também de acordo com o estudo do IDEC, a fabricação de papel utiliza um alto volume de água, ultrapassando qualquer outra atividade industrial. A energia gasta também é um dos impactos negativos. A criação de papéis está entre as 5 maiores atividades que consomem energia no mundo.

A matéria-prima fundamental para a confecção de papel é a celulose, que é um material fibroso que está presente nas madeiras e vegetais. Para que a celulose seja transformada em papel, as madeiras são descascadas, picadas e cozidas com produtos químicos. O líquido que resta deste cozimento é chamado de licor negro e é armazenado em lagoas de decantação, que depois são tratadas para consumo.

Hoje, a maioria das indústrias de papel utilizam madeiras de área de reflorestamento. Mas, apesar de diminuir a prática de derrubamento de árvores ilegais, isto não significa que não há impacto ambiental. Isso porque os processos de produção ainda são nocivos ao meio ambiente.

 

Conheça as folhas A4 que não poluem a natureza

Aderir à folhas A4 de papel semente é uma excelente ideia para começar a ter práticas mais verdes. Este papel, além de ser ecologicamente correto, germina em lindas flores ou hortaliças.

A forma como ele é produzido faz toda a diferença para a natureza e sociedade. Catadores de materiais recicláveis, da ONG Guardiões do Mar, recolhem aparas de papéis de gráficas e residências.

Estas,  são transformadas em papel reciclado com sementes na composição durante o processo de fabricação da Papel Semente.

A Papel Semente trabalha com diversas opções de sementes que podem ser inseridas nas folhas A4. Como sementes de Clárquia, Agrião, Rúcula, Cenoura, Cravo Francês, Margarida, Tomate, Manjericão, Mostarda, Pimenta, Salsa e  Almeirão.

Assim, depois que o papel for utilizado, ele pode ser picado, plantado e regado para nascer um pé de manjericão ou lindas margaridas. Além de folhas a4, a Papel Semente possui mais de 100 produtos ecológicos.

Clique aqui e conheça os produtos da Papel Semente .

Reciclagem de Folhas A4 é um processo fundamental

A reciclagem é um processo importantíssimo que assegura a diminuição do impacto ambiental no meio ambiente e da produção de lixo. 

É importante saber que os papéis que estão sujos e engordurados não podem ser reciclados. Assim como fitas, etiquetas, embalagens metalizadas, fotografias, alguns livros e muito mais.

Já o papel semente é 100% biodegradável. Por isso, vale refletir na hora de escolher qual o papel sulfite que você pretende usar.

 

Como minimizar os impactos dos tipos de papéis comuns

Seja o seu papel sulfite, papel couché fosco, couchê brilho. Ou até mesmo papel duplex, papel fotográfico, papel kraft, papel offset. Tanto faz, nem sempre ele vai poder ser reciclado depois do uso. Por isso, é importante escolher um papel sustentável e ecológico para minimizar os impactos ambientais.

Substituir os as folhas A4 comuns por uma que seja biodegradável é um significativo passo para reduzir os impactos negativos causados na natureza.

 

Como comprar Folhas A4 biodegradáveis

Comprar folhas A4 ecológicas é mais fácil do que pode parecer. Em apenas alguns cliques você pode adquirir a quantidade que desejar aqui na loja online da Papel Semente. Fizemos este passo a passo para te ajudar.

 

1) Entre na sessão “produtos” no site da Papel Semente e clique em folhas

A Papel Semente contém mais de 100 produtos que são produzidos com sementes na composição, entre eles estão as folhas A4. Todos estes produtos podem ser plantados e germinam em belas flores e hortaliças.

Folhas A4: conheça a folha que é 100% biodegradável

2) Escolha a semente que você deseja ter nas folhas A4

A escolha da semente é um dos passos mais bacanas da compra de folhas A4 na Papel Semente. É neste momento que você define no que o seu papel vai virar depois de utilizado.

As opções são grandes, dentre elas estão e as sementes de Clárquia, Agrião, Rúcula, Cenoura, Cravo Francês, Margarida, Tomate, Manjericão, Mostarda, Pimenta, Salsa e  Almeirão.

Folhas A4: conheça a folha que é 100% biodegradável

3) Escolha a quantidade de folhas A4

As opções de quantidades disponibilizadas para comprar papel a4 reciclavel também são variadas. Trabalhamos com 10un, 25un, 50un, 75un, 100un, 150un, 200un, 250un e 300un. Caso você precise maiores quantidades, acesse aqui para entrar em contato com a Papel Semente.

Folhas A4: conheça a folha que é 100% biodegradável

4) Finalize a compra

Por último, finalize sua compra. As formas de pagamento são cartões de crédito das bandeiras Visa, Mastercard, Elo, American Express, Hiper e Hipercard ou cartões de débito.

Você vai ser avisado quando o seu papel ecológico A4 estiver indo para a fabricação e saindo para o destino final.

Clique aqui e compre online folhas a4 recicláveis.

 

Conheça a Papel Semente

A Papel Semente é pioneira no Brasil na fabricação de um papel 100% biodegradável e que pode ser plantado. O papel semente é feito de maneira semi-artesanal com aparas de papéis coletadas por catadores de materiais recicláveis da ONG Guardiões do Mar.

Além disso, este papel contém sementes na sua composição. Dentre as opções que podem ser escolhidas estão semente de clarquia, cravo francês, margarida, tomate, manjericão, mostarda, pimenta, salsa, agrião, almeirão, rúcula e cenoura.

A Papel Semente é uma empresa comprometida com o meio ambiente. Por isso, possuímos reconhecimentos importantes como o Selo Verde do Instituto Chico Mendes e  certificada pelo Sistema B de empresas que fazem a diferença para o mundo.

LEIA MAIS:

Convite de Casamento Rustico em Papel Semente: Conheça mais sobre nossos produtos

Tags Personalizados para roupas de Papel Semente

Crachá Personalizado: Conheça os modelos mais pedidos da Papel Semente

 

 

 

 

 

4 comentários em “Folhas A4: Conheça a folha que é 100% plantável e biodegradável”

  1. Pingback: Cartão de Natal Personalizado - Faça Online Cartões 100% Ecológicos

  2. Pingback: Como Fazer uma Campanha Publicitária Sustentável

  3. Roberson ramos

    Sou diretor da Escola Ernesto Milani, estamos desenvolvendo um Projeto de sustentabilidade ambiental, o qual um dos temas é produtos biodegradáveis, gostaríamos de ampliar o conhecimento dos nossos alunos e da nossa comunidade escolar. Pois é um tema de grande importância para nossa escola e mostrar para os alunos e que as famílias se conscientizem com o uso dos produtos biodegradáveis e também a possibilidade de doações de materiais biodegradáveis.
    Principalmente de folhas sulfites biodegradáveis.

    Roberson Ramos

    Diretor Escolar

  4. Pingback: Os 10 modelos de etiquetas e tags mais pedidos da Papel Semente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top