O Que é Consumo Consciente? Guia Prático para Entender

O Que é Consumo Consciente? Guia Prático para Entender

Saiba o que é consumo consciente e como aderir um estilo de vida mais sustentável por meio de 7 perguntinhas essenciais. ♻ 

Confira neste post o que é, qual a importância, exemplos de consumo consciente e um resumo de questionamentos para levantar na hora de adquirir qualquer coisa.

Veja o que é e como ter um consumo consciente nos tópicos a seguir:

O Que é Consumo Consciente? Guia Prático para Entender

O Que é Consumo Consciente?

O consumo consciente é o ato de adquirir bens de consumo, alimentos e recursos naturais sem excessos. É uma ação, mas também um estilo de vida.

O significado deste termo é a mudança de hábitos. Ou seja, consciência sustentável e preocupação com o impacto gerado por qualquer produto no meio ambiente e na sociedade.

 

O Que é Ser um Consumidor Consciente?

Você já se perguntou: Como deve ser o consumo consciente? Para que serve? Como funciona?

Mas na prática, o que isso quer dizer? Para saber o que é consumo consciente e sustentabilidade, é preciso entender que o conceito não se aplica só à produtos reciclados ou ecológicos. Mas consumir o necessário, seja o que for, desde bens de consumo até comida. Evitar desperdícios.

Dentre as medidas para tornar-se um consumidor consciente e mais sustentável, estão as escolhas por produtos éticos, que não exploram trabalhadores, nem causem danos ao meio ambiente ou infrinjam a lei.

Vale ressaltar que não é um evento na vida, mas uma mudança de comportamento na rotina.

Além disso, vai além de praticar a cidadania, uma vez que suas atitudes ajudam a preservar os recursos naturais do mundo. Confira, estude e conheça o comportamento e a responsabilidade social de uma empresa no momento de pré-produção, confecção, transporte e descarte do material produzido.

Exemplos de Consumo Consciente

Uma prática atitude cada dia mais presente no cotidiano das pessoas e novas gerações, é conhecer a procedência de uma compra e saber o seu destino. Uma roupa, por exemplo, se ela foi confeccionada de forma legal, se a empresa tem responsabilidade socioambiental, como a matéria-prima foi obtida e o produto armazenado/ distribuído.

Cuidar dos recursos naturais, como reduzir o consumo de energia elétrica e água, por exemplo, faz total diferença nesse processo. Ser sustentável é ter responsabilidade para com o meio, não é sobre dinheiro mas sim porque o mundo importa.

Aqui, fizemos um resumo do que é consumo consciente. Mas você pode se fazer algumas perguntas antes da próxima aquisição. Essa técnica te ajuda a criar um hábito mais saudável para vida, e consequentemente, até para o bolso. 😉

1- O que comprar? – Conheça bem o produto, sua procedência, formas de fabricação, e matéria-prima;
2- Por que comprar? – Saiba a motivação por detrás da compra, qual a necessidade da aquisição;
3- De quem comprar? – Informe-se sobre marcas e empresas com responsabilidade e consciência socioambiental;
4- Onde comprar? – Procure onde comprar, se esse estabelecimento é engajado com causas sustentáveis e promove o consumo consciente;
5- Como comprar? – Crédito, à vista ou parcelado, dentre tantas formas de pagar. Mas é necessário gastar com isso? De repente, até fazer dívidas?
6- Como usar? – Quantos produtos compramos e não usamos? Por isso, saber como usar para dar função à compra. Não simplesmente comprar por comprar, por imediatismo;
7- Como descartar? – Se você sabe e consegue descartar aquele produto após o uso. Preocupe-se para onde ele vai e como será tratado. Por exemplo, conhecendo o tratamento de lixo da sua cidade.

 

Consumo consciente

Conheça a Papel Semente

A Papel Semente é uma empresa sustentável que cria produtos ecológicos a partir de restos de aparas de papel coletados por catadores da Ong Guardiões do Mar. Além disso, são fabricados por moradores da comunidade de São Gonçalo, gerando renda e dando oportunidades aos trabalhadores locais.

A companhia trabalha produzindo papelaria e embalagens com sementes em sua composição, sendo possível escolher entre doze tipos de flores, hortaliças e ervas de sua preferência. Então além de contribuir para a redução de lixo nas praias e rios do Rio de Janeiro, nossas papelarias também tornam-se uma ótima maneira de contribuir com práticas sociais.

Empresa B

Empresas do Sistema B recebem uma certificação que reconhece companhias sustentáveis e de consumo consciente. As organizações com esse selo são preocupadas com um futuro mais ecológico, e promovem ações socioambientais em prol de um mundo melhor, com respeito à natureza e bons impactos para a sociedade.

Veja mais sobre o que é uma empresa do sistema B e entenda sobre esse importante certificado do qual a Papel Semente tem tanto orgulho de obter. Confira nosso post sobre Sustentabilidade Empresarial.

Gere vida, ao invés de lixo. ♻💡

 

Clique aqui e entre em contato com nossa equipe para saber mais

 

Promova ações sustentáveis na sua empresa, na sua casa e em sua comunidade. Plante sua própria hortinha, seja um consumidor consciente e invista em uma papelaria ecológica que faça a diferença. Inscreva-se no canal da Papel Semente e confira como funciona nosso trabalho. Acesse ou dê play abaixo para saber mais sobre embalagens para delivery ecológicas:

Leia mais

5 comentários em “O Que é Consumo Consciente? Guia Prático para Entender”

  1. Pingback: O Que é Slow Fashion? Um Guia Rápido e Explicativo

  2. Pingback: Qual a importância do Consumo Consciente? Descubra e Pratique .

  3. Pingback: Economia Circular da Papel Semente - Muito Mais Que Uma Folha

  4. Pingback: Ideias Criativas para Fidelizar Clientes - 9 Maneiras Para Seu Negócio

  5. Pingback: Certificados Papel Semente - Conheça A Importância dos Selos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top