Dia Mundial da Água – Dicas de atividades para alunos

Aproveite o Dia Mundial da Água para fazer atividades lúdicas e criativas com seus alunos. Tudo isso mantendo a visibilidade da importância da água e de preservar o meio ambiente. Os papéis plantáveis vão deixar sua atividade ainda mais inesquecível.

O Dia Mundial da Água é celebrado anualmente no dia 22 de março. Agendado pela ONU, desde 1992, é perfeito para promover debates sobre um tema tão relevante: a água.

A água é um recurso natural que deve ser sempre lembrado. Além de essencial no dia a dia e na geração de energia, é também um bem pouco cuidado. Por isso, aproveite o Dia Mundial da Água para criar atividades com seus alunos que relembrem a importância deste recurso.

Através destas atividades, você convida eles a pensarem sobre a nossa relação com a água e o uso consciente. Para completar, use papel semente. O papel plantável da Papel Semente pode ser inserido como um cartão para relembrar a atividade. Ou até mesmo, uma tag com a data da atividade especial.

O bacana é que este papel poderá ser plantado pelos seus alunos e eles vão compreender ainda mais a importância da água. Afinal de contas, o germinar de uma planta depende de uma boa rega.

Confira neste post mais detalhes sobre o Dia Mundial da Água e dicas de atividades para alunos junto com lembrancinhas em papel semente.

Nesse post tem:

O Que é o Dia Mundial da Água?

O Dia Mundial da Água é uma data criada para pensar no principal recurso hídrico existente responsável pela sobrevivência de várias espécies de vida no nosso planeta.

Espera-se que durante um dia inteiro a comunidade internacional possa refletir sobre os recursos hídricos. A água é um recurso natural essencial para a vida no Planeta. Por isso, não se deve ignorar questões relacionadas à preservação e conservação.

Bem como, articular os problemas que atrapalham a qualidade da água ou dificultam a existência da mesma. Também é um dia para colocar em pauta e discussão o acesso. Apesar de ser essencial, muitos não possuem acesso à água potável.

Além disso, a água também entra na pauta econômica, através dela, alguns países, como o Brasil, geram energia. O Dia Mundial da Água não é somente uma celebração no calendário, anualmente, a ONU se organiza neste dia e promove debates.

Os temas são diferentes a cada ano em 2021, foi “Valorizar a água”. Por fim, o tema do Dia Mundial da Água 2022 será “Águas subterrâneas: Tornando o invisível visível”.

Clique aqui e acompanhe todos os detalhes sobre o Dia Mundial da Água 2022 organizado pela ONU em parceria com a UN Water.

Quando é o Dia Mundial da Água?

O Dia Mundial da Água é comemorado todo dia 22 de março para relembrar a sua importância em nossas vidas. A Organização das Nações Unidas (ONU) criou a data comemorativa em 1992.

Declaração Universal dos Direitos da Água

A ONU não apenas criou o Dia da Água, como apresentou a Declaração Universal dos Direitos da Água. O objetivo é manter o alerta sobre a escassez da água em alguns lugares do planeta.

A declaração também é um convite sobre para pensarmos com fazemos o seu uso. Afinal de contas, trata-se de um recurso natural finito. Através dela espera-se manter em aberto os temas relevantes sobre a água, criando soluções eficientes para o uso consciente.

Além de criar melhores oportunidades para os que não têm acesso. A Declaração dos Direitos da Água foi elaborada com 10 artigos, veja a imagem abaixo:

dia mundial da água
Íntegra da Declaração dos Direitos Universais da Água.
Fonte: progestao.ana.gov.br

Observe que os 10 artigos estão entrelaçados e relembram a importância da água em nossas vidas. Bem como reafirma que ela é um direito de todos e deve ser usada com cuidado.

A água também está presente nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Dois objetivos possuem a água como participante protagonista:

  • O objetivo 6 afirma a importância de assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.
  • Já o objetivo 7 a água está presente na geração da energia acessível e limpa.

Neste caso, deve ser assegurada para todos, em acesso confiável, acessível e sustentável.

dia mundial da água

Importância do Dia

O Dia Mundial da Água é importante porque reúne diversos pensadores, influenciadores, políticos e ativistas para refletirem sobre a água. Em alguns casos, são apresentadas soluções para problemas novos e antigos que envolvem a preservação do líquido.

Também é uma forma de dar visibilidade a projetos para a acessibilidade da água para todos. De fato, ter um evento anual, é válido para promover um tema tão relevante quanto a água.

O recurso deve ser pensado todos os dias, mas, neste dia, ela ganha uma atenção diferente. E, é perfeito para inserir o tema nas escolas e realizar atividades com os alunos.

Atividades para o Dia Mundial da Água

As atividades para o Dia Mundial da Água podem ser divertidas, lúdicas e memoráveis. Além disso, deixe tudo inesquecível entregando uma tag ou um cartão para lembrar da celebração.

Ou, até mesmo, um folder com detalhes importantes sobre a água no Planeta. Estes materiais podem ser produzidos em papel semente, desta forma, os alunos poderão plantar e acompanhar uma planta germinar.

É uma forma de integrar os alunos ainda mais no processo de interação com a natureza e lembrar a importância da água. Confira algumas atividades para o Dia Mundial da Água.

O que fazemos com água?

Estimule os alunos a desenharem ou escreverem sobre o que eles fazem com água. É importante que eles compreendam o quanto a água é presente na vida deles. Para isso, vale criar cartazes em que as palavras ou desenhos sejam colados.

O mural será interessante para conversar sobre a água. Você pode usar folhas A4 da Papel Semente para realizar esta atividade. Os alunos podem escrever nelas e depois plantar em um vasinho. Eles vão aprender o quanto a água é importante para o crescimento da planta.

Neste caso, vale a pena criar um diário fotográfico sobre o que está acontecendo com no vasinho.

Compre folhas A4 na nossa loja online. Clique Aqui.

7 produtos sustentáveis inovadores para conhecer. Conheça o Papel Sulfite A4 que pode ser plantado | flyer online | folhas A4 | dia mundial da água
Conheça o Papel Sulfite A4 que pode ser plantado

Água da chuva, dá para usar?

Que tal aproveitar que março é uma época de muita chuva e ensinar os alunos a captarem água da chuva? Pode ser uma atividade interessante, eles vão ser questionados sobre o que se pode fazer com essa água.

Dá para beber, dá para lavar o quintal, regar as plantas… Existem muitas possibilidades. Mesmo que a água captada seja pouca, é importante que eles marquem a quantidade, para entender o quanto do líquido conseguiram usar. As dinâmicas são diversas!

Aproveite para entrar com matérias extras como as mudanças climáticas e a importância da chuva no ciclo da natureza. Explicar a formação da chuva e até mostrar como a floresta Amazônica é importante neste ciclo fluvial.

Para as explicações extras, vale a pena elaborar um folder com os detalhes. Este folder pode ser feito em papel plantável, com sementes de tomate.

Compre folders em papel semente na nossa loja online. Clique Aqui.

Folder Institucional - Sustentável e 100% Biodegradável - Papel Semente
Folder Institucional – Sustentável e 100% Biodegradável – Papel Semente

Quiz sobre a água

O quiz sobre a água é interessante para mostrar aos alunos sua presença em todos os lugares. As curiosidades podem falar sobre a porcentagem de água no corpo e na produção do plástico do celular.

Ou ainda, o quanto de água é necessário para gerar energia para ficar no videogame. E ainda, quais plantas precisam de mais ou menos água para germinar.

A equipe vencedora do quiz, pode ganhar um prêmio diferente. Por exemplo, uma sacolinha com um vasinho de coco, terra e sementes para plantar.

Compre lembrancinha ecológica na nossa loja online. Clique Aqui.

Lembrancinha Ecológico Sacolinha Kraft - Papel Semente
Lembrancinha Ecológico Sacolinha Kraft – Papel Semente

Desperdício, não!

É importante ensinar aos alunos que o desperdício da água pode ser evitado. São ações simples no cotidiano que fazem a diferença.

Para as crianças terem uma ideia do quê é o desperdício de água, dê atividades dinâmicas. Por exemplo, peça para colocarem um balde de água debaixo do chuveiro, sempre que eles notarem que não estão usando o chuveiro.

É importante lembrar que o desperdício de comida, também significa desperdício de água. Isto porque muita água é usada para a produção de alimentos.

Vale a pena mostrar exemplos do quanto os alimentos usam água durante a produção. Ou ainda, investir em atividades de reciclagem, mostrando o quanto de água é usado na produção de produtos novos.

E, o quanto é economizado pelo processo de reciclagem. A etiqueta em formato de gota pode ser legal para marcar esta atividade. Clique aqui e confira mais informações.

Compre etiqueta reciclada e ecológica na nossa loja online. Clique Aqui.

Os estados físicos da água

Os estados físicos da água proporcionam muitas dinâmicas interessantes e curiosas. As crianças e adolescentes participam das transformações da água enquanto estudo sobre a importância dela.

A atividade pode ser feita em sala de aula e continuada nas casas. Dá até para pedir para os alunos produzirem vídeos, ao melhor estilo Tik Tok. Quem sabe até, postarem os vídeos no Dia Mundial da Água.

O cartão de visita quadrado, em papel plantável, pode ser usado como um convite para o dia que os vídeos serão apresentados. E os alunos poderão, no final do aprendizado, levar sementes para serem plantadas em casa.

Compre cartão de visita quadrado na nossa loja online. Clique Aqui.

Conheça a Papel Semente

A Papel Semente está no mercado há 11 anos oferecendo um produto conectado com a natureza. Buscando encontrar uma forma de apoiar o consumo consciente, e diminuir o impacto ambiental dos resíduos sólidos.

O papel plantável da Papel Semente passa por um processo semi-artesanal e ainda usa de papel reciclável para ser elaborado. Isso significa que há redução no uso de água para a produção.

Para completar, há uma relação de respeito com os trabalhadores e também com a comunidade ao redor. Por isso, a Papel Semente é uma empresa B certificada e está constantemente se atualizando sobre sustentabilidade socioambiental.

É uma constante busca de aperfeiçoar seu produto, sem ignorar a natureza ao redor. Afinal de contas, é possível entregar qualidade mantendo o respeito com o meio ambiente.

>>> Clique aqui e conheça mais detalhes sobre a nossa história. <<<

Clique aqui e entre em contato com a nossa equipe

Empresa B

A Papel Semente é uma empresa certificada pelo Sistema B, selo que avalia empresas responsáveis com o meio ambiente, a sociedade e com valores sustentáveis. Afinal, nós acreditamos que juntos podemos alcançar um mundo melhor.

Inscreva-se no canal da Papel Semente e veja como funciona nosso trabalho. Acesse ou dê play abaixo para saber mais sobre como plantar papel semente.

Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top