Tudo sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Objetivos de Sustentabilidade da ONU

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU podem e devem ser pensados pelas empresas. A Papel Semente já participa desta realidade.

 

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU foram pensados para países, empresas e pessoas. É um movimento que convoca a todos para rever seus hábitos e estilo de vida na tentativa de melhorar a qualidade de vida no planeta. Por isso, os ODS lidam com desafios da sociedade relacionados a preocupações sociais, econômicas e ambientais. 

Apresentados em 2015, os ODS integram a Agenda 2030. São 17 objetivos e 169 metas a serem implementadas pelos países envolvidos até o ano de 2030. Além do Brasil, 192 países assumiram este compromisso.

A Papel Semente já participa deste movimento. Para isso desenvolvemos um papel plantável produzido a partir de papel reciclável. Plantável e biodegradável, não volta para o lixo, pois pode ser usado para germinar uma planta. Além disso, participa de ações colaborativas com a comunidade local e tem frete neutro. 

Neste post você conhecerá os detalhes da Agenda 2030 e entenderá cada um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Também poderá ver quais os ODS que a Papel Semente está alinhada. 

tag quadrada verso - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

A Agenda 2030

A Agenda 2030 é um compromisso global para melhorar a qualidade de vida da humanidade e do meio ambiente. O compromisso foi assumido em 2015 por 193 países, incluindo o Brasil. Cada país se comprometeu a cumprir algumas metas de desenvolvimento social, econômico e ambiental. 

A agenda é organizada e coordenada pela Organização das Nações Unidas, a ONU. As propostas da agenda estão atreladas aos principais desafios enfrentados pela sociedade atual. Inclui compreender que o crescimento e desenvolvimento não podem passar por cima das necessidades relacionadas aos recursos naturais. 

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, também conhecidos como ODS, foram pensados de forma integrativa e inter-relacional. Apesar disto, podem ser articulados em práticas independentes, com base nas necessidades prioritárias dos países. No total são 17 objetivos e 169 metas a serem implementadas por todos os países.

A proposta é de conseguir, através destes objetivos, transformar o mundo nos próximos 15 anos. Sendo assim, espera-se resultados significativos até o ano de 2030, por isso o nome Agenda 2030.

A Agenda 2030 é um convite para os países, governos e também para instituições, empresas e a sociedade em geral. Todos precisam unir força na tentativa de melhorar a condição de vida do planeta, incluindo a sobrevivência digna das pessoas.  

Por fim, 5 princípios norteiam a Agenda 2030, são eles: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias. Através da uniam dos 5Ps espera-se frear os problemas globais que estão afetando dramaticamente a vida na Terra. São problemas sociais como a fome, econômicos como a miséria e ambientais como o aquecimento global. 

 

O que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU fazem parte de uma força tarefa para melhorar a condição de vida do planeta. Expõe os principais desafios da sociedade contemporânea e alinham propostas para vencer estes desafios.

Os desafios estão propostos por uma ordem aleatória que não reflete necessariamente prioridades. Isto é, os países e envolvidos podem escolher por onde começar a desenvolver seus projetos. Contudo, todos os objetivos são integrados e interligados, participando direta ou indiretamente, da construção do equilíbrio do desenvolvimento sustentável. Lembrando que este considera entre as dimensões: econômica, social e ambiental.

O nível de dificuldade em cumprir os objetivos também é relativo, cada envolvido entenderá as suas limitações, para melhor adequar os projetos. O importante é entender que todos estão tentando construir um bem maior, isto é, a preservação da humanidade e da natureza. 

Os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU

 

A Papel Semente e os ODS

A Papel Semente é uma empresa de consciência ecológica e responsabilidade social. Ao desenvolver um produto sustentável e que gera uma planta, a Papel Semente se torna participante ativo do desenvolvimento sustentável. Além disso, desde sua criação constrói uma relação cooperativa e responsável com a comunidade em que está inserida.

Alguns selos e certificados para empresas já estão considerando os ODS. Um deles é o ESG, este selo está bem alinhado com o Objetivo 5 e o Objetivo 8. Clique aqui e confira o que é ESG. Já a ideia de consumo responsável presente nas lojas e marcas slow fashion está bem alinhadas com o Objetivo 8 e Objetivo 12.

 

Certificados da Papel Semente - Sua marca

 

Conheça a importância das Certificações e Selos da Papel Semente e entenda o quanto a empresa está envolvida nestas questões. Os selos e certificações da Papel Semente sustentam o compromisso com os ODS. Através deles, a Papel Semente se mantém alinhada com os objetivos 8, 9, 12 e 13. Alguns dos nossos certificados são:

 

Empresa B

A certificação Empresa B é conquistada por empresas que provam o quanto o seu negócio é bem relacionado com a comunidade. Além disso, mostra a preocupação da empresa por um futuro ecológico. Entendendo o quanto as ações do presente impactam o futuro. 

 

Frete neutro

As entregas dos pedidos realizados na loja on-line da Papel Semente tem as taxas de emissão de CO² compensadas. A Papel Semente assumiu o compromisso de apoiar projetos de preservação florestal para compensar o carbono. Por isso nosso frete é neutro.

O selo CO² Neutro é uma demonstração do nosso compromisso em se posicionar contra as mudanças climáticas. Fazemos a nossa parte na tentativa de frear o aquecimento global.

 

Trabalho desenvolvido com a comunidade

Além da preocupação ambiental, a Papel Semente realiza um trabalho com a comunidade. Os restos de aparas de papel para a produção do papel semente são recolhidos por catadores da comunidade. Ainda apoiamos a ONG Guardiões do Mar.

Todos estão no Rio de Janeiro, cidade em que a Papel Semente tem sua sede. Além disso, nos preocupamos em ter uma equipe com profissionais da região.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Conheça a Papel Semente

A Papel Semente é uma empresa com mais de 10 anos de mercado. É pioneira em papel plantável e 100% biodegradável. Na Papel Semente os papéis são produzidos a partir de papéis reciclados e passam por um processo semi artesanal. Neste processo, as sementes são inseridas manualmente, a depender do pedido do cliente. 

Na Papel Semente você tem até 12 opções de sementes, entre flores, legumes, hortaliças e temperos. Além disso, é possível conversar sobre sementes diferentes do nosso catálogo. Todo este processo possibilita que os papéis possam ser usados para diversos fins, desde simples etiquetas até caixas de presente.

Os pedidos podem ser realizados na loja on-line. Escolher a Papel Semente é uma garantia de agregar valor ao seu produto. Mostre aos seus clientes como a sua empresa opta por parceiros que pensam na Natureza e na sociedade.  

Empresa B

Empresas do Sistema B recebem uma certificação que reconhece companhias sustentáveis. As organizações com esse selo são preocupadas com um futuro mais ecológico. Elas promovem ações socioambientais em prol de um mundo melhor, com respeito à natureza e bons impactos para a sociedade.

Veja mais sobre o que é uma empresa do sistema B e entenda sobre esse importante certificado do qual a Papel Semente tem tanto orgulho de obter. Confira nosso post sobre Sustentabilidade Empresarial.

 

Clique aqui e entre em contato com nossa equipe para saber mais

 

E agora que você já sabe quais são os 17 Objetivos de Desenvolvimento da ONU, que tal dar o próximo passo? Inscreva-se no canal da Papel Semente e confira nosso trabalho. Acesse ou dê play abaixo para saber mais:

Leia mais

4 comentários em “Tudo sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”

  1. Pingback: Dia Mundial da Água – Dicas de atividades para alunos - Papel Semente

  2. Pingback: Dia da Mata Atlântica 2023 – Data, História e Importância

  3. Pingback: Como Se Tornar uma Empresa ESG - 3 passos simples

  4. Pingback: Como implantar a sustentabilidade na empresa? Faça em 7 passos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top