Dia do Planeta Terra: 7 hábitos para você ajudar o meio ambiente

Para celebrar o Dia do Planeta Terra, selecionamos 7 hábitos para colocar na rotina que fazem toda a diferença e protegem o nosso meio ambiente.

 

No dia 22 de Abril é comemorado o Dia do Planeta Terra. A data é celebrada para conscientizar a população da necessidade de cuidar e preservar a natureza.

O data é marcada pela primeira manifestação pró meio-ambiente, que aconteceu em Abril de 1970. O senador norte americano e ativista ambiental Gaylord Nelson foi o responsável por liderar o movimento. Na época, o objetivo era fazer com que governo dos Estados Unidos reconhecesse a importância de zelar pelo meio ambiente. A iniciativa do senador Gaylord Nelson tomou proporções mundiais tornando-se lembrada pelo Dia Mundial do Planeta.

O dia é também lembrado como o Dia Internacional da Mãe Terra. Nele, todos os anos, instituições e pessoas amigas do meio ambiente tem o objetivo de criar uma consciência que proteja nosso planeta. Aqui, na Papel Semente, não é diferente.

Dia do Planeta Terra: 7 hábitos para você ajudar o meio ambiente

 

Conheça a Papel Semente

Pioneira no Brasil, a Papel Semente é uma empresa que se preocupa com os recursos naturais da Terra e preza por práticas mais sustentáveis

A Papel Semente fábrica de maneira semi-artesanal um papel que possui sementes na composição. Essas sementes dão origem a lindas flores e hortaliças. Após o uso, basta picar o papel e plantar.

O papel semente é feito com aparas de papel recolhidas por catadores de materiais recicláveis da ONG Guardiões do Mar, no Rio de Janeiro. A iniciativa não só ajuda a produzir o papel 100% biodegradável, mas também a gerar renda para essa comunidade.

Com este papel é possível produzir diversos produtos que podem ser utilizados em casa, empresas e até mesmo nas escolas. Para você conhecer mais sobre os nossos produtos, clique aqui.

Dia do Planeta Terra: 7 hábitos para você ajudar o meio ambiente

7 Hábitos para o Dia do Planeta Terra

 

Para você fazer parte de um mundo mais sustentável, separamos 7 hábitos simples que podem ajudar a salvar o meio ambiente neste Dia do Planeta Terra.

 

1)Economize  Energia

Desligar as luzes quando não estiver usando é um hábito que já pegou para muita gente. Porém, você já pensou em trocá-las por LED? Elas são lâmpadas bem mais econômicas, que ajudam o meio ambiente e o bolso também.  Além disso, retirar das tomadas aparelhos que não estão em uso é uma outra forma de ajudar a natureza.

 

2) Utilize Papel Semente

Trocar os papéis sulfite brancos pelos produzidos com semente é um modo muito criativo e bacana de ajudar a salvar as árvores e solos. Isso porque, para deixar a folha branquinha, ela passa por uma série de processos químicos que contaminam solos e água.

Além disso, como o Papel Semente você pode plantar seu próprio tempero e hortaliça, livre de conservantes e agrotóxicos.

Conheça mais sobre a Papel Semente clicando aqui.

 

3) Economize água

Reduzir o tempo de banho é uma prática que ajuda o meio ambiente, assim como desligar o chuveiro enquanto estiver ensaboando o corpo e os cabelos.  Além disso, fechar a torneira enquanto escova os dentes e lava a louça, quase todos sabem que é necessário. Porém, algumas práticas corriqueiras são desconsideradas na hora de economizar água. Como por exemplo, jogar água mineral fora e lavar o quintal com água não reutilizada.

 

4) Crie sua própria horta

Você pode fazer a sua hortinha em casa. Os produtos da Papel Semente podem te ajudar neste processo. Como eles são feitos com um papel que contém sementes na composição,  depois de usado basta picar e plantar para nascer um hortaliça, tempero ou flor. Além disso, você pode decorar com mais verde a sua casa.

 

5) Descarte de lixo

Para comemorar o Dia Mundial da Terra você pode começar a descartar corretamente o lixo da sua casa e também do trabalho. A maioria dos papéis domésticos e de escritório não passam por um processo de reciclagem e mantém a terra poluída. Assim como resíduos orgânicos, de metais e plásticos.

 

6) Diga não ao Plástico 

Evite o plástico a todo o custo! Este é um grande inimigo para o meio ambiente, que vai parar nos Oceanos. Você pode ler mais sobre os plásticos no oceano neste post aqui ou até mesmo aprender como substituir o plástico no dia a dia.

 

7) Não deixe sua geladeira e fogão perto um do outro.

Poucas pessoas sabem, mas quando o fogão e geladeiras estão posicionados um ao lado do outro o consumo de energia é maior. O motivo é que para compensar o ganho de temperatura recebido do outro eletrodoméstico é preciso usar mais energia.

Dia do Planeta Terra: 7 hábitos para você ajudar o meio ambiente
Dia do Planeta Terra

 

O Dia do Planeta Terra é comemorado por muitas pessoas e você pode ser uma delas. Gostou das dicas? Comente aqui!

 

Conheça mais sobre o trabalho da Papel Semente clicando aqui.

 

Veja mais sobre a Papel Semente nesta reportagem da Rede Globo

2 comentários em “Dia do Planeta Terra: 7 hábitos para você ajudar o meio ambiente”

  1. Ótimas dicas!

    Complementaria com mais uma:

    -> Diminua o consumo de carne =) (se tirar de vez, melhor ainda)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top