Dia mundial do meio ambiente: 10 ideias verdes para melhorar o seu dia-a-dia e o do planeta

Dia 5 de junho é dia de celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente. Por isso, separamos ideias ótimas e simples que podem melhorar a sua rotina e ajudar muito o Planeta. 

 

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu no ano de 1972, durante conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente em Estocolmo, o Dia Mundial do Meio Ambiente. O objetivo da data é chamar a atenção da população mundial sobre os problemas ambientais atuais e também mostrar a importância da preservação dos recursos naturais.

Desde então, diversos grupos começaram a se preocupar em maneiras mais sustentáveis de viver, já que os recursos naturais podem se esgotar e afetar toda a vida na terra se utilizados sem controle. A ação do homem sobre o meio ambiente vem sendo discutida, assim como todos os impactos negativos da exploração de recursos. Além disso, diversas políticas ambientais começaram a ser criadas em todo o planeta.

Porém, não são só os governos que precisam fazer esforços para preservar o meio ambiente. Cada ser humano pode – e deve – adotar práticas mais sustentáveis no dia-a-dia. A ideia é proteger a natureza e também à vida das próximas gerações.

Existem práticas fáceis e básicas que podem ser aplicadas desde a compra de uma nova casa, até medidas que qualquer pessoa pode começar hoje mesmo em qualquer ambiente. Confira:

 

1º) Pense duas vezes antes de mudar de casa

A localização é um fator fundamental na hora de comprar ou alugar uma propriedade. Antes de mudar, é preciso considerar alguns fatores: tente maximizar a exposição de sua casa ao sol, isso fará com que você economize energia. Também tente evitar construir casas em locais propensos a desastres naturais, como enchentes e desmoronamentos. Outra ideia que vai aumentar sua qualidade de vida é tentar morar em uma área de fácil acesso ao transporte público e que tenha um comércio próximo. Isso fará com que você use menos o carro próprio.

 

 

2º) Nem toda casa grande é boa

O quanto menor, melhor. Uma casa pequena e construída com técnicas sustentáveis vai ter um menor impacto ambiental. Uma casa que é muito grande acaba tendo mais gastos – tanto econômicos quanto de recursos naturais. Atualmente, a melhor opção é tentar gerenciar um local sustentável nestes dois termos. Se sua ideia é ter uma família grande, então coloque os recursos adequados no local.

 

3º) Isolamento é importante

O isolamento é um dos pontos mais importantes se você quiser viver em um local verde. O aquecimento e/ou resfriamento das casas correspondem a 50% do consumo de energia de uma casa. Tente economizar no aquecedor e ar condicionado. As faturas de energia também vão reduzir.

 

4º) Reduza, Reuse, Recicle

Reduza a sua necessidade de comprar produtos novos que não são favoráveis ao meio ambiente. Reutilize seu material antigo, como pisos de madeira, portas e janelas. Materiais reciclados não só ajudam – e muito – o meio ambiente, como auxiliam as comunidades locais. A Papel Semente trabalha com estes três principios, conheça a nossa história aqui.

 

5º) Instale Painéis Solares

A energia solar é fonte de energia limpa e renovável. Os painéis solares são uma tecnologia emergente para as pessoas que querem utilizar o poder natural do sol. Eles podem ser caros no início, mas a economia a longo prazo é um dos melhores exemplos de como beneficiar o seu bolso com atitudes verdes.

Dia Mundial do Meio Ambiente

 

6º) Colheita de água da chuva é importante

Uma boa ideia que vai fazer bem para suas economias e para a natureza é construir tanques de coleta de água de chuva. A água coletada pode ser usada para diferentes fins, como banheiros e sistemas de irrigação.

 

7º) Iluminação Eco-Friendly

Atualmente, as lâmpadas de LED são uma opção ecofriendly e também muito mais potentes para a iluminação de propriedades. Além da luz ser melhor e mais eficiente, ela não gasta tanta energia como as lâmpadas comuns.

 

8º) Paisagismo que faz a diferença

Um paisagismo eficiente pode proteger a sua casa da luz solar direta durante o verão e também permite que mais luminosidade chegue em suas janelas durante o inverno. Plante árvores no lado sul e oeste de sua casa, elas vão proteger os raios solares durante o verão e deixar sua casa mais fresca. Já no inverno, quando as árvores perdem suas folhas, elas vão permitir que mais luz solar chegue em suas janelas.

 

9º) Plantas que purificam o ar

Economize na compra de purificadores de ar e deixe a sua casa mais verde ao mesmo tempo. É possível comprar alguns tipos de planta que filtram o ar naturalmente e de forma saudável.  Falando em plantas: temos dicas de algumas lindas plantas para você colocar na sua casa ou escritório nesse post.

 

10º) Produtos de limpeza naturais

Não há como falar em ser sustentável sem falar de produtos de limpeza não tóxicos e que não agridam o meio ambiente. Existem opções muito fáceis e com baixo custo de fazer produtos naturais para limpar sua casa. Você pode ver 10 opções neste post que mostra o passo-a-passo de como fazer os seus próprios produtos.

Produtos de Limpeza Natural - Listerine

 

E você? Já se inspirou para o Dia Mundial do Meio Ambiente e escolheu quais práticas verdes vai adotar?

 

Já ouviu falar da Papel Semente?

A Papel Semente é uma empresa especializada em transformar papéis recicláveis em papéis que podem ser plantados. No processo de fabricação semi-artesanal, sementes são implantadas no papel, deixando-os apto para serem plantados no solo.

Depois de usar o papel, é possível picar, plantar, molhar e germinar uma linda flor e hortaliça.

A Papel Semente produz papéis com as sementes escolhidas pelos clientes. Podem ser de cenoura, tomate ou até mesmo cravo-francês e margaridas. Além disso, estes papéis plantáveis são feitos em diversos formatos: de folhas A4 à convites de casamento que podem ser plantados. São mais de 170 diferentes maneiras de usar o papel semente.

Para saber mais, confira nosso trabalho nesta reportagem do “Good News” na RedeTV!

E você, já sabe Como preservar o meio ambiente? Comente aqui!

 

Leia Mais:

10 Plantas Medicinais Super Fáceis De Manter Dentro De Casa

20 Cantinhos Lindos De Casas Para Inspirar Ambientes Mais Verdes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top