Blog

Como fazer pizza vegana com produtos sustentáveis

Como fazer pizza vegana com produtos sustentáveis

Que você pode plantar e se deliciar com os produtos da Papel Semente você já sabe né? Então pra te ajudar a fazer delícias com os produtinhos de sua horta, nós preparamos uma receita de pizza vegana de dar água da boca. 

 

Pizza vegana

São tantos sabores, tantas adaptações, cada cultura colocando seus temperos na nossa querida pizza, não é mesmo? Mas sabia que tem um jeito que ela fica mais gostosa ainda? Quando ela é feita com produtos da terra, tiradas do nosso quintal. Quer ver como?

O processo é bem simples. Ao receber e consumir os produtos da Papel Semente, você tem a oportunidade de plantar o papel e ter sua própria hortinha. É que todos os papéis da nossa fábrica são feitos em um processo semi-artesanal, com restos de aparas de papel, que são recicladas e recebem sementes em sua composição. Após o uso, é só picar o papel e plantar na terra para ver sua hortinha começar a germinar.  São mais de 12 tipos de sementes de flores e hortaliças. Cada papel pode ser personalizado do jeitinho que você preferir.

Conheça o Papel Sulfite A4 que pode ser plantado | flyer online | folhas A4

Além de promover a sustentabilidade, você colabora com o consumo consciente e ganha sementes que germinam de verdade. Assim, basta encontrar um potinho ou vasinho com terra, cortar o seu papel em pedacinhos (só cuidado pra não cortar demais) e plantar com terra e água, dessa forma você pode fazer suas próprias receitas veganas.

No nosso blog, temos todas as orientações de como plantar cada sementinha e criar sua própria horta. “Plantei, nasceu meus pézinhos, e agora”? Bom, agora que você colheu seus produtos é hora de preparar receitas para aproveitar todos esses nutrientes.

 

Ingredientes

A receita de pizza vegana pode ser muito ecológica também,  portanto vamos usar produtos que plantamos e colhemos na nossa horta sustentável.

  • 200 ml de água morna (1 e ¹/² xícara)
  • 10g de fermento biológico
  • 400g de farinha de trigo (3 xícaras)
  • 60 ml de azeite (4 colheres de sopa)
  • Pitada de sal
  • Pitada de açúcar
  • molho de tomate
  • alho
  • queijo vegetal de sua preferência
  • tomate da hortinha
  • manjericão da hortinha
  • salsa da hortinha 🙂

 

Modo de preparo: Massa

Pra uma pizza vegana ficar boa, precisa ser feita com uma massa crocante e macia.

Em uma bacia, mexa o fermento com o sal e o açúcar. Depois, adicione a farinha, a água e o azeite. Mexa a massa até que fique uniforme. Nessa hora, lave bem as mãos e capriche para sovar bem a massa até ela virar uma bolinha. Se sentir as mãos grudando, coloque mais farinha até a massa se soltar.

Cubra a massa com um pano de prato seco e deixe descansar por cerca de quarenta minutos até dobrar de tamanho.

Então, é só colocar a massa em uma bancada ou mesa e esticar com rolo até que fique em formato de disco, porém é  nessa hora você decide como gosta da espessura da massa, se gosta de massa fininha ou mais encorpada. À vontade do chef 😉

 

Como fazer pizza vegana: Recheio

Opção é o que não falta para rechear bem sua pizza vegana, por isso separamos uma receita especial para fazer com seus produtos sustentáveis.

Enquanto a massa está crescendo na bacia, aproveite para fazer o recheio. Corte os tomates, a salsa, o alho e o manjericão, lave-os bem e seque com papel toalha. Depois, você pode adicionar o molho de tomate pronto, ou preparar o seu.

Uma receitinha caseira que fica bem gostosa é bater no liquidificador os tomates, cebola, alho e sal. É importante uma pitada de açúcar para quebrar a acidez do molho.

Com a massa esticada, espalhe o molho e deixe uma borda de um centímetro aproximadamente. Depois, vá colocando o seu queijo vegano preferido, pode usar ricota de amêndoas ou  mussarela vegana na quantia que desejar.

Coloque as rodelas de tomate (com orégano fica mais saboroso), 10 folhinhas de manjericão, salsa e alho picadinhos. As quantias vão de acordo com o gosto pessoal, mas lembre-se que essas hortaliças têm um tempero forte.

 

Tá pronta!

Como fazer pizza vegana com produtos sustentáveis

Opção com rúcula, cebola e tomate seco.

Depois de montada a pizza, pré-aqueça e leve ao forno por 15 minutos no modelo elétrico ou 25 minutos no forno convencional são suficientes para você criar a pizza vegana dos sonhos. Uma dica é observar quando a bordinha da pizza começar a dourar, então você sabe que está ficando prontinha.

Hummm, aquele cheirinho da cozinha já está tomando conta da casa? Hora de saborear essa pizza vegana que rende oito pedaços e leva cerca de uma hora para ser preparada.

Além de ser uma opção prática e super gostosa, temos certeza que fica melhor porque você plantou alguns ingredientes, afinal tudo foi feito com muito carinho, desde o nosso papel até sua pizza vegana!

 

Clique aqui para conhecer nossos produtos e semear essa ideia

 

Assista ao vídeo da Papel Semente sobre o que plantar com nossos produtos. Clique aqui para acessar a plataforma do Youtube e se inscreva no canal. Nos conte quais opções veganas você gosta!

Um pensamento sobre “Como fazer pizza vegana com produtos sustentáveis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *