Sementes de Flores e Hortaliças: As 12 melhores e mais fáceis para plantar em casa

hortaliças

Sementes de flores e hortaliça são sempre uma opção mais econômica para começar um jardim ou hortinha em casa. Porém, nem sempre elas germinam da maneira que esperamos. Por isso, é importante saber quais são as sementes com mais chance de germinação em diferentes ambientes.

Aqui na Papel Semente, fabricamos papéis reciclados de maneira semi-artesanal. Durante o processo, inserimos sementes com garantia de germinação pelo RENASEM no papel. Isso faz com que todos os nossos produtos, seja um cartão de visita, convite, embalagem ou tag de roupa, possa ser plantado após o uso. Ou seja, o papel pode ser picado, plantado e germinará em uma linda flor ou hortaliça.

E já que temos bastante experiência com sementes, decidimos falar aqui no blog sobre as sementes de flores e hortaliça que tem mais chance de germinação. Já que elas germinam em nosso papel e geram vida ao invés de lixo 💕. 

 

Confira as sementes de flores e hortaliças que possuem melhor germinação

 

SEMENTE DE CLÁRQUIA

A clárquia é uma bela flor que atrai borboletas, excelente opção anual para maciços e bordaduras no jardim. Suas cores alegres e textura são ótimas em diversos estilos de casa ou jardim. Também pode ser cultiva em vasos ou jardineiras. As sementes de clárquia não exigem muitos cuidados e se adaptam bem à climas secos.

 

SEMENTE DE CRAVO-FRANCÊS 

Após ganhar o seu cravo-francês, a melhor época para iniciar o cultivo é entre os meses de maio a julho. Ou em regiões mais quentes, os meses de outono são os melhores.O ideal é deixar a flor germinar em uma temperatura de 14 a 20 graus célsius. Dentro de duas semanas após o plantio, ela deve começar a germinar. Confira como plantar cravo-francês em nosso post.

Sementes de Flores e Hortaliças: As 12 melhores e mais fáceis para plantar em casa
O Cravo-Francês, uma das plantas carro-chefe da Papel Semente

 

SEMENTE DE MARGARIDA

Desde antigamente e ainda hoje, a margarida é considerada é a flor que simboliza a juventude. A margarida faz parte da infância de muitas pessoas, já que a brincadeira bem-me-quer, mal-me-quer é feita com esta flor. As margaridas exigem raios de sol em uma parte do dia e não gosta muito de frio. Se você é um jardineiro iniciante, esta é uma excelente opção para quem procura  sementes de flores que não exigem tanto cuidado.

 

SEMENTE DE TOMATE

Muito utilizado em dietas de emagrecimento, saladas, nos molhos, nas sopas, nas carnes e até nos sucos. O tomate pode ser plantado o ano todo. Porém, é preciso que o clima do local do plantio seja sempre ameno. Nada de extremos, nem temperaturas baixas, nem calor em excesso.

 

SEMENTE DE MANJERICÃO

Nativa da Índia e de outras áreas tropicais da Ásia, é muito utilizado na culinária para temperos e saladas. O manjericão gosta de tomar pelo menos quatro horas de so direto e vai super bem com luz natural.  Regue a planta de dois a três dias e espere a sementinha germinar.

SEMENTE DE MOSTARDA

Folhas: cruas em saladas ou refogadas. Sementes: aromatização de saladas e pratos à base de peixes e carnes. A semente de mostarda possui propriedades tão poderosas, que até está sendo usada como combustível para voos sustentáveis. As sementes de mostarda gostam de climas amenos, assim como o tomate.

Sementes de Flores e Hortaliças: As 12 melhores e mais fáceis para plantar em casa
Papel Semente com sementes de mostarda

 

SEMENTE DE PIMENTA 

Aumenta a taxa metabólica do organismo e este efeito térmico faz com que aproximadamente 6 grs. de pimenta queime 45 calorias. Entre as sementes de flores e hortaliças mais queridinhas, está a semente de pimenta. As sementes devem aparecer cerca de 15 a 20 dias após o plantio.

 

SEMENTE DE SALSA

Sua celulose ajuda o movimento intestinal. Além de seu largo uso decorativo, a salsinha provê vários benefícios à saúde. É uma boa fonte de antioxidantes, ácido fólico. As sementes de salsa podem demorar de 2 a 6 semanas para germinar. Elas gostam de climas amenos e lugares ensolarados.

 

SEMENTE DE AGRIÃO 

Importantes para a glândula tireóide, evitam a fadiga e ajudam na saúde da pele e na formação dos ossos e dentes, além de possuir baixíssimas calorias (100 g = 22 kcal). O agrião precisa de algumas horas de sol do dia para crescer bem. Além disso, gosta de climas amenos.

 

SEMENTE DE ALMEIRÃO

Boa fonte de fósforo e ferro, contém poucas calorias e suas propriedades medicinais é utilizada como remédio natural para tratar problemas do fígado e intestino. O almeirão também é fã de temperaturas amenas, de 10 à 25ºC.  Eles vão bem sob sol direto.

 

SEMENTE DE RÚCULA

Com gosto diferenciado e forte aroma, vegetal com pequena quantidade de calorias e rica em fibras. Cuidado com o verão, melhor deixar sua semente de rúcula na sombra parcial nesta época do ano. Já no outono e inverno ela pode ser cultivada com sol direto ao longo de todo o dia.

​Papel plantável: saiba o que você pode plantar com o Papel Semente

SEMENTE DE CENOURA

As primeiras cenouras eram roxas, brancas ou amarelas e vieram do Afeganistão.  Mais tarde, agricultores holandeses cruzaram diversas variedades até obter um tipo laranja, a cor da família real do país. Você pode conferir como plantar cenoura clicando aqui.

 

QUER SABER MAIS SOBRE A PAPEL SEMENTE ?

A Papel Semente é uma empresa especializada em transformar papéis recicláveis em papéis que podem ser plantados. No processo de fabricação semi-artesanal, sementes são implantadas no papel, deixando-os apto para serem plantados no solo.

Depois de usar o papel, é possível picar, plantar, molhar e germinar uma linda flor e hortaliça. 

A Papel Semente produz papéis com as sementes escolhidas pelos clientes. Podem ser de cenoura, tomate ou até mesmo cravo-francês e margaridas. Além disso, estes papéis plantáveis são feitos em diversos formatos: de folhas A4 à convites de casamento que podem ser plantados. São mais de 170 diferentes maneiras de usar o papel semente.

Para saber mais, confira nosso trabalho nesta reportagem do Jornal Nacional na Globo:

Afinal, como funciona a germinação do Papel Semente?

Está se perguntando se as sementinhas do crachá realmente germinam? Você pode conferir nas fotos abaixo. Além disso, a germinação é certificada pela RENASEM.  Outros reconhecimentos e certificados mostram o compromisso da Papel Semente com a sustentabilidade e um mundo mais verde. Entre eles,  o Selo Verde do Instituto Chico Mendes e o reconhecimento na lista de Melhores empresas para o mundo, do B Corp – Best for the World 2018.

 

Peça um orçamento de Papel Semente clicando aqui.

E você? Gostou de saber os benefícios​ ​da​ ​cenoura​ para a saúde? Comente aqui!

14 comentários em “Sementes de Flores e Hortaliças: As 12 melhores e mais fáceis para plantar em casa”

  1. Minha filha está participando de uma Feira de ciências e o tema dela é agrotóxicos nos alimentos, pensamos em dar de brinde o papel que possa ser plantado, chamando atenção para sustentabilidade e ara importância da alimentação sem agrotóxicos. Por isso preciso de um orçamento

  2. Pingback: Como fazer pizza vegana com produtos sustentáveis

  3. Pingback: Papel Artesanal - Conheça Esse Papel Reciclado e Plantável

  4. Pingback: Tags Redondas para Editar - 5 Modelos da Papel Semente

  5. Pingback: Cartão Dia das Mães Educação Infantil - 7 Ideias Criativas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top