Uma pitada de esperança para a saúde de nossos oceanos foi lançada. Uma limpeza de plástico começou no Oceano Pacífico, no último mês. A Ocean Cleanup, um projeto que já dura cinco anos, lançou seu primeiro mecanismo teste de limpeza, o Sistema 0001. As expectativas são otimistas, já que a companhia prevê limpar 90% do plástico dos oceanos até 2040.

Porém, primeiro, eles precisam provar que a tecnologia vai funcionar com esse sistema “beta”. O mecanismo funciona através de um flutuador de 600 metros de comprimento que pode coletar cerca de cinco toneladas de plástico oceânico por mês. É um ótimo começo. Hoje, o sistema 0001 já chegou na Grande Porção de Lixo do Pacífico e está em fases de testes e ajustes para começar a apresentar os resultados da coleta nos próximos seis meses. Situado no meio do caminho entre o Havaí e a Califórnia, o vértice de lixo contém 1,8 trilhão de pedaços de plástico e cobre uma área duas vezes maior que o Texas.

A Ocean Cleanup planeja monitorar o desempenho do sistema 0001 e ficará na Grande Porção de Lixo do Pacífico cerca de um ano e meio. O objetivo do projeto, fundado pelo inventor holandês Boyan Slat quando ele tinha 18 anos, é limpar 50% do lixo em cinco anos da vértice. Isso está de acordo com o objetivo final da The Ocean Cleanup: reduzir a quantidade de plástico nos oceanos do mundo em pelo menos 90% até 2040.

 

Os desafios de diminuir o plástico dos oceanos (em inglês).

Uma ação que precisa começar o quanto antes

Pesquisas mostram que a maioria do plástico dos oceanos é formado por detritos maiores, segundo o site The Ocean Cleanup. “Ao remover o plástico dos mares, enquanto ele ainda tem pedaços grandes, evitamos que ele se decomponha em microplásticos perigosos que podem absorver substâncias tóxicas e chegar em nossa cadeia alimentar”, de acordo com o projeto.

Você provavelmente já leu o estudo sobre plástico oceânico: Espera-se que em 2050 os oceanos contenham mais plásticos do que peixes, de acordo com o Fórum Econômico Mundial. Isso é uma preocupação enorme. Segundo Lonneke Holierhoek, diretor de operações da The Ocean Cleanup, eles tem “muita pressa para realizar este projeto”.

Além disso, as ações precisam começar com eu, você e todos as sociedades. O projeto está limpando o lixo que já está nos oceanos, mas detritos ainda são levados ao mar todos os dias. Por isso, é essencial que a sociedade aprenda a diminuir o consumo de plástico. Nós já falamos bastante aqui no blog sobre a enorme preocupação do plástico dos oceanos. Para saber como você pode ajudar, nós demos dicas de como substituir o plástico no dia a dia e outras dicas de como diminuir o uso do produto.

Começa A Funcionar Sistema Que Prevê Limpar 90% Do Plástico Dos Oceanos

Ocean Clean Up

 

Você conhece a Papel Semente?

Somos uma fábrica brasileira de papel reciclado semi-artesanal que coloca sementes na composição do papel. Fazemos tags, convites, cartões, embalagens, flyers e diversos outros produtos em papel que podem ser plantados. Nossos papéis germinam em flores ou hortaliças. Confira mais sobre nosso trabalho clicando aqui.