Começa a funcionar sistema que prevê limpar 90% do plástico dos oceanos

Começa A Funcionar Sistema Que Prevê Limpar 90% Do Plástico Dos Oceanos

Uma pitada de esperança para a saúde de nossos oceanos foi lançada. Uma limpeza de plástico começou no Oceano Pacífico, no último mês. A Ocean Cleanup, um projeto que já dura cinco anos, lançou seu primeiro mecanismo teste de limpeza, o Sistema 0001. As expectativas são otimistas, já que a companhia prevê limpar 90% do plástico dos oceanos até 2040.

Porém, primeiro, eles precisam provar que a tecnologia vai funcionar com esse sistema “beta”. O mecanismo funciona através de um flutuador de 600 metros de comprimento que pode coletar cerca de cinco toneladas de plástico oceânico por mês. É um ótimo começo. Hoje, o sistema 0001 já chegou na Grande Porção de Lixo do Pacífico e está em fases de testes e ajustes para começar a apresentar os resultados da coleta nos próximos seis meses. Situado no meio do caminho entre o Havaí e a Califórnia, o vértice de lixo contém 1,8 trilhão de pedaços de plástico e cobre uma área duas vezes maior que o Texas.

A Ocean Cleanup planeja monitorar o desempenho do sistema 0001 e ficará na Grande Porção de Lixo do Pacífico cerca de um ano e meio. O objetivo do projeto, fundado pelo inventor holandês Boyan Slat quando ele tinha 18 anos, é limpar 50% do lixo em cinco anos da vértice. Isso está de acordo com o objetivo final da The Ocean Cleanup: reduzir a quantidade de plástico nos oceanos do mundo em pelo menos 90% até 2040.

 

Os desafios de diminuir o plástico dos oceanos (em inglês).

Uma ação que precisa começar o quanto antes

Pesquisas mostram que a maioria do plástico dos oceanos é formado por detritos maiores, segundo o site The Ocean Cleanup. “Ao remover o plástico dos mares, enquanto ele ainda tem pedaços grandes, evitamos que ele se decomponha em microplásticos perigosos que podem absorver substâncias tóxicas e chegar em nossa cadeia alimentar”, de acordo com o projeto.

Você provavelmente já leu o estudo sobre plástico oceânico: Espera-se que em 2050 os oceanos contenham mais plásticos do que peixes, de acordo com o Fórum Econômico Mundial. Isso é uma preocupação enorme. Segundo Lonneke Holierhoek, diretor de operações da The Ocean Cleanup, eles tem “muita pressa para realizar este projeto”.

Além disso, as ações precisam começar com eu, você e todos as sociedades. O projeto está limpando o lixo que já está nos oceanos, mas detritos ainda são levados ao mar todos os dias. Por isso, é essencial que a sociedade aprenda a diminuir o consumo de plástico. Nós já falamos bastante aqui no blog sobre a enorme preocupação do plástico dos oceanos. Para saber como você pode ajudar, nós demos dicas de como substituir o plástico no dia a dia e outras dicas de como diminuir o uso do produto.

Começa A Funcionar Sistema Que Prevê Limpar 90% Do Plástico Dos Oceanos
Ocean Clean Up

 

Você conhece a Papel Semente?

Somos uma fábrica brasileira de papel reciclado semi-artesanal que coloca sementes na composição do papel. Fazemos tags, convites, cartões, embalagens, flyers e diversos outros produtos em papel que podem ser plantados. Nossos papéis germinam em flores ou hortaliças. Confira mais sobre nosso trabalho clicando aqui.

3 comentários em “Começa a funcionar sistema que prevê limpar 90% do plástico dos oceanos”

  1. Márcia Paula

    Para ficar nota mil ,precisamos nova legislação multas altas para quem descarta lixo no chão, segundo usinas de reciclagem em todos os estados do Brasil ,terceiro latas de lixo em todos os estados, quarto fiscalização ostensiva daí a coisa fica perfeita é assim que se faz, vamos convocar nossos novos governantes em caráter de urgência, pois o problema está afetando o planeta.

  2. Pingback: Dia do Planeta Terra: 7 hábitos para você ajudar o meio ambiente

  3. Pingback: Dia da Árvore 2020 - O Que Fazer e Lembrancinhas | Papel Semente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top