Pegada de Carbono – Como calcular e Diminuir o Impacto

Pegada de Carbono - Como calcular e Diminuir o Impacto

Aprenda a calcular a sua pegada de carbono e participe deste movimento para frear o aquecimento global com a Papel Semente.

 

A pegada de carbono é um rastro deixado pelas ações humanas, de empresas e pessoas. Ela informa o quanto de emissão de gases de efeito estufa realizamos no decorrer de nossas vidas. Estes gases incluem o carbono (CO2) e o metano (CH4), alguns dos principais aceleradores do aquecimento global. Por isso, saber a pegada de carbono é muito importante para tentar reduzir as emissões.

Neste post te convidamos a entender melhor o que é pegada de carbono e como funciona o sistema. Além disso, você vai entender como calcular a pegada de carbono. Acredite, é bem curioso saber o quanto você emite durante um ano. Mas, não se preocupe, também separamos algumas boas dicas para te ajudar a diminuir a sua pegada.

É possível ajudar a frear o aquecimento global, a Papel Semente tem feito sua parte. Nós oferecemos um papel plantável, 100% biodegradável e somos uma empresa frete neutro. Confira todas estas informações e muito mais no post abaixo. 😉

 

 

 

O que é pegada de carbono?

A pegada de carbono é o cálculo feito da emissão dos gases de efeito estufa por ações humanas. Neste caso, são consideradas pessoas físicas e jurídicas. Os principais gases calculados pela pegada de carbono são o dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH4). Este cálculo observará todo o ciclo de vida de um produto, de um serviço e estilo de vida humano.

É um valor estimado, que converte as emissões de qualquer gás em carbono equivalente, por isso este gás dá o nome à pegada. Todo o rastro de emissões deixadas pelas ações humanas pode ser calculado a partir deste sistema. 

Alguns exemplos de emissores são, as queimadas, a queima de combustível fóssil e a produção de alimentos. Também incluem os passeios de avião, carro, o modo como consumimos água e energia, além de tantas outras ações modernas.

Pegada de Carbono - Como calcular e Diminuir o Impacto

 

 

Para que serve a pegada de carbono?

A pegada de carbono surge como um mecanismo alternativo para tentar frear o aquecimento global. A temperatura média da Terra está caminhando para um aumento de 2ºC e isso é preocupante. O superaquecimento causa mudanças drásticas na natureza e, consequentemente, na humanidade. 

Por isso, considera-se que a pegada de carbono média de uma pessoa deve ficar abaixo de 2 toneladas. Para se ter uma ideia, nos Estados Unidos a média é de 16 toneladas por pessoa. No Brasil, é de 8 toneladas por pessoa. Enfim, todos precisamos repensar o nosso estilo de vida para diminuir a pegada de carbono.

 

 

 

Como calcular pegada de carbono?

O cálculo da pegada de carbono pode ser feito digitalmente e on-line. Atualmente, muitas instituições oferecem as calculadoras de pegada de carbono. Para calcular, basta fornecer algumas informações básicas que costumam estar atreladas ao estilo de vida. Sendo assim, inclui dados sobre gasto de energia, água, tamanho da residência, meios de transporte que usa, etc.

Em poucos minutos você consegue saber qual é a sua pegada de carbono, o quanto emite por ano ou por mês. O interessante deste cálculo é que ele mostrará, em números mais compreensíveis, o quanto de gases de efeito estufa você emite. 

Existem sites que convertem essa quantidade em reais. É uma forma de convidar você a participar do movimento de compensação de carbono. Assim, você tenta ressignificar a emissão de carbono que aconteceu em sua vida. O dinheiro pode servir para apoiar uma organização ou instituição que realiza projetos sustentáveis. 

Outra boa ideia é usar este dinheiro para ajudar na mudança do seu estilo de vida. Quando for consumir algum produto ou serviço, pode usar este dinheiro se as empresas envolvidas tiverem responsabilidade ambiental. É uma forma de incentivar o comércio e os negócios sustentáveis, mostrando para o mercado a importância de pensar no meio ambiente.

Confira abaixo algumas calculadoras de pegada de carbono:

 

 

 

Por que devemos cuidar da nossa pegada de carbono?

Ao cuidar da nossa pegada de carbono cuidamos do meio ambiente e, consequentemente, de nós mesmos. É um efeito dominó, a nossa preocupação com a natureza gera melhor qualidade de vida para nós. Neste caso, especificamente, ainda nos garante um futuro melhor possível, já que estamos tentando frear o aquecimento global.

Outro fator interessante quando prestamos atenção à nossa pegada de carbono é que paramos para refletir sobre nosso estilo de vida. Como de fato estamos nos relacionando com o consumo, o que temos consumido e como estamos vivendo. É importante para refletirmos sobre o nosso papel na sociedade em que vivemos. 

Frete Neutro - Como funciona o novo tipo de entrega da Papel Semente

 

 

As pessoas

As pessoas podem descobrir, a partir da pegada de carbono, o quanto de energia gastam. Podem pensar sobre como estão se alimentando e se estão exagerando no uso dos meios de transportes. Além disso, é um convite para pensar nas decisões de compra. Afinal de contas, este consumo afeta o comportamento do mercado em relação aos produtos oferecidos.  

 

 

As empresas

As empresas devem fazer o levantamento quanto à pegada de carbono. Trata-se de uma auto análise. É um modo de considerar mudanças internas e no ciclo de vida completa do produto. Desta forma, é possível garantir um produto mais sustentável que cause menos impacto no meio ambiente. 

No caso das empresas, existem muitas alternativas para diminuir a pegada de carbono. A Papel Semente, por exemplo, é frete neutro, garantindo uma neutralização do carbono proveniente do frete de seus produtos. 

 

 

 

Como diminuir a emissão de carbono?

A redução da emissão de carbono depende de um movimento coletivo das pessoas, sejam empresas ou não. Esta coletividade consciente pode mudar o cenário sobre o aquecimento global e as demais urgências da sociedade e meio ambiente. Algumas mudanças de hábito e ações sustentáveis já colaboram para este movimento. Confira abaixo nossas dicas:

 

 

Seja um consumidor consciente

Ser um consumidor consciente ajuda a mudar o cenário do mercado, impulsionando as empresas a inovarem e investirem em sustentabilidade. Outra característica do consumidor consciente é que ele reflete o seu consumo, por isso evita decisões por impulso e em excesso. De fato, é um modo de pensar que causa mudanças significativas no seu estilo de vida. Clique em nosso post O que é um consumidor consciente para entender melhor.

Tag Caretice - O que é consumidor consciente

 

 

Seja um empreendedor sustentável

Uma empresa precisa estar conectada com as necessidades da sociedade e do meio ambiente. Ela não deve mais pensar apenas no bem-estar de si mesma, caso contrário, poderá perder valor de mercado. Além disso, não dá para ignorar a importância de respeitar os recursos naturais e impactos causados por qualquer tipo de produção.

É preciso rever como os produtos são desenvolvidos e qual é o final de vida deles. A responsabilidade sob o produto precisa ser do começo ao fim. Clique em nosso post e se inspire com as nossas 5 ideias de empreendedorismo sustentável.

Pegada de Carbono - Como calcular e Diminuir o Impacto

 

 

Faça reciclagem e diminua o desperdício

Os lixos precisam ser levados à sério, não devem ser descartados de forma aleatória. Por isso, considere a reciclagem no seu cotidiano. Caso não tenha coleta seletiva, verifique quem recebe próximo à sua residência.

Para as empresas, vale a pena investir em educação sobre reciclagem e criar polos de reciclagem nas empresas. Aquelas que as embalagens podem ser recicladas, ofereçam alternativas práticas para os seus clientes. 

O desperdício também precisa ser revisto. Seja de roupa ou comida, é necessário rever o modo como você escolhe roupa e comida. Compre o que realmente precisa e evite desperdícios.

Pegada de Carbono - Como calcular e Diminuir o Impacto

 

 

Frete Neutro

O frete está vinculado à logística de transporte dos produtos e serviços. Desta forma, toda a emissão de gases de efeito provenientes dos transportes precisa diminuir ou ser compensada. Neste caso, vale a pena contatar consultorias especializadas para fazerem um monitoramento e levantamento adequado. 

Para as pessoas, o frete neutro pode ser pensado no modo como você transita pela cidade. O uso do carro individual é realmente necessário em todos os momentos? Existem momentos que o transporte coletivo pode ser usado? E, caminhar ou andar de bicicleta, não são uma alternativa possível? Reveja estas questões, às vezes estamos tão habituados que nem nos damos conta como estamos usando o carro. 

 

 

Evite usar materiais que agridem o meio ambiente

No dia a dia usamos diversos tipos de materiais para realizar nossos trabalhos, fazer uma festa ou até mesmo ir ao restaurante. Neste universo, devemos nos posicionar quanto ao uso do plástico, por exemplo, ou de materiais de difícil decomposição. 

Na hora que for fazer uma compra de bebida, por exemplo, já pensou que a latinha é melhor reciclada do quê o vidro? O Brasil é um dos grandes recicladores de latinhas. E já pensou o porquê você usa canudinho? É realmente necessário? Neste caso, já existem outras alternativas, como de metal e até bambu. 

Enfim, são pequenos detalhes que podem parecer realmente pequenos, mas quando você pensa em um conjunto, são imensos problemas ambientais. Confira nosso post algumas  dicas de como substituir o plástico no dia a dia.

 

 

Tenha um dia sem carne

A alimentação também é responsável pelas emissões de carbono, por isso, quando possível, invista em alimentos orgânicos e mais naturais. Além disso, insira na sua agenda o dia sem carne, escolha um ou dois dias para provar uma refeição vegetariana. Confira em nosso post 10 ideias descomplicadas de receitas vegetarianas.

Pizza Vegana - Dia sem carne

 

 

Use papel biodegradável

O papel é bastante presente nos escritórios, em convites, cartões de visita e até embalagens. Por isso, vale a pena investir em papéis biodegradáveis, que causam menos impacto negativo ao meio ambiente. Quando possível, que sejam sustentáveis. A papel semente oferece tudo isso e ainda inseri sementes nos papéis, desta forma ele não vira lixo. Vira uma bela plantação de flores, hortaliças ou temperos. Clique aqui para conhecer.

 

 

Conheça a Papel Semente

A Papel Semente é uma empresa que tem feito a sua parte na sociedade e meio ambiente desde o nascimento. Isto porque a empresa surgiu no mercado com uma proposta inovadora e sustentável: um papel plantável. Porém, não se trata somente de um papel que pode virar plantas, mas também um produto 100% biodegrádavel. 

Além disso, mantém vínculo com a ONG Guardiões do Mar para, junto com seus catadores, recolher restos de aparas de papel. Esta é a material prima do nosso papel semente, produzido em um processo semi-artesanal. 

Nos consideramos uma empresa sustentável que transpira sua responsabilidade socioambiental. Por isso, nos orgulhamos em ser uma empresa B certificada que oferece um produto com diferencial. Clique aqui e conheça nossos produtos em nossa loja on-line.

 

 

Empresa B

Empresas do Sistema B recebem uma certificação que reconhece companhias sustentáveis. As organizações com esse selo são preocupadas com um futuro mais ecológico, e promovem ações socioambientais em prol de um mundo melhor, com respeito à natureza e bons impactos para a sociedade.

Veja mais sobre o que é uma empresa do sistema B e entenda sobre esse importante certificado do qual a Papel Semente tem tanto orgulho de obter. Confira nosso post sobre Sustentabilidade Empresarial.

Gere vida, ao invés de lixo. ♻💡

Clique aqui e entre em contato com nossa equipe

Inscreva-se no canal da Papel Semente e veja como funciona nosso trabalho. Acesse ou dê play abaixo para saber o que plantar com Papel Semente:

1 comentário em “Pegada de Carbono – Como calcular e Diminuir o Impacto”

  1. Pingback: Como Fazer Folder On-line - Crie seu Modelo Papel Semente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top