O Que é um consumidor consciente? – Saiba tudo sobre o conceito

O que é consumidor Consciente

Ser um consumidor consciente é entender o motivo de se comprar e permitir refletir sobre isso. Entenda o que é consumidor consciente e como não comprar sem pensar. 

Estamos acostumados a satisfazer os nossos desejos tão logo eles surjam. Principalmente ao se tratar de consumo, muitas vezes, até ignoramos nossos orçamentos. O consumidor consciente age justamente no caminho contrário, ele pensa antes de comprar. Eu preciso comprar? Por que? São duas perguntas constantes na vida do consumidor consciente. 

Além disso, a durabilidade do produto é mais importante do que uma moda passageira. São detalhes que ajudam a evitar o consumo em excesso. O consumidor consciente sabe que suas compras causam impacto também na natureza e na sociedade. Por isso, está atento às suas escolhas para além das propagandas que nos empurram o que desejam. 

É preciso repensar os produtos e as necessidades de compra de modo a evitar impactos negativos no meio ambiente. Além de evitar o crescimento de empresas duvidosas. Convidamos você a conhecer mais sobre o consumo consciente e entender o que é um consumidor consciente. 

A Papel Semente é um exemplo de empresa com um produto ideal para consumidores conscientes. Leia nosso post e faça parte desta coletividade de consumidores conscientes para fazer um mundo melhor. 

tag personalizada para bijuterias - consumidor consciente

 

 

O que é Consumo Consciente

O consumo consciente está atrelado ao consumo sustentável, isto é, as escolhas de compra passam por uma análise sobre impactos. Não se trata mais de apenas comprar, mas compreender que estas compras causam algum tipo de impacto no meio ambiente, na sociedade e até no orçamento.

É uma proposta simples, em que você considera os prós e contras na decisão de compra. Por exemplo, ao comprar uma roupa nova, pensará se realmente precisa. Ou, deixa de comprar determinado produto por entender que a empresa não tem responsabilidade socioambiental. 

Ao colocar em prática o consumo consciente, existe uma probabilidade de se gastar menos. Ou, pelo menos, de modo mais inteligente. Entendendo o consumo não apenas como uma necessidade de gastos, quase como um vício de compras. O consumo começa a acontecer por necessidades mais reais e entendendo os impactos em diversas esferas. Ao refletir sobre os hábitos de consumo você se torna um consumidor consciente.

 

 

O que é um consumidor consciente?

O consumidor consciente não compra por impulso, muito menos compra pelo simples desejo de ter. Existe um processo de decisão antes. O consumidor consciente pensa em seu próprio orçamento, para entender se tem condições para realizar a compra. Então, pensa se realmente precisa do produto. Ao decidir pela compra, considera as responsabilidades socioambientais da empresa que oferece o produto ou serviço.

É possível afirmar que o consumidor consciente compreende que o consumo imediatista não faz bem. Pelo contrário, causa danos ao bolso, para a sociedade e ao meio ambiente. Todas as decisões de nossa vida, inclusive as compras, precisam ser pensadas antes de agir. 

Outras questões passam pela mente do consumidor consciente, como a prática da reciclagem e não compra de produtos piratas ou contrabandeados. O consumidor consciente considera os valores morais e éticos para auxiliar a tomada de decisão.

Tag Caretice - O que é consumidor consciente

 

Benefícios

Alguns dos benefícios em ser um consumidor consciente acontecem quase que imediatamente: economia. Ao ser um consumidor consciente que reflete sobre as decisões de compra, o impulso é deixado de lado. A prioridade está em entender as reais necessidades, inclusive, se o orçamento permite a realização de determinada compra.

Ao se tornar um consumidor consciente você terá benefícios como:

O que é Consumidor Consciente

 

Slow fashion

O mercado de vestuário é um dos mais poluentes no mundo. Para você ter uma ideia, 8% da emissão de CO2 é proveniente da indústria da moda. Além das emissões, estas roupas são descartadas sem controle em aterros cada vez maiores. No Brasil, por exemplo, cerca de 175 mil toneladas de resíduos têxteis são gerados por ano. Os dados são da Associação Brasileira de Indústria Têxtil.

Além das questões ambientais, o modo desenfreado de produzir roupas tem criado um mercado de trabalho escravo. Os trabalhos subumanos têm aumentado, principalmente em países subdesenvolvidos. A slow fashion surge para lidar com estes desafios. 

A fast fashion cria uma dinâmica tão rápida de uso da roupa que muitas destas são usadas menos de cinco vezes. A slow fashion propõem um uso de pelo menos 50 vezes. Conheça 12 marcas slow fashion no Brasil.

lojas e marcas slow fashion

 

Consumo no mundo

O desenfreado consumo no mundo gera grandes impactos como a desigualdade social e as mudanças climáticas. Tudo está, de certa forma, interligado. O fato das pessoas consumirem tanto não significa que estão satisfeitas ou felizes. Pelo contrário, podem causar insatisfação. Além disso, apenas 20% da população concentra o consumo ante a produção de cerca de 80% de produtos e serviços. O desperdício é constante.

Não à toa, ouvimos sobre a fome, mesmo que a quantidade de comida seja o suficiente para alimentar o planeta todo. Além disso, a ausência de coleta adequado a todos os lixos descartados, causam grandes impactos na natureza. Bem como, os materiais usados na produção de produtos e serviços. 

 

 

Como se tornar um consumidor consciente

Para se tornar um consumidor consciente é preciso estar disposto a mudar hábitos pelo bem de si mesmo, da natureza e da sociedade. A mudança acontece gradativamente, com pequenas decisões que vão se somando as grandes, e construindo um novo modo de pensar o consumo.

Pode parecer complicado, mas, quando você menos notar, estará fazendo tudo de modo natural. De fato, é a sua consciência que cria um novo hábito e novo jeito de encarar o consumo. Confira algumas dicas de como se tornar um consumidor consciente:

 

Avalie, pense e decida

Qual o motivo de você estar fazendo uma compra, ou contratando determinado serviço? É realmente necessário? Você tem condições para arcar com a compra, ou vai estrangular o orçamento? Existem outras alternativas? É uma decisão por impulso? São questionamentos como estes que devem ser levantados no processo da compra. É importante avaliar o porquê daquela compra. 

Após esta etapa, se decidir seguir em frente, pense sobre a origem do produto. Sobre a pegada de carbono do produto e se existem alternativas sustentáveis. Por exemplo, comprar produtos em latinhas de alumínio, no Brasil que tem uma cultura de reciclagem, é melhor.

A decisão da escolha do produto atrelada à reflexão é boa para o bolso, para o ambiente e para a sociedade. Invista nesta ideia. 

 

Questione a origem do produto

Começar a questionar sobre a origem do produto, ou o processo de produção, são importantes para o consumidor consciente. Esta etapa pode dar respostas sobre o porquê determinado produto é mais caro que o outro. Por exemplo, às vezes, a roupa muito mais barata não é sustentável e dura menos. Enquanto uma roupa mais cara, pode ser sustentável e de maior durabilidade. 

Vale a pena pensar em investir na produção local e até em produtos orgânicos próximos de sua casa. Claro, em grandes capitais pode ser um pouco complicado, para isso, opte por conhecer melhor as marcas de alimentos. Dê preferência para produtos brasileiros, assim, fará bem para a economia local e também o meio ambiente. Isto porque este produto, provavelmente, passará por menos percursos de transporte. 

Existem várias formas de repensar o produto a partir da sua origem, ou história da empresa. Quando possível, faça algumas pesquisas, se informe. 

 

Evite Desperdícios

O desperdício não deveria nem existir. Gera gastos desnecessários, produção desgovernada e lixo excessivo. Tudo para no final, não ser usado, ou mal usado. Dos alimentos às roupas, é preciso parar de desperdiçar. Coloque no prato o que vai realmente comer, evite exageros. É melhor ir pegar mais, caso precise, do quê jogar no lixo. Não adianta comprar em grandes quantidades, porque é mais barato, se não vai consumir.  

Com roupas, eletrônicos, brinquedos e outros produtos, o raciocínio precisa ser o mesmo. Vou comprar uma roupa para deixar no armário ou por que preciso para usar? O lema melhor sobrar do quê faltar não pode estar na base das nossas decisões de compra. 

 

Reuse, Recicle

Aprender a reutilizar o que já temos, ou separar materiais para reciclagem, deve ser outra realidade no dia a dia. Um produto pode ser reutilizado sob uma nova perspectiva, ou, doado para outro poder usar. Existe a possibilidade de reciclagem, alguns produtos podem mudar de funcionalidade. Um rádio antigo, por exemplo, pode virar um belo item de decoração. 

Aparas de papel para produção de papel semente

 

Economize o uso de energia e água

Os recursos naturais precisam ser usados com consciência sustentável. Não dá mais para usar a energia e água como se não houvesse amanhã. O amanhã não apenas existe, como já está batendo em nossa porta. Existe uma urgência no cuidado do uso destes recursos. Mais do quê nunca precisamos de energia, o que não nos autoriza a usar sem cuidados. 

Além destes recursos, saber usar combustível também entra na agenda do consumidor consciente. O uso do carro em todos os momentos, mesmo que só até a esquina, não deve ser uma prioridade. Encontre alternativas que se encaixem no cotidiano, inclusive na locomoção. 

 

 

Como a Papel Semente pode te ajudar a ser um consumidor consciente – Conheça a Papel Semente

A Papel Semente tem o orgulho de poder participar das mudanças de hábito em sua vida para ser um consumidor consciente. Somos uma empresa com responsabilidade socioambiental, além de oferecermos um produto sustentável, também temos parcerias importantes. 

Há 11 anos, oferecemos o papel plantável. É um papel biodegrádavel que recebe sementes em sua composição. Desta forma, além de não virar lixo, também auxilia na geração de uma hortaliça, flor ou tempero. Este papel é produzido em um processo semi-artesanal a partir de restos de aparas coletadas por catadores da ONG Guardiões do Mar. 

Somos uma empresa B certificada e frete neutro. Clique aqui e conheça os nossos produtos. 

 

Clique aqui e entre em contato com nossa equipe

 

Empresa B

A Papel Semente é uma empresa certificada pelo Sistema B, selo que avalia empresas responsáveis com o meio ambiente, a sociedade e com valores sustentáveis. Afinal, nós acreditamos que juntos podemos alcançar um mundo melhor.

Inscreva-se no canal da Papel Semente e veja como funciona nosso trabalho. Acesse ou dê play abaixo para saber mais sobre embalagens que agregam à compra do consumidor:

 

Leia mais

2 comentários em “O Que é um consumidor consciente? – Saiba tudo sobre o conceito”

  1. Pingback: Como Se Tornar uma Empresa ESG - 3 passos simples

  2. Pingback: Economia Sustentável - Saiba Tudo Sobre Esse Conceito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top