Papel Artesanal – Conheça Esse Papel Reciclado e Plantável

Papel Artesanal - Conheça Esse Papel Reciclado e Plantável

Saiba tudo sobre papel artesanal e como usar papelaria ecológica para ter uma vida mais sustentável e uma marca mais verde. ♻

 

O Papel Artesanal é produzido de forma manual com ajuda de algumas ferramentas mecânicas em pequena escala. Normalmente, é feito a partir de material reciclado e pode conter sementes em sua composição nas opções mais sustentáveis.

Esse é o caso do Papel Semente, um tipo de papel artesanal que pode ser plantado após o uso e germinar uma linda flor, hortaliças e ervas. Na nossa empresa, por exemplo, você pode escolher entre 12 tipos de sementes. 🌱

 

O que é Papel Artesanal?

O Papel Artesanal, como todo papel, é composto por fibras vegetais, mas é feito a partir de papelaria reciclável. No entanto, sua produção é manual e geralmente, em menor escala. Faz parte também do que chamamos de papelaria sustentável, que compreende desde matéria-prima até mão de obra, produção e venda responsáveis.

O processo de produção da Papel Semente é totalmente transparente e ético para com a sociedade e o meio ambiente, afinal, é um produto fruto do natureza e que volta para o seu ciclo natural, uma vez que é 100% biodegradável.

Além disso, fazer uso de papéis plantáveis artesanais é uma forma de preservar os recursos naturais do planeta e gerar vida, ao invés de lixo. 💡 No mercado, existem também papéis de fibras virgens, de algodão, e de sementes, por exemplo.

Quando investimos no trabalho artesanal, valorizamos toda mão de obra envolvida no processo. Aliás, esse também é um ponto importante para quem procura ser mais sustentável. 

 

Como funciona o processo de produção do Papel Artesanal?

 

Um lindo gesto para com a natureza e seus clientes é optar por uma papelaria artesanal de Papel Semente, um papel reciclado e plantável produzido de maneira semi-artesanal.

Esse tipo de papel leva sementes em sua composição, e basta você umedecer e colocar em um pouquinho de terra que você vê uma linda flor, hortaliça e até ervas germinarem. Depois, é só cultivar no seu jardim ou vazinho. 🌼

Nosso processo de produção artesanal é totalmente feito à mão e com a ajuda de algumas máquinas específicas.

 

Passo a passo da fabricação artesanal do Papel Semente:

 

 

Coleta de papéis para reciclagem

As folhas recicladas feitas em nossa fábrica vêm de restos e aparas de papel de gráficas. Eles papéis são recolhidos pela Ong Guardiões do Mar, no Rio de Janeiro, e além de auxiliar na renda destas famílias, também contribui por menos resíduos em lixões e na limpeza dos rios, praias e oceanos

 

Produção artesanal na fábrica da comunidade de São Gonçalo

Após a coleta dos papéis, começa a produção de reciclagem de maneira artesanal dos mesmos, um dos processos é misturar a polpa de celulose reciclada, como no vídeo abaixo:

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Papel Semente (@papelsemente)

 

Sementes inseridas na composição do Papel 

Quando as folhas de papel reciclado ficam quase prontas, sementes são inseridas na composição do papel.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Papel Semente (@papelsemente)

 

Secagem das folhas de papel artesanal no sol

Para diminuir o consumo e impacto ambiental, nossas folhas secam ao sol no pátio de nossa fábrica.

 

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Papel Semente (@papelsemente)

 

Recorte e Impressão Artesanal

Utilizamos ferramentas de corte e vinco que permitem fazermos produtos com formatos personalizados nas folhas. Temos uma área de impressão interna e podemos entregar o seu material em Papel Semente já impresso.

 

Entrega Final

Após a produção do papel artesanal com sementes da Papel Semente, o seu pedido chega em casa :).

 

Encantamento do cliente

Você pode distribuir seus produtos aos seus clientes e encantá-los com um papel que pode ser plantado e germina em uma linda flor ou hortaliça.

Conheça o Cartão de Agradecimento Personalizado | Papel Semente
Conheça o Cartão de Agradecimento Personalizado | Papel Semente

 

Hora de plantar o papel

Após usar o papel semente, é hora de picar, plantar em terra, regar e esperar a semente germinar.

Papel Semente - Brindes Personalizados | Tag de Natal - Tag Agradecimento

 

Germinação em uma linda flor ou hortaliça

Após alguns dias, o Papel Semente começa a germinar ;).

 

A germinação do papel sulfite plantável
A germinação do papel sulfite plantável

 

 

Como usar Papel Artesanal?

Para usar Papel Artesanal no seu cotidiano ou na sua empresa, veja as dicas a seguir:

Em casa, tenha folhas A4 em papel semente à disposição para as crianças colorirem e depois plantarem o papel. Além disso, é uma atividade educativa e criativa para cultivar na rotina familiar. Compre aqui. 

De uma folha A4 da Papel Semente, você pode plantar e ver germinar na sua casa uma hortaliça de sua escolha, com germinação compravada pelo RENASEM, do Ministério da Agricultura.

 

Já na sua empresa, ao vender produtos e serviços, utilize papéis artesanais na comunicação da sua marca. Aqui na Papel Semente, temos muitas ideias de produtos criativos e ecológicos que podem atrelar valores sustentáveis ao seu trabalho.

Se você trabalha em escritórios, por exemplo, que tal apostar em cartões de visitas ecológicos?

 

Cartão de visita corporativo
O Cartão de visita da Papel Semente é 100% Biodegradável e pode ser plantado após seu uso.

 

Onde comprar Papel Artesanal?

Clique aqui para montar o seu modelo e fazer um orçamento. Nós ajudamos você com a arte e a personalizar qual papelaria preferir: cartões, tags e etiquetas, crachás, bloco de notas, convites e envelopes, embalagens e muito mais!

Desde uma papelaria ecológica completa para casamento, até tags de roupas, lembrancinhas ecológicas e flyers 100% biodegradáveis. A reciclagem de papel artesanal inova o jeito de se relacionar com o cliente, e também com a própria natureza.

 

Veja aqui todos os nossos produtos!

Convite de Casamento Ecológico em Papel Semente
Convite de Casamento Ecológico em Papel Semente

 

Gostou das ideias? Faça a diferença com produtos em papel semente:

 

Preencha o formulário abaixo para entrar em contato:

 

Conheça a Papel Semente

A Papel Semente é uma empresa sustentável que cria produtos ecológicos a partir de restos de aparas de papel coletados por catadores da Ong Guardiões do Mar. Além disso, são fabricados por moradores da comunidade de São Gonçalo, gerando renda e dando oportunidades aos trabalhadores locais.

A companhia trabalha produzindo papelaria e embalagens com sementes em sua composição, sendo possível escolher entre doze tipos de flores, hortaliças e ervas de sua preferência. Então além de contribuir para a redução de lixo nas praias e rios do Rio de Janeiro, nossos papéis artesanais também tornam-se uma ótima maneira de contribuir com práticas sociais.

 

Empresa B

Empresas do Sistema B recebem uma certificação que reconhece companhias sustentáveis. As organizações com esse selo são preocupadas com um futuro mais ecológico, e promovem ações socioambientais em prol de um mundo melhor, com respeito à natureza e bons impactos para a sociedade.

Veja mais sobre o que é uma empresa do sistema B e entenda sobre esse importante certificado do qual a Papel Semente tem tanto orgulho de obter. Confira nosso post sobre Sustentabilidade Empresarial.

 

 

Clique aqui e entre em contato com nossa equipe para saber mais

 

Promova ações sustentáveis na sua empresa, na sua casa e em sua comunidade. Plante sua própria hortinha e invista em uma papelaria ecológica que faça a diferença. Inscreva-se no canal da Papel Semente e confira como funciona nosso trabalho. Acesse ou dê play abaixo para saber mais:

Leia mais

2 comentários em “Papel Artesanal – Conheça Esse Papel Reciclado e Plantável”

  1. Pingback: Como Funciona o Papel Semente? Esclarecemos as Dúvidas + Comuns ;)

  2. Pingback: Economia Sustentável - Saiba Tudo Sobre Esse Conceito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top