12 Lojas e Marcas Slow Fashion para Conhecer

lojas e marcas slow fashion

As marcas slow fashion estão ressignificando a ideia do consumo da moda. Conheça 12 lojas e marcas que investem nessa modalidade. 

 

Cada vez mais presentes, lojas e marcas slowfashion compreendem a importância do consumo consciente e favorecem a produção em menor escala. Desta forma, agregam melhor valor ao produto final, com matéria prima sustentável, mão de obra humana e clientes mais engajados.

Os clientes destas marcas entendem a importância do consumo menos desenfreado. E neste novo modo de consumo, é possível construir melhor relação sócio-ambiental, além do respeito ao ritmo da produção de uma peça de roupa. O resultado são produtos de melhor durabilidade, com toques personalizados e menor impacto ambiental.

Legal, né? Aos poucos, o consumo pelo consumo perde espaço para as marcas que pensam ‘devagar’. As marcas que entendem o valor de uma roupa para além de uma temporada. Afinal de contas, o se vestir precisa, de alguma forma, refletir a nossa relação com o meio ambiente.

O que são marcas slow fashion?

As marcas slow fashion oferecem uma moda sustentável de consciência coletiva. Por isso, se preocupam em valorizar os recursos locais e têm um sistema de produção mais direto. Esta é, inclusive, uma caratecterística interessante: o consumidor sabe de onde veio sua roupa.

Esta interação mais transparente entre as marcas slow fashion, os produtores e outros membros da cadeia de valor é uma tendência crescente que está transformando a maneira de produzir, comprar e consumir moda. Há mais entendimento, curiosidade e também cobrança por parte dos consumidores mais engajados e conscientes. Sustentabilidade é realidade.

Utilizando produtos de marcas slow fashion você tem a tranquilidade de consumir um produto de elevado valor sócio-ambiental. Por exemplo, algumas marcas revertem parte do lucro para alguma ONG. Outras, não abrem mão da composição 100% algodão orgânico.

Neste post você vai conhecer marcas slow fashion femininas, sem gênero e infantis.

Entenda mais sobre o que é slow fashion em nosso post: O Que é Slow Fashion? Um Guia Rápido e Explicativo

Marcas Slow Fashion femininas para conhecer

Ginger

A atriz Marina Ruy Barbosa e a publicitária Vanessa Ribeiro criaram a Ginger em julho de 2020. Logo no lançamento, a marca doou 100% do lucro da primeira coleção para a organização Gerando Falcões. Trata-se de uma organização que auxilia e integra moradores em mais de 1500 favelas pelo Brasil.

A marca slow fashion Ginger segue com soluções sustentáveis e inteligentes, como o uso de papel semente em suas tags. Além do uso de fio reciclado nas etiquetas, ecobags feitas em material biodegradável e embalagens de papel com o selo eureciclo.

As roupas da Ginger são pensadas de modo autoral e produzidas por produtores brasileiros com matéria-prima nacional. Além disso, são feitas de 100% algodão orgânico e as coleções não seguem o calendário oficial da moda. Desta forma, garantem roupas atemporais para o uso consciente.

Saiba mais sobre a marca da Marina Ruy Barbosa em nosso post: Ginger, nova marca de Marina Ruy Barbosa, escolhe tags da Papel Semente

Onde encontrar

A Ginger não tem lojas físicas, as compras são feitas através do site: https://shopginger.com.br

lojas e marcas slow fashion

Cottage Store

A Cottage Store se une às mulheres focadas no conforto sem perder o valor sócio-ambiental. Suas roupas seguem um estilo bucólico campestre e romântico para ser usado em qualquer hora e lugar.

As roupas da Cottage Store refletem bem o objetivo das marcas slow fashion, são peças elaboradas respeitando o tempo real da produção. Além disso, são feitas à mão, levam 100% de algodão na composição, fibra natural e o tingimento é natural. Para completar, os botões e ponteiras são sustentáveis.

As entregas das peças são feitas em papel pardo, sem o uso de plástico e as tags são em papel semente. Desta forma, os clientes da Cottage Store poderão acompanhar o florescer delicado de belas margaridas.

Onde encontrar

Conheça as peças da Cottage Store neste link

Mais MUDI

A Mais MUDI surgiu em 2016 da parceria de dois jovens petropolitanos, a estilista Louise e do advogado Heitor. Com criações próprias, estampas exclusivas e coloridas, a marca também mantém a responsabilidade com o meio ambiente e sua comunidade.

No catálogo, a malha eco é feita com material ecológico vindo de garrafa pet. Os retalhos são transformados em máscaras ou scrunchies de mimo para os clientes. Todas as embalagens da MUDI possuem o selo eureciclo e as tags são de papel semente.

Além disso, a marca tem parceria com a Rioecopets, ajudando a recolher tampinhas plásticas e anéis de lata. A renda é revertida para o cuidado de animais carentes.

Onde encontrar

Você encontra lojas da MUDI em Petrópolis, Niterói, Teresópolis e Manaus. Também é possível comprar pela loja on-line. Saiba mais informações clicando aqui.

Tritz

A marca capixaba Tritz tem um catálogo de moda feminina sustentável e, como as demais marcas slow fashion, trabalha com produção em pequena escala. Suas coleções são marcadas pela atemporalidade, pelo conforto e o uso de materiais alternativos de produção.

Os tecidos são compostos por viscose Lenzing, cuja produção é mais humanizada. Além disso, a malha é produzida a partir de algodão e poliéster reciclado. Os botões são sustentáveis, não usam plástico nas embalagens e a tag é feita de papel semente. São muitas ações para manter vivo o consumo consciente.

As ações sociais não param, a cada máscara comprada, 1kg de alimento é doado. E alguns produtos tem renda revertida para o amparo de animais de ruas da região.

Onde encontrar

A produção da Tritz é artesanal e acontece com base na demanda. Você encontra os produtos no Instagram da marca, clique aqui.

Tag Tritz em papel semente

Ana Fernandes

Uma moda consciente e ética é o que oferece a marca Ana Fernandes. As roupas são feitas para respeitar a diversidade e personalidade dos corpos das mulheres, evitando os padrões de moda. Além disso, preza pela transparência com os produtores e clientes.

Roupas compostas de 100% algodão BCI, viscose Lenzing e tags papel semente. Além de adquirir uma roupa sustentável, você pode acompanhar um manjericão ou pimenta germinar.

Onde encontrar

A marca tem loja on-line, confira os últimos lançamentos aqui.

 

lojas e marcas slow fashion

Marcas Slow Fashion sem gênero

Caretice

Na Caretice, as camisetas recebem um bordado manual desde 2017. Natalia Careti é a responsável pela marca slow fashion, que se propõe a lembrar do valor do tempo atráves de suas peças. São camisetas produzidas sob encomenda e podem receber artes personalizadas.

Além disso, as camisetas da Caretice são da Pano Social. A parceria enriquece esta cadeia de sustentabilidade e responsabilidade social. Isto porque, a Pano Social utiliza 100% algodão orgânico e as confecções são feitas por ex-detentos em um projeto de ressocialização social.

Por fim, a Caretice usa tags papel semente para garantir que o papel não vire lixo.

Onde encontrar

Você pode acompanhar o trabalho da Caretice e adquirir a camiseta bordada no link: Caretice.

Tag Caretice

OSEDIRE

A Osedire é uma marca slow fashion jovem de camisetas. As camisetas são minimalistas, com frases impressas com tinta orgânica. O tecido é composto por 100% algodão orgânico e produzido por ex-prisioneiros no Brasil.

Além disso, a marca tem adoráveis bolsas coloridas feitas em crochê e piassava, uma fibra natural brasileira. Estas, são produzidas de forma artesanal por uma comunidade quilombola. O papel semente está nas tags de todas camisetas e bolsas.

Onde encontrar

Conheça os produtos da Osedire neste link.

tag redonda para bijuterias

Bemglô

A Bemglô é um espaço colaborativo para apoiar pequenos empresários que tenham uma consciência ambiental. Também conhecida como Rede do Bem, é o local para encontrar de tudo um pouco e conhecer marcas slow fashion.

A marca é cruelty free, é preocupada em oferecer produtos feitos no Brasil de forma sustentável e sem mão de obra escrava. Tem o selo Origens Brasil, eureciclo e é uma empresa sistema B.

Onde encontrar

A Bemglô tem loja física na Oscar Freire, em São Paulo. Mas também vende on-line, clique aqui e conheça os produtos oferecidos na loja colaborativa.

Marcas Slow Fashion para as crianças

Mini.io

Fundada por uma avó e mãe, a Mini.io segue o estilo de marcas slow fashion. São roupas infantis confortáveis, atemporais, feitas à mão com material sustentável. Os tecidos têm várias composições, podem ser compostos por pet e fibras recicladas, ou algodão orgânico. Ainda há peças feitas por matéria prima reciclada de resíduos têxteis. O tingimento e os botões de coco são naturais.

A Mini.io ainda tem parceria com a ONG Apremavi. Desta forma, ao adquirir um produto da Mini.io você ajuda na preservação e recuperação do meio ambiente. A ONG produz mudas nativas da Mata Atlântica. Por fim, a tag em papel semente também permite que a criança possa acompanhar de perto o germinar de uma planta.

Onde encontrar

Você encontra as peças da Mini.io direto na loja on-line da marca. Clique aqui. Também é possível comprar nas lojas on-line Dafiti Eco e Tricae Eco.

lojas e marcas slow fashion

Tarumã

A Tarumã é uma marca slow fashion de roupas sem gênero, estilo minimalista, para crianças de 1 a 5 anos. As confecções são pensadas para não gerar resíduos de materiais, além de oferecer conforto para não atrapalhar as brincadeiras. São peças feitas em fibra natural e com matéria prima selecionada.

Mesmo com uma equipe pequena, a Tarumã investe em ações sustentáveis, como o projeto Roda de Mate. É simples, se você não vai mais usar sua roupa Tarumã, basta devolver para a marca. Você ganha um desconto para a sua próxima compra e a roupa será doada ou enviada para o brechó da Tarumã.

Já as peças tão belo quanto imperfeito, são roupas que não saíram exatamente como o esperado, mas podem ser usadas. Por isso, recebem um valor especial. Legal, né?! Além de todos estes cuidados, as roupas recebem uma charmosa tag de papel semente.

Onde encontrar

As lojas físicas da Tarumã estão em Porto Alegre e Bagé. Mas, você pode adquirir as peças de qualquer lugar do Brasil pelo site. Clique aqui.

Timirim Brasil

Na Timirim Brasil você encontra roupas para bebês de 0 a 4 anos. São peças compostas de 100% algodão orgânico, originado da agricultura familiar. Até as cores das roupas da Timirim Brasil são feitas em um processo não nocivo para o meio ambiente.

Os retalhos que sobram das roupas são enviados para reciclagem. As embalagens, além de serem sem plástico, podem ser plantadas. Isto mesmo, a caixa é feita em papel semente e ao ser picada, plantada e regada, germina um manjericão.

Onde encontrar

As lojas da Timirim Brasil estão em São Paulo, em Pinheiros, no shopping Pátio Higienópolis e na Oscar Freire. Pelo site você conhece o catálogo da marca e também pode fazer suas compras.

timirim caixa papel semente

Zambinhas

Na Zambinhas as roupas agêneros e atemporais para as crianças são feitas à mão. Os tecidos são sustentáveis, de fibras naturais e é aplicado tinturaria natural. Além destes cuidados, os pacotes são feitos em papel bucha, fita de juta, papel kraft e papel semente na tag.

Onde encontrar

Você pode conhecer a marca e comprar as roupas no Instagram, clique aqui.

Conheça a Papel Semente – o papel das marcas slow fashion

Você notou como as marcas slow fashion usam tags de papel semente? Não é para menos. A Papel Semente é uma empresa preocupada com o meio ambiente. Por isso, produz um papel artesanal, com matéria prima reciclável e 100% biodegradável desde 2009. Além disso, todas as sementes passam por um teste que garente sua germinação.

Além de todos estes fatores, o papel da Papel Semente recebe sementes em sua composição. São mais de 10 sementes para você escolher. Todas as sementes possuem garantia de germinação e favorecem a diminuição de lixo no meio ambiente.

No post Tags para Loja de Roupas você confere mais dicas sobre este tipo de tag.

Como funciona o papel semente das tags das marcas slow fashion?

Você pega a tag papel semente, pica, molha um pouco, planta e rega. Pronto! Siga com os cuidados para acompanhar o crescimento de uma flor, planta ou tempero.

Além da tag, a Papel Semente oferece diversas opções de cortes, confira as nossas opções aqui. Inclusive, se precisar de um corte personalizado, é só conversar com nossa equipe. O papel semente é uma forma de você firmar o compromisso da sua marca com o meio ambiente.

Empresa B

Empresas do Sistema B recebem uma certificação que reconhece companhias sustentáveis. As organizações com esse selo são preocupadas com um futuro mais ecológico, e promovem ações socioambientais em prol de um mundo melhor, com respeito à natureza e bons impactos para a sociedade.

Veja mais sobre o que é uma empresa do sistema B e entenda sobre esse importante certificado do qual a Papel Semente tem tanto orgulho de obter. Confira nosso post sobre Sustentabilidade Empresarial.

Gere vida, ao invés de lixo. ♻💡

 

 

Clique aqui e entre em contato com nossa equipe para saber mais

 

Agora que você já sabe como encantar clientes e se destacar no mercado com embalagens sustentáveis para cosméticos e produtos de beleza, inscreva-se no nosso canal do Youtube e confira como funciona nosso trabalho. Acesse ou dê play abaixo para saber mais sobre como se reinventar com embalagens e uma comunicação mais verde:

 

Leia mais

1 comentário em “12 Lojas e Marcas Slow Fashion para Conhecer”

  1. Pingback: Natal Consciente - 10 Dicas Para Ser Mais Sustentável

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top