Blog

O que significa ESG? – Descubra o que é este sigla tão falada em 2021

Você está acompanhando as notícias, ouve esse nome em todo o lugar, mas ainda está se perguntando o que significa ESG? Descubra o significado dessa sigla tão importante para as empresas.

 

A sigla vem de Environmental, Social and Governance e quer dizer estar engajado em melhores práticas ambientais, sociais e corporativas. O bem-estar em seu mais elevado índice de competências.

As empresas ESG demonstram uma preocupação com as relações sociais como um todo. Isto é, além das ambientais, as humanas e todas as suas conexões. Por exemplo, a ética corporativa pertence à essa nova preocupação em empresas conscientes de suas ações.

Em resumo, a empresa precisa ter iniciativas favoráveis a natureza (E), um ambiente de trabalho preocupado com a diversidade e bem-estar (S). E, por fim, o corporativo (G) que tende a ser mais humanizado, oferecendo canais de comunicação confiáveis e éticos e transparantes.

Descubra o que significa ESG

Como surgiu o termo ESG?

Para saber mais a fundo o que significa ESG, é preciso conhecer sua origem. O termo surgiu em 2004, no relatório Who Cares Wins resultado de uma provocação feita pelo secretario geral da ONU. O relatório propõe a iniciativa das empresas e investimentos se envolverem com as questões sócio-ambientais em um nível mais elevado.

Acredita-se que as preocupações das empresas e investimentos no planeta e na humanidade tendem a construir marcas fortes, de alto valor no mercado. Um valor não apenas capital.

O que uma empresa precisa fazer para ser ESG

Para uma empresa ser ESG é preciso ter consciência e responsabilidade com o meio ambiente, as relações sociais (colaboradores e consumidores) e o ambiente corporativo.

Mas não basta apenas saber o que significa ESG. A sigla que está virando selo é um reflexo das ações e crenças da empresa. Assim, os critérios ambientais, sociais e de governança são cobrados e levados em conta. Por isso, a empresa precisa se questionar sobre como tem diminuído os impactos ambientais. Quais as ações  promove para o bem-estar social dentro e ao redor da empresa. E, se há uma transparência e ética nas ações corporativas.

Para tanto, é preciso se planejar afim de inserir uma gestão ESG eficiente. ESG é o sinônimo de confiabilidade e responsabilidade. Hoje fundos de investimento, bolsas de valores e consultorias já validam e buscam esse tipo de postura das empresas para investimentos .

O que é ESG?

Entenda como funciona o ESG a partir de cada uma de suas letras:

 

E – Environmental (Ambiental)

Por um tempo, a responsabilidade ambiental era um diferencial para se destacar no mercado. Atualmente, é o básico esperado de uma boa empresa. No ESG algumas ações devem ser levadas em conta como:

  • proteger os recursos naturais;
  • preservar a biodiversidade;
  • diminuir o consumo de energia e utilizar fontes renováveis;
  • diminuir os desperdícios;
  • entre outros.

S – Social (Social)

A empresa não pode deixar de lado os seus colaboradores internos. E não deve ignorar a comunidade em que está trabalhando. Desta forma, o segundo ponto do ESG trata-se de um chamado para as empresas olharem além de si mesmos. Algumas ações a nível social que podem ser aplicadas são:

  • adotar diversidade e inclusão social;
  • ambiente saudável para os funcionários;
  • respeitar os direitos humanos e trabalhistas;
  • estabelecer vínculos com a comunidade local;
  • entre outros.
Atividades Meio Ambiente

Andrea Carvanlho no evento Startup in Favela, dando mentoria de sustentabilidade e meio ambiente para jovens.

G – Governance (Governança Corporativa)

A área corporativa da empresa precisa manter transparência e estar aberta para conversas. Além disso, a administração deve manter preocupação com questões éticas. Algumas ações que favorecem a governança corporativa são:

  • um canal de comunicação e denúncias;
  • conter um conselho independente;
  • transparência fiscal e com os acionistas;
  • garantir remuneração justa;
  • entre outros.

Criação de Papelaria para Empresas - Conheça a Papel Semente

Exemplos de empresas com selo ESG

Algumas empresas já fazem parte desta revolução da sustentabilidade e já descobriram o que significa ESG. São exemplos de empresas que carregam essa bandeira: Braskem, Renner, Natura. São vários os setores que estão se remodelando para esta nova forma de se fazer gestão. Uma gestão de valores mais humanitários e ambientais. Assim como nós, aqui na Papel Semente :).

 

Conheça a Papel Semente

A Papel Semente é uma empresa de produção de papéis recicláveis e sustentáveis. Desde 2009, a empresa produz papéis a partir da reciclagem de papéis usados e ainda insere sementes nos novos papéis. Isso mesmo, é um processo artesanal em que sementes são colocadas, manualmente, na etapa de produção.

O papel semente reduz o impacto de papéis no lixo e auxilia no crescimento de flores, verduras e ervas medicinais. E mantém uma responsabilidade social, já que mais da metade dos colaboradores da Papel Semente são da comunidade Guaxindiba, São Gonçalo-RJ. Local onde fica a sede da empresa.

Por fim, a Papel Semente tem o selo Verde, do Instituto Chico Mendes e é certificada pelo sistema B. Apoia o capitalismo consciente e reduz o a emissão de CO2. Uma empresa preocupada com o presente e futuro sócio-ambiental, de valores éticos e transparentes.

 

Clique aqui e entre em contato com nossa equipe para saber mais

 

Agora que você já sabe o que significa ESG e se destacar no mercado, inscreva-se no nosso canal do Youtube e confira como funciona nosso trabalho. Acesse ou dê play abaixo para saber mais sobre como se reinventar com embalagens e uma comunicação mais verde:

Leia mais

Um pensamento sobre “O que significa ESG? – Descubra o que é este sigla tão falada em 2021

  1. Delma disse:

    Achei interessante.
    Um exemplo de cuidar do meio
    ambiente. Parabéns.fiquei curiosa.
    Sem dúvida vou adquirir sim seus produtos.
    Papéis semente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *