O que significa ESG? – Descubra o que é este sigla tão falada

o que significa esg

Você está acompanhando as notícias, ouve esse nome em todo o lugar, mas ainda está se perguntando o que significa ESG? Descubra o significado dessa sigla tão importante para as empresas.

A sigla vem de Environmental, Social and Governance e quer dizer estar engajado em melhores práticas ambientais, sociais e corporativas. O bem-estar em seu mais elevado índice de competências.

As empresas ESG demonstram uma preocupação com as relações sociais como um todo. Isto é, além das ambientais, as humanas e todas as suas conexões. Por exemplo, a ética corporativa pertence a essa nova preocupação em empresas conscientes de suas ações.

Em resumo, a empresa precisa ter iniciativas favoráveis a natureza (E), um ambiente de trabalho preocupado com a diversidade e bem-estar (S). E, por fim, o corporativo (G) que tende a ser mais humanizado, oferecendo canais de comunicação confiáveis e éticos e transparentes.

Nesse post tem:

maos segurando mudinha planta esg environmental social and corporate governance sustentabilidade

O que significa ESG?

Saiba o que significa ESG e entenda como funciona a partir de cada uma de suas letras:

E – Environmental (Ambiental)

Por um tempo, a responsabilidade ambiental era um diferencial para se destacar no mercado. Atualmente, é o básico esperado de uma boa empresa. No ESG algumas ações devem ser levadas em conta como:

  • Proteger os recursos naturais;
  • Preservar a biodiversidade;
  • Diminuir o consumo de energia e utilizar fontes renováveis;
  • Diminuir os desperdícios;
  • Entre outros.

S – Social (Social)

A empresa não pode deixar de lado os seus colaboradores internos. E não deve ignorar a comunidade em que está trabalhando. Desta forma, o segundo ponto do ESG trata-se de um chamado para as empresas olharem além de si mesmos. Algumas ações sociais que podem ser aplicadas são:

  • Adotar diversidade e inclusão social;
  • Ambiente saudável para os funcionários;
  • Respeitar os direitos humanos e trabalhistas;
  • Estabelecer vínculos com a comunidade local;
  • Entre outros.
Atividades Meio Ambiente
Andrea Carvanlho no evento Startup in Favela, dando mentoria de sustentabilidade e meio ambiente para jovens.

G – Governance (Governança Corporativa)

A área corporativa da empresa precisa manter transparência e estar aberta para conversas. Além disso, a administração deve manter preocupação com questões éticas. Algumas ações que favorecem a governança corporativa são:

  • Ter canal de comunicação e denúncias;
  • Conter um conselho independente;
  • Transparência fiscal e com os acionistas;
  • Garantir remuneração justa;
  • Entre outros.
Criação de Papelaria para Empresas - Conheça a Papel Semente | O que significa ESG

Como surgiu o termo ESG?

Para saber mais a fundo o que significa ESG, é preciso conhecer sua origem. O termo surgiu em 2004, no relatório Who Cares Wins resultado de uma provocação feita pelo secretario geral da ONU. O relatório propõe a iniciativa das empresas e investimentos se envolverem com as questões socioambientais em um nível mais elevado.

Acredita-se que as preocupações das empresas e investimentos no planeta e na humanidade tendem a construir marcas fortes, de alto valor no mercado. Um valor não apenas capital.

O que uma empresa precisa fazer para ser ESG?

Para uma empresa ser ESG é preciso ter consciência e responsabilidade com o meio ambiente, as relações sociais (colaboradores e consumidores) e o ambiente corporativo.

Mas não basta apenas saber o que significa ESG. A sigla que está virando selo é um reflexo das ações e crenças da empresa. Assim, os critérios ambientais, sociais e de governança são cobrados e levados em conta. Por isso, a empresa precisa se questionar sobre como diminui os impactos ambientais. Quais as ações promove para o bem-estar social dentro e ao redor da empresa. E, se há uma transparência e ética nas ações corporativas.

Para tanto, é preciso se planejar a fim de inserir uma gestão ESG eficiente. ESG é o sinônimo de confiabilidade e responsabilidade. Hoje fundos de investimento, bolsas de valores e consultorias já validam e buscam esse tipo de postura das empresas para investimentos.

O que é ESG? O que significa ESG

>>> Saiba com tornar implantar o ESG em sua empresa em 3 passos simples <<<

Exemplos de empresas com selo ESG

Algumas empresas já fazem parte desta revolução da sustentabilidade e já descobriram o que significa ESG. São exemplos de empresas que carregam essa bandeira: Braskem, Renner, Natura, Itaú, Telefônica, Klabin e outras tantas. São vários os setores que estão se remodelando para esta nova forma de se fazer gestão. Uma gestão de valores mais humanitários e ambientais. Assim como nós, aqui na Papel Semente 🙂

Conheça a Papel Semente

Os produtos da Papel Semente são produzidos a partir de restos de aparas de papel coletados por catadores da ONG Guardiões do Mar. Além disso, são fabricados por moradores da comunidade de São Gonçalo, gerando renda e dando oportunidades aos trabalhadores locais.

Então além de contribuir para a redução de lixo nos rios e praias do Rio de Janeiro, os papéis ecológicos também tornam-se uma ótima maneira de contribuir com práticas sociais. Transmita valores sustentáveis por meio de produtos 100% biodegradáveis e que geram bons impactos no meio ambiente.💚

Clique aqui e entre em contato com a nossa equipe

Empresa B

A Papel Semente é uma empresa certificada pelo Sistema B, selo que avalia empresas responsáveis com o meio ambiente, a sociedade e com valores sustentáveis. Afinal, nós acreditamos que juntos podemos alcançar um mundo melhor.

Inscreva-se no canal da Papel Semente e veja como funciona nosso trabalho. Acesse ou dê play abaixo para saber mais sobre como plantar papel semente.

Gostou? Comente aqui!

Leia mais

4 comentários em “O que significa ESG? – Descubra o que é este sigla tão falada”

  1. Achei interessante.
    Um exemplo de cuidar do meio
    ambiente. Parabéns.fiquei curiosa.
    Sem dúvida vou adquirir sim seus produtos.
    Papéis semente.

  2. Pingback: Tudo sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

  3. Pingback: Natal Consciente - 10 Dicas Para Ser Mais Sustentável

  4. Pingback: Economia sustentável - Saiba tudo sobre esse conceito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top