Economia sustentável – Saiba tudo sobre esse conceito

Economia Sustentável - Saiba tudo sobre esse conceito

A economia sustentável é um modo de aliar sustentabilidade e recursos econômicos. Descubra como a Papel Semente torna isso uma realidade.

A economia sustentável sabe articular os negócios ao uso inteligente dos recursos naturais, preocupando-se com a preservação ambiental. Na Papel Semente, a economia sustentável é uma realidade desde sua origem. Por isso, criou um produto sustentável: o papel plantável.

Além da preocupação em desenvolver um produto de baixo impacto ambiental, produzido a partir de reciclagem, o papel plantável da Papel Semente recebe sementes em sua composição. Desta forma, podem ser plantadas no final do ciclo de vida do papel. Por ser 100% biodegradável, não agride o meio ambiente.

Para completar, a Papel Semente mantém uma ótima relação com a comunidade em que está inserida. Alguns de seus colaboradores, inclusive, são da comunidade. Além disso, os restos de aparas de papel, usados na produção do papel semente, é coletado por catadores. A ONG Guardiões do Mar é quem faz a intermediação desta parceria.  

Na Papel Semente, a economia sustentável nos permitiu oferecer um produto de alta qualidade, com alto valor agregado. Permitindo que você tenha um produto singular e ideal para valorizar a sua marca nas relações com o meio ambiente.

Confira o que é Economia Sustentável e como desenvolver, também, na sua empresa.

Nesse post tem:

Economia Sustentável - Papel Semente

O que é Economia Sustentável?

A economia sustentável integra as preocupações econômicas com o bem-estar humano e o cuidado com os recursos naturais. Para ela, todo e qualquer impacto gerado, direta ou indiretamente, é relevante. O lucro deixa de ser o centralizador das decisões, existe espaço para as relações socioambientais. 

É uma nova forma de aceitar a importância de um desenvolvimento que una a natureza com a comunidade. O crescimento de uma empresa não pode ser apenas o capital financeiro. A harmonia com a natureza e a qualidade de vida permanecem na pauta no planejamento econômico de uma empresa. 

Por que ela é importante?

A economia sustentável é importante para construir relações integrativas e de menor impacto socioambiental negativo. Através da economia sustentável, as empresas podem se relacionar melhor com os recursos humanos usados em seus produtos. 

Além disso, as questões relacionadas ao meio ambiente são importantes para o desenvolvimento dos negócios, públicos ou privados. Por exemplo, as mudanças climáticas afetam diretamente as safras. Sem safras, não há matéria-prima para produção de produtos. Também dificulta o acesso para produção de alimentos. Entre outros detalhes.  

Gradualmente é possível concluir que: o meio ambiente doente é igual à economia ruim. Por isso, a economia sustentável impede a chegada a níveis extremos de nocividade ambiental. É preciso repensar as ações humanas, os impactos gerados nos recursos humanos para fazer a roda da economia girar.

Por outro lado, os consumidores estão cada vez mais conscientes quanto às questões ambientais. A necessidade de mudanças no estilo de vida, incluindo o que se está consumindo. Muitos movimentos estão chamando a atenção para valorizar empresas e produtos sustentáveis.

Um bom exemplo dos impactos da economia sustentável é o selo ESG. Saiba mais sobre o que significa ESG aqui.

Vantagens

As vantagens de se aplicar a economia sustentável em seu negócio são variadas. Algumas delas são:

  • estratégias para um negócio mais eficiente;
  • criação de produtos com valor agregado;
  • vantagem competitiva e visibilidade no mercado;
  • economia financeira em médio e longo prazo;
  • colaborar para a preservação do meio ambiente;
  • atrair novos mercados;
  • respeitabilidade por parte da sociedade.

Como desenvolver economia sustentável nas empresas?

A economia sustentável pode ser desenvolvida a partir de pequenas mudanças dentro de sua empresa. Desde campanhas de conscientização socioambiental internas, até ações maiores, como compensação de carbono. Fazer uma pesquisa a respeito do modo como a empresa usa a energia e se relaciona com a sociedade, são outras opções.

As mudanças de hábitos da empresa, ao adotar uma perspectiva sustentável, será inspiradora para aqueles que estão participando deste momento. 

Despertar a conscientização

Ao investir em mudanças na empresa, pensando nos impactos ambientais e nas relações humanas, desperta a conscientização. As suas ações estarão sendo assistidas por consumidores e colaboradores, estes aos poucos, vão entender o que está acontecendo. Será o suficiente para começarem a replicar hábitos sustentáveis. 

Reciclagem e Coleta Seletiva

A reciclagem é uma das ações mais simples e possíveis de serem iniciadas em sua empresa. Comece pela reciclagem simples, siga para campanhas mais intensas, como a coleta de buchas de cozinha e até de pilhas e baterias. Ter um espaço para os seus colaboradores descartarem corretamente o lixo é ser sustentável.

Então, comece a olhar para a produção de seus produtos. O que pode ser reciclado? Como o descarte do lixo está sendo feito? O lixo produzido pela empresa precisa ser levado à sério. Aproveite para repensar o uso de produtos de limpeza, invista em produtos verdes, que não agridem o meio ambiente.

Aparas de papel para produção de papel semente

Energia limpa

Invista em energia limpa e renovável. Algumas mudanças podem ser mais caras no início do processo, porém rendem economia a médio e longo prazo. As energias renováveis exigem pouca manutenção. Além disso, a sua empresa participa do movimento de diminuir o impacto ambiental. 

Nesta etapa, vale a pena dar uma olhada em seus materiais elétricos e eletrônicos, na idade e consumo de energia. Ao constatar a necessidade de mudanças, faça de forma sustentável e invista na compra de produtos sustentáveis.

Compensação ambiental

A compensação ambiental é outra realidade presente em empresas de economia sustentável. Existem impactos ambientais que permanecerão, pensando nestes impactos, é preciso articular uma compensação. Contrabalançar este impacto é uma forma de mostrar o quanto a sua empresa respeita os recursos naturais. 

Existem várias formas de se fazer isso. Normalmente, a compensação ambiental é feita por mecanismo financeiro. Como compra de crédito de carbono, que pode ser feito através do frete neutro. O dinheiro quantificado para a compensação ambiental pode ser direcionado para diversas ações socioambientais. 

Frete Neutro da Papel Semente

A Papel Semente faz parte do programa Frete Neutro. Desta forma, nos responsabilizamos por compensar as emissões de carbono, apoiando projetos de preservação florestal. 

O programa é coordenado pela ECCAPLAN Consultoria em Desenvolvimento Sustentável. Segundo a ECCAPLAN, 1kg de CO₂ equivale a rodar cerca de 9 km com veículo comum a gasolina, ou consumir 28 kWh de energia elétrica no Brasil.

As empresas recebem o selo Frete CO₂ Neutro ao se comprometerem em quantificar suas emissões de gases de efeito estufa. Estes dados são provenientes da logística da empresa, através dele, é possível realizar a compensação ambiental.

>>> Saiba mais sobre como funciona o Frete Neutro da Papel Semente <<<

Frete neutro da Papel Semente

3 R’s

O recurso dos 3R’s é outra ótima alternativa para empresas que desejam investir na economia sustentável. Os 3R’s da sustentabilidade significam: reutilizar, reciclar e reduzir. Todos pensados para minimizar os impactos ambientais. O processo de produção, o produto e até o cotidiano da empresa podem, e devem, ser planejados com base nos 3R’s.

É uma estratégia viável para encaminhar a empresa no método de economia sustentável. Na Papel Semente os 3R’s são uma realidade. O papel plantável é produzido a partir de restos de aparas de papel (reciclar). Ao se tornar 100% biodegradável e plantável, ele é reutilizado. E, quando plantado reduz a zero o impacto na natureza, já que virará uma planta.

>>> Clique aqui e conheça o papel artesanal da Papel Semente <<<

O que é Economia Sustentável

Escolha fornecedores sustentáveis

Quando você está mudando o modo de pensar da sua empresa para uma economia sustentável, pense nos seus fornecedores. Vale a pena incentivar o mesmo, ou, trocar por fornecedores sustentáveis. Esta reação fortalece o mercado em um único objetivo, o de oferecer produtos de qualidade sem ignorar os recursos naturais.

Desta forma, a sua empresa estará ajudando a construir um movimento sustentável. Provavelmente, a sua empresa entrará no raio de outras organizações por ser sustentável. Além dos novos clientes que consomem produtos de empresas sustentáveis.

Conheça a Papel Semente

A Papel Semente está no mercado desde 2009 e desde o início investe em economia sustentável. A começar pelo produto pensado para diminuir impactos ambientais do começo ao fim do ciclo. É um papel elaborado a partir de reciclagem de papel, produzido de forma semiartesanal e recebe sementes na composição.

As sementes dão um final de vida para o papel completamente diferente. Ao invés de parar no lixo, elas vão virar flores, hortaliças ou temperos. Além disso, a Papel Semente sempre esteve preocupada em se atualizar quanto as relações entre comunidade e natureza.

Por isso, a Papel Semente tem orgulho em ser uma empresa B e receber tantos outros certificados. Em nosso post Certificados Papel Semente você conhece a história de cada um deles. Para a Papel Semente é inevitável a relação em negócio, meio ambiente e sociedade.

Por fim, nosso papel permite uma grande variedade de usos. Em nossa loja on-line você encontra modelos de etiquetas, cartões, convites e até caixas para brindes. Tudo feito em papel plantável. Ah, tem mais! Os papéis podem ser impressos coloridos. 

Peça agora um produto personalizado. Clique aqui.

Empresa B

A Papel Semente é uma empresa certificada pelo Sistema B, selo que avalia empresas responsáveis com o meio ambiente, a sociedade e com valores sustentáveis. Afinal, nós acreditamos que juntos podemos alcançar um mundo melhor.

Inscreva-se no canal da Papel Semente e veja como funciona nosso trabalho. Acesse ou dê play abaixo para saber mais sobre como plantar papel semente.

Gostou? Comente aqui!

Leia mais

1 comentário em “Economia sustentável – Saiba tudo sobre esse conceito”

  1. Pingback: O Que É Consumidor Consciente - Saiba Tudo Sobre o Conceito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top