Carbono Zero – O que é? Qual a importância?

Ser uma empresa carbono zero ajuda o meio ambiente e gera credibilidade. Saiba como a Papel Semente pode te ajudar.

O Carbono Zero é o objetivo de empresas, países e pessoas para diminuir as emissões de gases de efeito estufa. As grandes quantidades emitidas impactam no aquecimento global, o que gera mudanças climáticas e altera todo ciclo de vida na Terra.

Através do compromisso do carbono zero, as empresas mostram o interesse em realizar mudanças para diminuir as emissões de carbono. Para isso, fazem inventários que revelam o quanto esse gás é emitido. A partir daí, é possível mudar o comportamento da empresa, pensando na sustentabilidade e se aliar a instituições ecológicas.

Além disso, ser carbono zero cria vínculos ambientais importantes para a preservação da vida na Terra. Um exemplo é participar do Programa Frete Neutro, como a Papel Semente. Com isso, a Papel Semente quantifica suas emissões do setor de transportes e apoia projetos certificados.

O carbono zero é uma realidade necessária ante a emergência sobre as mudanças climáticas. Saiba mais sobre o que ele é e como funciona.

Carbono Zero - O que é? Qual a importância?

 

O que é Carbono Zero?

O carbono zero, ou carbono neutro, se tornou um grande assunto mundial devido ao aumento médio da temperatura na Terra. A concentração de gases poluentes na atmosfera desequilibra o efeito estufa. Isto é, a quantidade ideal de gases que permanecem e saem do planeta, para manter a temperatura ideal na Terra.

A iniciativa visa neutralizar a emissão de gases de efeito estufa. Para isso, são feitos cálculos que quantificam as emissões de gases de efeito estufa de pessoas e indústrias. O nome ‘carbono zero’ é apenas uma referência a um dos principais gases de efeito estufa, o dióxido de carbono (CO2). A segunda posição de gases mais emitidos fica com o metano (CH4). 

A partir dos dados de emissões de gases, espera-se que as empresas e pessoas tentem diminuir as emissões. Por isso se fala carbono zero, são os passos e mudanças na vida da empresa ou da pessoa para zerar as emissões de gases de efeito estufa. É verdade que o zero é um pouco utópico, mas é aquela meta que movimenta todos para mudanças importantes.

As metas são colocadas não somente para empresas, mas também para países. A COP26, por exemplo, estava pautada nos compromissos firmados pelos países para a diminuição dos gases de efeito estufa.  

O carbono zero é uma realidade emergencial tão importante que está presente nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Os objetivos 12 (consumo e produção sustentável) e o 13 (ação contra a mudança global do clima) são alguns dos exemplos. Conheça os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

 

O que é crédito de carbono?

Os cálculos que quantificam as emissões de gases de efeito estufa (GEE) são nomeados como créditos de carbono. Hipoteticamente, 01 crédito de carbono equivale 01 tonelada de CO2 que não foi para a atmosfera. É uma forma de ‘materializar’ as emissões destes gases para auxiliar as decisões de compensação de carbono.

A compensação de carbono, ou neutralização de carbono, é o compromisso firmado por empresas e países a respeito das emissões de gases. Cada um tenta encontrar alternativas para diminuir as emissões, e, quando impossível, realizam ações para compensar as emissões. Neste ‘novo mercado’, os créditos de carbono podem ser vendidos e comprados.

Inclusive, a compra e venda de créditos de carbono acontecem não apenas entre empresas, mas também entre países. Para pessoas, a quantidade de carbono gerada durante um ano, por exemplo, pode ser calculada on-line. As calculadoras pedem informações relacionadas ao estilo de vida. 

Para as pessoas, é uma forma de olhar para o cotidiano e identificar possíveis mudanças para diminuir o impacto ambiental. Além de contribuir com instituições que desenvolvem projetos sócio-ambientais sustentáveis. Ou ainda, consumir produtos de empresas responsáveis, como as slow fashion.

Etiqueta plantável - Papel Semente - Carbono Zero

 

Como comprar crédito de carbono?

As empresas calculam o quanto de dióxido de carbono vão reduzir as emissões. Neste cálculo, elas podem descobrir se vão conseguir reduzir bastante, ou reduzir quase nada. É aí que entra a compra e venda de créditos de carbono.

Normalmente, quem compra créditos de carbono não consegue diminuir seus impactos. Esta empresa pode então, comprar os créditos de outras empresas, sendo uma forma de financiar programas sustentáveis.

Para vender créditos de carbono, a empresa precisa se comprometer a realizar ações sustentáveis. Por exemplo, repensar o processo de produção e comercialização de modo a diminuir os impactos ambientais. Ainda pode apoiar outras instituições e ONGs sustentáveis.

Uma empresa com créditos de carbono para vender, poderá usar os recursos da venda dos créditos para continuar o investimento sustentável. 

 

Por que o carbono zero é importante?

Investir em carbono zero é uma forma de aumentar um recurso financeiro para apoiar projetos ambientais. E, desta forma, participar do movimento em favor à natureza, à vida. Além disso, as empresas que investem em carbono zero também veem suas marcas atreladas à sustentabilidade. São fatores importantes para aumentar o seu valor social na atualidade. 

A busca por mudanças que neutralizem as emissões de carbono favorecem as empresas em diversos aspectos. Inclusive, a longo prazo, geram retornos financeiros positivos. Além disso, os créditos de carbono surgem como alternativa para as empresas com excesso de emissões. Estas podem, através da compra de carbono, colaborarem para o bem-estar da natureza.

Ter o carbono zero como meta é importante para chamar a atenção aos impactos do homem à natureza. É uma tentativa de correr atrás de um equilíbrio de vida saudável para todos, inclusive a vida econômica.

 

Vantagens de ser uma empresa com emissão de Carbono Zero

Umas das vantagens de ser uma empresa com emissão de Carbono Zero é a participação ativa para frear o aquecimento global. Além disso, se estabelece como uma empresa de elevado valor agregado, aumentando a credibilidade. Também abre portas para investimentos externos, por meio da venda de crédito de carbono.

Outra vantagem é de contribuir com o bem-estar da cidade onde a empresa está localizada. Os colaboradores se sentem mais motivados, por participarem de uma empresa com consciência ambiental. E os clientes tendem a dar preferência para empresas sustentáveis.

Leia mais sobre economia sustentável em nosso post.

 

Como ter emissão de Carbono Zero

Para uma empresa ter emissão de carbono zero é preciso passar por uma coleta de dados sobre suas atividades. Através deste relatório descritivo é possível calcular a pegada de carbono, isto é, o quanto cada atividade gera de emissão de gases.

A partir destas informações, a empresa saberá a equivalência média de carbono que emite. Desta forma, a empresa pode rever suas ações, verificando quais os pontos podem ser alterados. É uma forma de olhar para a empresa e identificar áreas que podem ser mudadas para diminuir o impacto ambiental.

Esse processo de auto-conhecimento é essencial para compreender o quanto de emissões de gases de efeito estufa libera para atmosfera. Além das mudanças na empresa, será possível quantificar quais emissões continuarão acontecendo. Enfim, escolher uma forma de compensar esta emissão de carbono.

A compensação pode ser feita através de investimentos em projetos sustentáveis. Incluindo ONGs que desenvolvem projetos sócio-ambientais. 

Programa Frete Neutro

O Programa Frete Neutro é um bom exemplo de como ter emissão de carbono zero. Através do programa, é possível compensar as emissões de carbono provenientes da logística e mobilidade das empresas. Por exemplo, as entregas para os clientes.

É um programa focado na compensação de carbono do Setor de Transporte. É um dos setores que mais emitem gases de efeito estufa. A Papel Semente participa do Programa Frete Neutro, sendo uma empresa Carbono Neutro.

Saiba mais em nosso post Frete Neutro – Como funciona o novo tipo de entrega da Papel Semente.

Frete Neutro - Como funciona o novo tipo de entrega da Papel Semente
Frete Neutro – Como funciona o novo tipo de entrega da Papel Semente. Canva

 

Conheça a Papel Semente

No mercado há 11 anos, a Papel Semente surgiu oferecendo um produto inovador e sustentável. Uma reposta para a pergunta: pode o papel deixar de ir para o lixo e ainda ser útil no final de sua vida? Pode! A resposta da Papel Semente veio em forma de papel 100% biodegradável com sementes em sua composição.

Desta forma, o papel semente além de não causar impactos ambientais, pode gerar uma nova vida no final do ciclo. Na Papel Semente oferecemos 12 opções de sementes para escolher, tem hortaliça, flores e até tempero. Desta forma, o seu cartão de visitas pode virar uma plantação de pimenta ou uma horta de rúcula.

Inclusive, o processo de produção do papel plantável é realizado de forma semi-artesanal. E permite diversas formas, podendo ser usado para cartões de visita, etiquetas até embalagens ecológicas. Os papéis são reciclados a partir de restos de aparas. É isso mesmo, estes restos são coletados por catadores da ONG Guardiões do Mar.

Todos estes detalhes fazem da Papel Semente uma empresa B, que tem levado seu produto para além do Brasil.

Clique aqui e conheça os nossos produtos em nossa loja on-line.

Empresa B

Empresas do Sistema B recebem uma certificação que reconhece companhias sustentáveis. As organizações com esse selo são preocupadas com um futuro mais ecológico, e promovem ações socioambientais em prol de um mundo melhor, com respeito à natureza e bons impactos para a sociedade.

Veja mais sobre o que é uma empresa do sistema B e entenda sobre esse importante certificado do qual a Papel Semente tem tanto orgulho de obter. Confira nosso post sobre Sustentabilidade Empresarial.

Gere vida, ao invés de lixo. ♻💡

 

 

Clique aqui e entre em contato com nossa equipe para saber mais

 

Agora que você já sabe mais sobre Frete Neutro e como a Papel Semente emite zero carbono em suas entregas, inscreva-se no nosso canal do Youtube e confira como funciona nosso trabalho. Acesse ou dê play abaixo para saber mais sobre como se reinventar com embalagens e uma comunicação mais verde:

 

Leia mais

4 comentários em “Carbono Zero – O que é? Qual a importância?”

  1. Pingback: Crachá para Eventos – 7 Modelos Sustentáveis - Papel Semente

  2. Pingback: Economia Sustentável - Saiba Tudo Sobre Esse Conceito

  3. Pingback: Como implantar a sustentabilidade na empresa? Faça em 7 passos

  4. Pingback: Atividade para o Dia do Meio Ambiente - 7 dicas de atividades ecológicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top