Você já imaginou picar o papel que você não usa mais, plantar em um vaso e ganhar uma muda de flores, manjericão ou até rúcula em sua casa? Saiba o que é o papel que vira planta
O costume de guardar os papéis que não são mais usados para reciclar já existe há tempos e ganha cada vez mais força. Há alguns anos, a ideia de produzir o papel reciclado com fibras e sementes de plantas em sua composição ganha espaço no mercado em forma em convites, cartões, envelopes, sacolas para grandes empresas. O diferencial é que o papel pode ser picado, plantado e em algumas semanas vira mudas de ervas ou vegetais, como margarida, clarquia, manjericão, tomate, cravinho e até rúcula.
Como surgiu a Papel Semente?
A ideia inovadora veio da Inglaterra, quando Paulo e Andrea Carvalho viram uma carta da marca Honda em Papel Semente. O casal fundador da Papel Semente trouxe ao Brasil as técnicas para fazer papel reciclado artesanal com sementes que depois de usado pode ser plantado ao invés de ir para o lixo. Hoje, a Papel Semente é a única empresa do meio que possui o Selo Verde, do instituto Chico Mendes, além de várias certificações internacionais como a Certificação de empresas B.
Como funciona o processo do Papel que vira planta ?
Atualmente, a fábrica fica na região de Guaxindiba, em São Gonçalo, e tem mais de 30 funcionários, a maioria são moradores da região e fizeram capacitação especial para atuar na empresa. A Papel Semente é uma empresa que acredita e aposta na sustentabilidade. Os produtos são feitos a partir de restos de papéis coletados por cooperativas de catadores de material reciclável da região, a principal delas é faz parte da ONG Guardiões do Mar. Essa parceria auxilia na limpeza e preservação do ecossistema do Rio de Janeiro e ainda gera renda para moradores da região.
O Papel Semente é um papel ecológico, reciclado e artesanal que pode ser plantado por levar sementes em sua composição. A ideia é transformar lixo em vida. Ao invés de jogar fora o papel você pode plantar para colher belas plantas.
Como é a gramatura e formato do papel?
No processo de produção, o papel que vira planta, o Papel Semente, fica pronto no formato 2B, que equivale a 8 folhas A4. E depois, ele é cortado nos formatos encomendados. Ele pode ser impresso em jato de tinta, policromia. A gramatura do Papel Semente varia por ser um produto artesanal, indo de 180 a 320g em Off White, com média de 250gs.
Quais sementes podem ser plantadas?
As melhores sementes para plantar são: O Cravinho Francês (flor), Clarquia (flor), Margarida (flor), Rúcula, Agrião, Mostarda, Almeirão, Salsinha, Manjericão, Tomate e Cenoura.
Tente plantar o seu Papel Semente em até 9 meses para garantir uma ótima germinação das plantas. A ideia da empresa é contribuir sempre com a construção de uma sociedade mais justa e consciente de suas responsabilidades ambientais e sociais.
Gostou da ideia e já sabe o que é o papel que vira planta?
Peça seu Orçamento no Formulário Abaixo:
Leia Mais:
10 Plantas Medicinais Super Fáceis De Manter Dentro De Casa
20 Cantinhos Lindos De Casas Para Inspirar Ambientes Mais Verdes
23 comentários em “Papel que vira planta: descubra o que é papel semente”
Boa tarde! Gostei muito de desejo saber mais informações.
Aguardo retorno o mais breve
Olá Daniela,
Tudo bem ?
Iremos te mandar email 🙂
Obrigado
Gostaria de receber mais informações…
Vamos te mandar mais infos por email 😀
Bom dia
Gostaria de mais informações sobre papel semente, gostei desse trabalho.
Att
Silvana
Olá Silvana,
Será um prazer te atender 😀
Nos envie seu contato de email e e telefone que entraremos em contato
Abraços
Gostaria de receber mais informações para fazer um trabalho do Meio-Ambiente
Olá Larissa. Obrigado pelo interesse. Vamos te enviar mais infos por email.
Boa Trade, sou aluna do Senac de Curitiba e estou fazendo um trabalho sobre coisas inovadoras que ajudam o meio ambiente, e o Papel Planta me chamou muita atenção. Gostaria de mas informações de como é feito para tentar reproduzir pois preciso de amostras para apresentar o trabalho. Se puderem me retornar agradeço. Parabéns pela iniciativa e suceso! ;D
Obrigado Estafani,
Que bom que você gostou. Aqui no blog temos vários artigos explicando como fazemos o Papel Semente entre outras infos sobre a nossa empresa. Vamos te escrever emails e nos comunicamos por lá, ok
obrigado
Gostei muito da ideia.
Gostaria de saber mais sobre o assunto!
Aguardo retorno.
Att,
Jussara Martins
Que bom Jussara! Entraremos em contato contigo por email 😀
Quero mais informações sobre valores.
Olá Paula,
vamos te responder por email. obrigado
NOVIDADE: agora você pode escolher e criar a sua arte no nosso site. Crie o seu convite e compre online de maneira rápida, simples e econômica – tudo em poucos cliques 😀
https://papelsemente.com.br/produtos-categorias/crie-seu-modelo/
Gostaria de um orçamento como faco para encomendar os papeis
Olá Barbara,
vamos te escrever por email.
Obrigado,
abraços
Boa tarde,
Gostaria de saber mais informações do Papel semente, estou trabalhando em um projeto em escolas sobre reciclagem e gostaria de reproduzir essa ideia do Papel semente, gostaria de saber mais informações de como é feito. Se pudessem me retornam eu agradeço.
Olá Amélia, tudo bem?
Temos vários posts aqui no blog e também vídeos no nosso canal do youtube que inclusive mostram o nosso processo de produção 😀
Pingback: Papel Artesanal - Conheça Esse Papel Reciclado e Plantável
Pingback: Como Funciona o Papel Semente? Esclarecemos as Dúvidas + Comuns ;)
Pingback: Papelaria Artesanal Online - Conheça a Papel Semente
Pingback: Consumo Consciente do Lixo - Dicas que Fazem a Diferença
Pingback: O Que é Um Produto Artesanal? Processos e Importância