Sustentabilidade empresarial é um conceito que vem mudando a realidade de muitas empresas ao redor do mundo. Veja neste post seis dicas de quais práticas implantar nos seus hábitos e no seu trabalho!
Conceito
O termo “Sustentabilidade empresarial” é uma vertente do Desenvolvimento sustentável, conceito estipulado pela UNESCO nos anos 70, mas foi só na década de 90 que as organizações começaram a aderir. Dessa forma, se trata de um conjunto de ações responsáveis e criativas para gerar um impacto positivo em determinado setor.
São uma série de valores e aplicações que devem respeitar o meio ambiente e a sociedade, e mais que isso, devem ampliar sua visão de desenvolvimento sustentável e estimular práticas educativas tanto na empresa, quanto na comunidade em torno para diminuir o impacto ambiental causado.
Assim, foi criado o termo Triple Bottom Line (TBL), Tripé da Sustentabilidade, que integra valores e resultados de uma empresa medida em ações sociais, ambientais e econômicas. Hoje em dia, ainda são poucas as empresas que praticam ações ecológicas a fim de melhorar o desempenho da firma.
Índice de Sustentabilidade Empresarial
No Brasil, a bolsa de valores oficial do país é quem determina quais são as empresas com práticas sustentáveis, porque analisam e calculam o Índice de Sustentabilidade Empresarial (IES). Além disso, a sustentabilidade corporativa envolve desde ações individuais até suas práticas e consequências coletivas.
Outro certificado que garante a responsabilidade ambiental de uma empresa é o sistema B, que atesta organizações que trabalham com objetivos de solucionar problemas ambientais. Entretanto, é importante ressaltar que uma empresa sustentável promove mais do que um marketing ecológico, ela promove ações e engajamento entre funcionários e colaboradores com efeitos a longo prazo.
Clique aqui para saber como funciona o ranking IES segundo reportagem do portal Ideia Sustentável. A Papel Semente entende que produzir produtos sustentáveis e estimular o consumo consciente é uma necessidade. Por isso também pensamos em dicas com primeiros passos para ajudar sua empresa e mudar sua rotina de trabalho.
Aplicações
1- Ambiente funcional
Manter uma empresa não é tarefa fácil, dependendo do tamanho é até necessários setores para melhor organização. Mesmo assim, para um ambiente ser sustentável, cada pessoa deve fazer sua parte. Assim, pequenas ações como reaproveitar papéis usados e trocar descartáveis por canecas já faz diferença.
Normalmente uma equipe de limpeza é contratada para manter o ambiente em ordem, entretanto é fundamental a empresa se atentar pela limpeza dos seus espaços e da comunidade a sua volta. Além disso, vale aproveitar a luz natural do ambiente, e a circulação do ar para diminuir o consumo de energia e manter a funcionalidade do local.
2- Bons relacionamentos
Os recursos humanos de uma empresa vão além das contratações e avaliações profissionais, pois eles devem estabelecer um bom relacionamento entre os membros de uma equipe.
Dessa forma, os proprietários e gerentes devem tratar com educação e respeito todos os seus colaboradores, devem estimular o convívio social entre sua comunidade e promover debates e encontros para ouvir e integrar os profissionais dentro de uma sustentabilidade empresarial.
3- Projetos ambientais
Quando uma empresa se instala em uma região, ela impacta a vida de quem vive ao seu redor. Sendo assim, é de suma importância envolver o bairro que te acolheu para promover ações sociais e ambientais.
Essas medidas não são obrigações determinadas por lei, porém são atitudes solidárias que aumentam a credibilidade de uma companhia. Portanto, também são ótimas maneiras de envolver os funcionários em atividades locais e criar identidade com a população.
4- Buscar parcerias certificadas
Em um mundo cada vez mais globalizado, as parcerias têm sido bem aproveitadas entre empresários de sucesso. Por isso, escolha empresas que tenham referências sustentáveis para trabalhar ou representar sua organização.
Uma ótima maneira de se integrar nesse mundo, é encontrando exemplos e se aliando com os princípios de outras instituições. Aprender por meio de workshops e oficinas podem ser uma oportunidade, o importante é fomentar essa discussão dentro e fora do ambiente de trabalho.
5- Ser transparente
Por lei, as empresas não são obrigadas a compartilhar toda a sua receita. Fora as transações, muitas empresas procuram esconder algumas informações, até mesmo por segurança.
Porém, o quão mais transparente uma organização é compartilhando seu funcionamento, maior é o reconhecimento da população. Isso melhora a imagem e aproxima da sustentabilidade empresarial, valores cada vez mais exigidos e reconhecidos pela sociedade. Além disso, conhecer a matéria-prima de produtos e serviços para causar boas impressões socialmente e ambientalmente.
6- Cultura sustentável
As empresas devem se comprometer no dia a dia para adotar práticas de preservação do meio ambiente. Dessa forma, reduzir o impacto negativo e ter um sistema de gestão que estipule metas. Ainda que não seja da cultura empresarial de um setor, é muito importante dar o primeiro passo e comunicar que uma nova fase.
Para isso, também é legal alinhar uma comunicação interna que fale em qualidade de vida e estimule recursos naturais, tanto para pequenas quanto grandes organizações. O reflexo de medidas sustentáveis nas empresas podem ser sentidos rapidamente, com a melhora do convívio e economia de gastos.
Vale ressaltar que uma empresa sustentável compreende todos esses aspectos humanos citados, porém não dispensa medidas ecológicas como reciclagem de lixo e redução de energia por exemplo.
Além disso, fazer marketing e publicidade sustentáveis podem ajudar a criar uma cultura verde na organização. Dessa forma, também é importante um planejamento de negócio voltado para temas ecológicos e criação de uma campanha publicitária sustentável.
Pensando nisso, que tal investir na produção de um material ecológico para sua corporação? Na Papel Semente produzimos embalagens, cartão de visita, entre outros produtos feitos a partir de recicláveis. Além disso, colocamos sementes de hortaliça e flores na composição do papel que você mesmo pode plantar.
Peça um orçamento de produtos personalizados em Papel Semente clicando aqui
Você também pode conhecer nosso trabalho pela loja online e nos seguir nas redes sociais!
36 comentários em “Sustentabilidade empresarial – do conceito à aplicação”
Pingback: 5 ideias de empreendedorismo sustentável para se inspirar
Pingback: 7 Produtos Sustentáveis Inovadores para Conhecer
Pingback: Ideias Criativas para Implantar na Empresa com Foco Sustentável
Pingback: Confira a matéria da Papel Semente no JN, noticiário da Globo
Pingback: 7 Benefícios da Rúcula Que Vão Fazer Você Querer Cultivar em Casa
Pingback: Como Plantar Papel Semente - Vídeo Com Passo a Passo Simples
Pingback: 5 Ideias de Cartões Ecológicos Redondos em Papel Semente
Pingback: Sucos de Hortaliças e Ervas - 6 Receitas Saudáveis | Papel Semente
Pingback: O Que é Consumo Consciente? Guia Prático para Entender
Pingback: Papel Artesanal - Conheça Esse Papel Reciclado e Plantável
Pingback: Como Encantar Clientes? Estratégias, Dicas e Ideias Criativas
Pingback: Atividades Sobre Consumo Consciente Educativas - 10 Ideias Incríveis
Pingback: O Que é Slow Fashion? Um Guia Rápido e Explicativo
Pingback: Brindes Para Fidelizar Clientes - 7 Ideias Incriveis - Papel Semente
Pingback: Como Surgiu o Papel Semente? Conheça Essa História Pioneira
Pingback: Como Imprimir em Papel Semente? - Dicas e Cuidados
Pingback: Convite Artesanal - Conheça 4 Opções Sustentáveis da Papel Semente
Pingback: Responsabilidade Social Empresarial - O Que É? Como Implementar?
Pingback: Atitudes que Encantam o Cliente - 5 Dicas para Fidelizar - Papel Semente
Pingback: 15 Produtos Ecologicamente Corretos Para Conhecer e Comprar
Pingback: O Que é Um Produto Artesanal? Processos e Importância
Pingback: Os produtos em Papel Semente mais pedidos do 1º semestre
Pingback: Ideias de Panfletos - Confira 5 Modelos Criativos e Sustentáveis
Pingback: Best for the World - Papel Semente é eleita uma das melhores empresas
Pingback: Economia Circular da Papel Semente - Muito Mais Que Uma Folha
Pingback: Embalagens Sustentáveis para Cosméticos - 5 Ideias Ecológicas
Pingback: Convite de Casamento Diferente - 12 Modelos Que Podem Ser Plantados
Pingback: Marcas Slow Fashion - 12 Para Conhecer e Considerar
Pingback: Tag Personalizada para Bijuterias - 9 Modelos Ecológicos - Papel Semente
Pingback: Carbono Zero - Saiba o Que é e Qual a Importância
Pingback: Empresas Sustentáveis do Brasil - 9 que Fazem a Diferença
Pingback: Natal Consciente - 10 Dicas Para Ser Mais Sustentável
Pingback: Consumo Consciente do Lixo - Dicas que Fazem a Diferença
Pingback: Como Fazer Embalagens Ecológicas - 7 Modelos Para Inovar
Pingback: Cartão de Natal Ecológico - Conheça os 6 Modelos da Papel Semente
Pingback: Onde Comprar Papel Semente? - Compre Direto da Fábrica